Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

APENAS TRÊS HOMENS ANDARAM SOBRE ÁGUAS...

Três homens andaram sobre as águas em toda a história da Humanidade:




O primeiro foi Jesus Cristo.





O segundo foi Pedro.



...



...




O terceiro foi Claudinei.



...



...




ÉÉÉÉÉ !!! Isso mesmo C-L-A-U-D-I-N-E-I !!!





Claudinei ???



...



Quem é Claudinei ???



...




O cara da foto abaixo !!!





He he he he . . .










Não anda não pra ele ver , rsrsrsrsrsrs

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Getulio Avelar >>> Figura sensacional !!!




Hoje pela manhã tive o prazer de conhecer pessoalmente uma figura encantadora, que até então só conhecia pelo meio virtual, através de comunidades do Orkut: Getulio Avelar que no auge da melhor idade dedica parte do seu tempo entre a boa leitura, seus afazeres em sua oficina tipo "professor Pardal", com uma vitalidade invejável, feito um menino superativo que a todo instante se dedica a fazer o bem ao próximo. Não bastasse a lição de vida que "Seu Getulio" tem pra mostrar, ele dedica seu tempo para escrever suas histórias e lançar seus livros que revelam alguns segredos, fatos que tem lhe rendido algumas homenagens e reconhecimentos pela sua trajetória de vida.
(click na foto para amplia-la)

E para os amantes da boa leitura eis aqui um futuro "Best sellers" que tive a honra de receber autografado:


(click na imagem para amplia-la)

Aqueles que desejarem adquirir "Lembranças" e "Lembranças 2", basta procurar a banca de Jornal no interior da Rodoviária, que tem exemplares a sua disposição.
Para aqueles que não se lembram do caso do Policial Civil, lotado na 110ª D.P em Teresópolis, que foi salvo por um Policial Militar do Rio de Janeiro após errar o caminho para onde iria foi capturado por meliantes, trancado no porta malas de seu Veículo por bandidos da favela do Cajú que provavelmente iriam execura-lo.

Pois bem, o Policial Militar que tornou-se Herói, sendo indicado pelo ex-comandante do seu Batalhão para receber medalhas e promoções devido ao seu ato de bravura, agora é candidato a Deputado Federal !!! Não custa apresenta-lo aos Teresopolitanos e divulgar seu Site: www.relatosdeumpm.com.br

(click na foto para amplia-la)

domingo, 29 de agosto de 2010

Farra de Cargos e Gratificações na PMT

(Click com o mouse sobre a foto para amplia-la)

Vejam a Relação dos agraciados !!! (Click com o mouse sobre a foto para amplia-la)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Responda a Enquete ao lado !!!

Qual famosa exibe o melhor corpo nas areias cariocas? Vote!!!

É inverno, mas a temperatura dos últimos dias arrastou muitas estrelas para as praias do Rio. Surfistas, esportistas ou simplesmente com o corpo em dia, todas arrumaram uma brecha na agenda corrida para atualizar o bronzeado.

Confira fotos de dez famosas que adoram uma praia e vote: QUAL FAMOSA EXIBE O MELHOR CORPO NAS AREIAS CARIOCAS?

Carolina Dickmann, a Diana de "Passione", vai à praia sempre que tem uma folguinha nas gravações. Sozinha ou acompanhada da família e dos amigos, a atriz normalmente pode ser encontrada nas praias da Barra, da Reserva ou da Macumba, sempre no Rio.


LETÍCIA BIRKHEUER, a atriz e modelo, que recentemente se lançou como empresária de moda e lançou uma linha de roupas, é sempre clicada tomando um banho de mar ou correndo na orla do Rio. Há menos de um mês ela foi flagrada aos beijos na praia de Saint-Tropez, na França, ao lado do novo namorado, Marcos Faria.


DANIELE SUZUKI, atriz e apresentadora do programa "Pé no Chão", do canal Multishow, tem se dedicado bastante a uma nova paixão: o surfe. Ela gosta de pegar onda nas praias do Recreio dos Bandeirantes e Macumba.


FERNANDA PAES LEME. a atriz, que recentemente esteve em cartaz como a peça "Dona Flor e Seus Dois Maridos", é habitué das areias do Leblon e da Barra.

GIOVANNA EWBANK, a Sueli de “Escrito nas Estrelas” e mulher de Bruno Gagliasso mantém o corpão em dia com aulas de boxe. "Eu estava usando 38 e agora minhas roupas estão todas largas! Passei para o 34 e ainda nem tive tempo de renovar o guarda-roupa", contou ela nessa quinta-feira (26).


THAILA AYALA, a atriz de "TiTiTi" está sempre nas areias das praias da Macumba e Reserva com o namorado, Paulinho Vilhena. Skatista iniciante, ela pratica as manobras na orla da Barra.


PRISCILLA FANTIN, com o fim da novela "Tempos Modernos" a atriz tem tido mais tempo para se dedicar aos esportes que pratica na praia: futevôlei, corrida e surfe. Ela é sempre fotografada ao lado dos amigos nas areias no Leblon.

ANA PAULA TABALIPA, atualmente na novela “Ribeirão do Tempo”, a atriz gosta de ir às praias da Barra da Tijuca e da Reserva andar de skate e se bronzear. Vale lembrar que Ana já é mãe de três filhos...

CYNTHIA HOWLETT, a apresentadora do programa “Alternativa Saúde” sempre está nas areias cariocas com o marido, Eduardo Moscovis, e a filha, Manuela. Adepta de esportes radicais e ioga, frequentemente também vai à praia para nadar no mar ou correr.

FERNANDA VASCONCELLOS, a atriz, que esteve em "Tempos Modernos", última novela das 19 horas da Globo, está sempre nas areias da Barra e da praia da Reserva com o namorado, Henri Castelli.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Deputada Solange Amaral diz por que é candidata:



Humildemente presto minha homenagem a esta, que é sem dúvida alguma, é um dos exemplos cada vez mais raros de como se faz política com dignidade, prestando contas do mandato ao povo que a elegeu, "sem sujar as mãos" e com propostas viáveis !!!

Deputados pedem à Procuradoria para apurar suposta quebra de sigilo

Parlamentares entregaram nesta quinta requerimento a subprocurador.
Receita apura quebra de sigilo de integrantes do PSDB, que acusa o PT.

Deputados de partidos de oposição querem a abertura de um inquérito civil público para investigar a suposta quebra de sigilo de integrantes do PSDB por servidores da Receita Federal.

O requerimento é assinado por Raul Jungmann (PPS-PE), João Almeida (PSDB-BA), Cássio Taniguchi (DEM-PR) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Eles reivindicam ainda que seja designado um procurador da República para acompanhar o processo administrativo interno aberto pela Receita para apurar o caso. Na tarde desta quinta (26), eles entregaram ao subprocurador do Ministério Público Federal Eugênio Aragão, em Brasília, um requerimento no qual solicitam a apuração da origem da quebra de sigilo e da eventual prática de improbidade administrativa dos envolvidos.

O subprocurador Eugênio Aragão disse que repassará o pedido para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que está em viagem. Se for aberta investigação, ela correrá no estado onde houve a violação, afirmou.

Segundo Jungmann, o interesse da oposição é cobrar e punir os responsáveis. “Este é um fato negativo para a República e para todo o país. Não tem que haver exploração política, tem que cobrar os responsáveis e punir. Porque neste clima de terror, o que nos aguarda no futuro? Nós vivemos no país dos ‘caseiros Francenildos’. Quem está do lado do governo, da candidata do governo, tem direitos. Quem não está, é exposto a ter o seu sigilo quebrado, violado. Qualquer brasileiro pode ter o seu sigilo violado”, afirmou.

O deputado fez referência ao caso do caseiro Francenildo Costa que, em 2006, teve o sigilo bancário violado depois de afirmar na CPI dos Bingos que o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, frequentava uma casa em Brasília usada por lobistas, enquanto Palocci sempre negava a versão.

O deputado também criticou o presidente do PT, José Eduardo Dutra, que anunciou nesta quinta que a legenda vai processar o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, por ter ligado o nome da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, à quebra de sigilo de Eduardo Jorge.

“A levar ao pé da letra o argumento, o Dutra vai dar um tiro na cabeça. O Dutra tem a desfaçatez de ver que tem um crime sendo cometido contra as oposições e ele acusa a vítima. É muito cinismo do Dutra. É falta de vergonha na cara e falta de argumentação".

O caso


Funcionários da Receita teriam violado o sigilo fiscal do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge, e de outras três pessoas ligadas ao partido.

Nesta quinta, em São Paulo, o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, acusou o PT e se disse vítima de uma “permanente guerra de baixaria”.

Vazamento de dados é ‘bisbilhotice’ e ‘golpe baixo’, diz ministro do STF.

Mais de 500 deputados federais representam uma multidão de eleitores

No dia 3 de outubro, 135.804.433 eleitores vão escolher -- entre 6.048 candidatos -- os 513 que vão ocupar cadeiras na Câmara Federal.


O voto no Brasil é obrigatório para todos os alfabetizados que tenham entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, para maiores de 16 menores de 18 anos e também para aqueles que passaram a barreira dos 70. Para a primeira legislatura em nosso país, eleita em 1826, os escravos, os pobres e as mulheres não podiam votar, direito que elas conquistaram em 1934 — um avanço se considerarmos que as suíças somente depositaram seu primeiro voto na urna em 1971.

Humorista — mas também um brasileiro dos mais sérios — Millôr Fernandes disse certa vez que o Brasil é um país condenado à esperança. Há muito o jornalista Ricardo Boechat deixou o bonde dos crédulos e prega o fim do voto obrigatório, desgostoso que está com nossa classe política. Ele prefere pagar a multa de R$ 7 e alguns centavos a ser obrigado a participar do processo. Por essa peraltice, eleitores ficam temporariamente proibidos de participar de concursos públicos, de obter empréstimo de órgão oficial e praticar qualquer ato que exija esse tipo de quitação. Uma vez paga a multa, Boechat consegue renovar a carteira de identidade e obter passaporte para viajar com sua numerosa e querida família. A falta em três turnos consecutivos de eleições sem justificativa — informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — pode resultar no cancelamento do título eleitoral.

No dia 3 de outubro, 135.804.433 eleitores vão escolher — entre 6.048 candidatos — os 513 que vão ocupar cadeiras na Câmara Federal. São 1.275 candidatos paulistas, 928 fluminenses, 633 mineiros e 279 baianos. Segundo a Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993, 513 é o número limite de deputados não importando o tamanho do eleitorado. A distribuição dos cargos — proporcional ao tamanho do eleitorado em cada um dos estados — é calculada pelo tribunal com base em dados estatísticos fornecidos pelo IBGE. Feitas as contas, o TSE informa aos tribunais regionais o número de vagas disponíveis em cada um dos estados.

Os efeitos da Ficha Limpa e do voto útil

Essa “proporcionalidade” permite certas incorreções. Estado mais populoso do Brasil, São Paulo elegerá 70 deputados federais. Em Minas, 53 serão eleitos, 46 no Rio de Janeiro e na Bahia serão 39. Já Roraima, com oito representantes na Câmara, tem um deputado para cada 51 mil habitantes. São Paulo tem um parlamentar para cada 585 mil. São aberrações a serem corrigidas.

Para sorte do eleitor, estão de fora da disputa 155 políticos — ou ex-políticos — defenestrados da vida pública por força de mais de dois milhões de brasileiros que impuseram à classe política a aprovação — ainda que a contragosto — da lei Ficha Limpa. Os que ficaram de fora são acusados de crimes como agressão, sequestro, sonegação fiscal, corrupção ativa ou passiva, falsidade ideológica, escravidão, lavagem de dinheiro, estelionato, peculato, apropriação indébita, formação de quadrilha, improbidade administrativa e a participação em escândalos como o das ambulâncias, sanguessugas, o mensalão, mensalinho, CPI dos Correios, além de outras doze modalidades criminosas quase que impublicáveis.

Para esta 54ª legislatura, os deputados federais terão como atribuições o direito ou dever de instaurar processos contra o presidente, o vice e os ministros de Estado, elaborar leis e fiscalizar programas de Governo, contas públicas e orçamentos, entre outras prerrogativas.

Eleitores preocupados com a relação candidato/vaga em alguns estados — de 20,1 no Rio de Janeiro e 18,2 em São Paulo, por exemplo — pregam o voto útil. Amanda Pinheiro, jornalista do Canal Futura, acha que o eleitor precisa fazer sua escolha de forma racional. “Os candidatos usam a razão no jogo político apesar de se esmerarem em nos convencer pela emoção. O voto útil pode não ser o melhor uma vez que não escolhemos, necessariamente, o candidato que queremos realmente eleger. Mas se faz necessário para fazer valer nossa vontade de não ver eleito alguém que não gostaríamos que nos representasse”, conclui.
(Por Claudio Carneiro)

Bateria da Beija-Flor de Nilópolis, confirmada para a feijoada da Liga das Escolas de Samba de Teresópolis

A programação da feijoada da LEST será variada, muito samba, pagode e energia ao som da bateria da Beija-Flor de Nilópolis, uma das convidadas especial da edição de setembro da feijoada da LEST. Na pauta o evento terá ainda, o ritmo do grupo Lucas de Moraes e banda.

SERVIÇO:
Feijoada da Liga das Escolas de Samba de Teresópolis
Domingo, 26/09/2010 das 12h às 17h
Participações: Lucas de Moraes, Bateria da Beija Flor de Nilópolis
Local: Casa de Festa Inesquecível
Convite: R$ 10,00
Classificação Etária: Livre

(acesse nosso blog - http://lest-tere.blogspot.com)

Gaviões da Colina promove ação saúde com serviços gratuitos

A campeã do grupo de acesso do Carnaval 2010 estará realizando o seu segundo projeto fora da passarela do samba, depois da reforma da quadra de esportes da comunidade da Beira Linha, a Diretoria Executiva da Gaviões da Colina, trás para a comunidade a Ação Saúde, com objetivo de levar atendimento em: aplicação de flúor, aferição da pressão arterial, medicação de glicemia, distribuição de preservativos e muitos mais aos moradores da Beira Linha e bairros vizinhos.

A Ação Saúde está marcada para o próximo dia 29 de agosto, domingo, com atendimentos gratuitos das 8h às 12h, na Praça Francisco G. Silva (Boca do Túnel), ao lado da Igreja Ceifa.

A criançada também poderá participar da Ação Saúde, alem de contar com a recreação infantil programada pelos monitores da Gaviões da Colina.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Top 10 >>> Frases mais inacreditáveis de Lula.

Lula foi apontado pela revista Time como um dos líderes mais influentes do mundo.
“Nunca antes na história deste país”, um presidente brasileiro disse tantas frases inacreditáveis e que gerassem tantos comentários. A poucos meses do fim do segundo mandato de Lula, o Opinião e Notícia relembra algumas das sentenças mais ‘infelizes’ ditas por um dos líderes mais influentes do mundo, segundo a revista Time.

Várias delas já viraram jargão nas ruas, seja pela repetição na mídia ou pela frequência em que foram ditas pelo presidente Lula. Algumas das mais famosas são: “eu não sabia”, “Lá (nos EUA), ela é um tsunami; aqui, se ela chegar, vai chegar uma marolinha que não dá nem para esquiar” ou a mais famosa “nunca antes na história deste país”, falada sempre no início de um discurso de autopromoção.

EIS AS PÉROLAS . . .

1) “Há centenas de empregados à minha volta que nem sei o que estão fazendo.” (23 de setembro de 2007)

2) “No Brasil cresce o emprego, cresce a economia, crescem as exportações e importações, a única coisa que cai é o salário…digo…é a inflação.” Lula disse em 10 de agosto de 2006, antes das eleições presidenciais daquele ano, na última entrevista como candidato, no Jornal Nacional, da Rede Globo.

3) “Depende, todos eles são bons pizzaiolos.” O presidente falou em 15 de julho de 2009, se referindo aos senadores, quando questionado se a mistura pré-sal com CPI da Petrobras acabaria em pizza.

4) “Não será por falta de lealdade aos princípios que nos fizeram chegar à Presidência que não iremos cumprir. Se a gente não cumprir é porque teve fatores extraterrestres que não permitiram que nós cumpríssemos.” (31 de agosto de 2006)

5) “Certamente o embaixador russo recebeu a notícia. Certamente mandou para o presidente Putin. E certamente o Putin ficou meio ‘putin’ com o Brasil.” A frase, dita em março de 2007, se refere à reação do presidente russo, Wladimir Putin, diante da denúncia de que frigoríficos brasileiros estariam pagando suborno a autoridades russas para continuar exportando carne para o país.

6) “Alguém tem de trabalhar neste governo.” Lula disse em 30 de julho de 2003, justificando atraso de meio hora a uma sessão noturna de cinema no Palácio da Alvorada.

7) “Lá (nos EUA), a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai chegar uma marolinha que não dá nem para esquiar.” (4 de outubro de 2008)

8 ) “Eu não mudei ideologicamente. A vida é que muda. A cabeça tem esse formato justamente para as ideias poderem circular.” (27 de maio de 2003)

9) “Estou vendo daqui ‘cumpanheiros’ portadores de deficiência física. Estou vendo Arnaldo Godoy sentado, tentando me olhar, mas ele não pode porque é cego. Estou aqui à tua esquerda, viu, Arnaldo! Isso… agora você está olhando para mim.” A brincadeira de Lula aconteceu em 27 de junho de 2003, quando recebia uma delegação de deficientes.

10) “Quando Napoleão foi à China, ele cunhou uma frase que ficou famosa. Ele disse: ‘A China é um gigante adormecido que o dia que acordar, o mundo vai tremer.” As lembranças ‘históricas’ de Lula aconteceram em 30 de abril de 2003, na abertura do seminário Brasil-China: um salto necessário. ( Lembrando que Napoleão nunca foi à China.)

11) “Minha mãe não sabia fazer o ‘ó’ com o copo.” Lula falou em entrevista para o livro Lula, o filho do Brasil.

12) “Pelo bem ou pelo mal, não tem como o presidente da República dizer que não tem responsabilidade. Sabendo ou não, o presidente da República tem responsabilidade e tem que mandar apurar.” Lula disse em 7 de novembro de 2005, assumindo a culpa na crise que resultou nas CPIs.

13) “Foi Deus quem garantiu o segundo turno. Era preciso o segundo turno. Eu, no começo, fiquei chateado. Mas agora estou feliz. Porque no segundo turno é que a gente está podendo provar quem é quem.” Frase dita pelo presidente em 22 de outubro de 2006, após anunciar que haveria segundo turno entre ele e Alckmin.

14) “A crise neste país já levou o presidente Getúlio a se matar… Jânio desistiu por causa do inimigo oculto… Jango foi obrigado a renunciar… Não farei como Getúlio, Jânio ou João Goulart. O meu comportamento será o de JK: paciência, paciência, paciência”, afirmou Lula em 25 de agosto de 2005, reafirmando que não deixará o governo devido a crise política.

15) “O Palocci, que é médico, sabe que se reduzir a taxa de juros em 0,5 ponto, até minha bursite melhora.” (29 de outubro de 2002)

16) “Como o Brasil está na UTI, eu coloquei um médico para ser ministro da Fazenda.” Lula disse essa frase em 10 de dezembro de 2002 sobre o ministro da fazenda Antonio Palocci. Ele não imaginava que o ministro se envolveria no escândalo do Mensalão.

17) “Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum.” (17 de junho de 2009)

18) “Quem chega a Windhoek não parece que está na África. Poucas cidades no mundo são tão limpas, tão bonitas e têm um povo tão extraordinário como tem esta cidade.” Em 6 de novembro de 2003, enquanto Lula estava na capital da Namíbia, África.

19) “Daqui a alguns dias vou encontrar o meu amigo Bush e vou dizer a ele: ‘Bush, resolve aí o problema da crise, porque não vamos deixá-la atravessar o Atlântico e chegar ao Brasil.” Lula falou esta frase em 17 de setembro de 2007, em uma entrevista em Madri.

20) “Eu não quero saber se o João Castelo [prefeito de São Luís] é do PSDB, não quero saber se o outro é do PFL, não quero saber se é do PT, eu quero saber se o povo está na m… e eu quero tirar o povo da m… em que ele se encontra. Esse é o dado concreto”, disse o presidente Lula em discurso em São Luís, no Maranhão, em 10 de dezembro de 2009.

21) “O salário mínimo nunca será o ideal porque ele é mínimo.” (30 de janeiro de 2006)

22) “Gente branca, loira, de olhos azuis”, afirmou Lula apontando os culpados pela crise econômica em 26 de junho de 2009, ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que o visitava em Brasília.

23) “Muitos querem jogar a corrupção para dentro do Palácio do Planalto, mas eu estou aberto como coração de mãe.” Lula declarou em 17 de agosto de 2005 enquanto discursava na Bahia, no início do escândalo do Mensalão.

24) “Eu tenho medo de piscina… Imagina descer 1.400 metros de água, depois furar mais 3 mil metros de rocha, depois furar uma camada de 400 metros de sal e trazer petróleo! O buraco é tão fundo que qualquer dia a Petrobras vai trazer um japonesinho na broca.” Lula disse em 3 de setembro de 2008 sobre o pré-sal.

25) “A política é como uma boa cachaça: você toma a primeira dose e não tem como parar mais. Só quando termina a garrafa”, concluiu Lula em 2008, durante entrevista para o livro Lula, o filho do Brasil.

Fonte: “Nunca antes na história deste país”, de Marcelo Tas, Editora Panda Books.

Humoristas protestam no RJ contra lei que proíbe fazer piada com políticos

Passeata reuniu nomes do primeiro time do humor brasileiro.
Multidão caminhou e brincou da orla de Copacabana ao Leme.
Hélio de La Peña, Marcelo Madureira e Fábio Porchat comandam o protesto (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Humoristas protestam no RJ contra lei que proíbe fazer piada com políticos
Passeata reuniu nomes do primeiro time do humor brasileiro.
Multidão caminhou e brincou da orla de Copacabana ao Leme.

Hélio de La Peña, Marcelo Madureira e Fábio Porchat comandam o protesto (Foto: Bernardo Tabak/G1)Humoristas se reuniram na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na tarde de muito sol deste domingo (22), para tratar de um assunto sério. Eles foram protestar contra uma lei eleitoral que proíbe que sejam feitas sátiras com candidatos durante o período de campanha eleitoral. A manifestação, que foi organizada pelo grupo Comédia em Pé, teve a participação de grandes nomes do humor nacional, como Hélio de La Peña, Marcelo Madureira e Cláudio Manoel, do Casseta & Planeta, Danilo Gentili, do CQC, Sabrina Sato, do Pânico na TV, além de Sérgio Malandro, Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho e outros.

A lei eleitoral 9.504, de 1997, diz em seu texto, que é proibido a emissoras de TV ou de rádio “usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito”. A proibição vale tanto para a programação normal, como para os noticiários.

“É como se proibissem falar de futebol em época de Copa do Mundo”, comparou Mazzeo. “Essa lei é estapafúrdia e antidemocrática. E a democracia foi reconquistada no Brasil com muita luta. Muita gente morreu para que a gente vivesse em um país democrático”, enfatizou Lúcio Mauro Filho, um dos mais incisivos no discurso.

Para humorista, fazer humor hoje é mais difícil do que na ditadura
Marcelo Madureira, um dos fundadores do jornal Casseta Popular, que fazia sátiras de políticos em plena ditadura, disse que é mais difícil fazer humor hoje do que durante o regime militar. “Hoje a censura é pior porque não é explícita. Tanto políticos de direita, quanto de esquerda, usam o poder que têm para inibir emissoras de rádio e TV”, ressaltou. “Os políticos não querem ser expostos”, acrescenta Lúcio Mauro. “Hoje, existe um movimento anti-imprensa, antimídia. Uma lei anti-humor deixa o Brasil muito atrasado”, analisa Cláudio Manoel.

O protesto, que atraiu a atenção de centenas de pessoas, se concentrou em frente ao Hotel Copacabana Palace. Por volta das 16h, os humoristas, acompanhados de uma multidão, fizeram uma caminhada em direção à Praia do Leme, continuação da orla de Copacabana. Os manifestantes recolheram assinaturas contra a lei.

Marcelo Madureira, ao lado de Fábio Porchat, integrante do Grupo Comédia em Pé, comandaram a passeata. E durante o percurso ficou provado que, como manifestantes, eles são ótimos humoristas, pois muitos comediantes ficaram para trás, ainda na concentração. “Rubinho, Rubinho”, berrou Porchat ao megafone, acompanhado pela multidão, chamando pelos atrasados. Mais adiante, outro coro foi puxado: “Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos liberdade para os humoristas do Brasil!”.

“Essa lei não deveria nem existir”, afirmou Danilo Gentili. “Os políticos abriram a ‘porta dos desesperados’ errada, e agora os humoristas saíram atrás deles”, brincou Sérgio Malandro, referindo-se a um quadro do seu antigo programa. “Os humoristas não vieram aqui fazer piadas, mas sim para lutar por elas”, concluiu Lúcio Mauro Filho.

Ditadura disfarçada

Desde o escândalo do mensalão protagonizado por figurões do PT que a liberdade de expressão passou a correr risco no Brasil. O presidente Lula, que se fez a custa essa mesma imprensa que hoje condena, passou a responsabilizar jornais e jornalistas pelos fatos noticiados, como se o mega esquema de corrupção montado por José Dirceu e Marcos Valério tivesse nascido nas redações e não nos gabinetes luxuosos do Palácio do Planalto.

O risco fica mais evidente quando Lula abre a boca para soltar um monte de besteiras em defesa do ditador venezuelano Hugo Chávez, principalmente quando esse cassa emissoras de televisão e prende jornalistas. Essa admiração por Cháves é um aviso: jornalistas, cuidado, estamos de olho em vocês!

A primeira tentativa de controlar a imprensa feita pelo PT foi através daquela indecente proposta de criar um conselho federal. Agora inventaram umas conferências nas quais militantes da legenda e funcionários do governo se reuniriam para debater Comunicação, Direitos Humanos e Cultura, falando em nome de milhões de brasileiros.

Recentemente o presidente Lula recorreu à Justiça Eleitoral para que fosse retirado do site da CBN um artigo de Arnaldo Jabor que teve a coragem de dizer as verdades que Lula e seus companheiros não gostam de ouvir. Isso não foi outra coisa senão um atentado contra a liberdade de expressão.

A verdade é que essas conferências, ditas democráticas e voltadas para dar voz ao povo brasileiro, buscam uma forma de censura, remetendo o país aos anos de chumbo da ditadura militar. Então precisamos estar atentos e unidos para evitar essa postura. Ditadura, nunca mais. Nem de esquerda.




(por Elizeu Pires)

VEJA COMO SE COMPRA UM VOLKSWAGEN NA ALEMANHA

O vídeo acima mostra a grande diferença que ainda existe entre o Brasil e um País de 1º mundo, como é o caso da Alemanha. Temos muito a evoluir, mas um dia chegaremos lá . . .

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Serra, Dilma, Marina e Plínio sofrem de insensibilidade ambiental




Quatro principais candidatos à Presidência não ligam para questão ambiental !!!




São três os grupos de candidatos à Presidencia: pragmáticos, duvidosos e sem propostas.

A menos de dois meses das eleições presidenciais, nenhum dos quatro principias candidatos (Dilma, Serra, Marina e Plínio) expressam compreensão ou sequer apreço pelos graves problemas ambientais que o Brasil precisa enfrentar. Problemas, aliás, que extrapolam os limites da “questão ambiental” e dizem respeito mesmo ao coração do modelo de desenvolvimento brasileiro. Todos e todas nobres candidatas e candidatos, quando sem saída, optam pelas expressões idiomáticas pobres de conteúdo e ricas em possibilidade de virarem noticia.

De mudanças climáticas a uma política nacional de economia de energia, passando pelo desenvolvimento de uma plano global de utilização sustentável dos recursos hídricos (que seria uma precondição ao país que aspira a ser produtor mundial da commodity álcool combustível), tudo de importante para um prometo de Brasil é desconsiderado. De olho na campanha, limitam-se a discutir ações de curto prazo que não projetam qualquer futuro para esta nação de 190 milhões de pessoas. Pior para o Brasil (ou seja, nós).

No campeonato da insensibilidade ambiental, candidatas e candidatos podem ser divididos em três grupos. No bloco dos pragmáticos estão Dilma (PT-PMDB) e Serra (PSDB-DEM), preconizando uma impossibilidade física: crescimento econômico sem fim, embora (como Marina) afirmem ser possível compatibilizar respeito ambiental e desenvolvimento.

O segundo bloco é o de Marina (PV), que escapa de emitir posições claras. Diz, apenas, que, eleita, manterá as “conquistas” dos últimos 16 anos: câmbio fixo, independência do Banco Central e superávit fiscal, na linha dos famosos ambientalistas Pedro Malan, Armínio Fraga e Henrique Meirelles.

O último bloco é o dos sem proposta. Integrado por Plínio (PSOL), que segue a tradição ideológica da esquerda e se relaciona com o ecologismo da mesma forma utilitária e não estratégica como o faz a esquerda também no campo da comunicação e da cultura.



Dilma evita comentar os efeitos da eventual entrada em vigor da proposta de novo Código Florestal (elaborada por um deputado de sua atual base congressual). A ser aprovada na forma como tramita agora na Câmara, o novo Código provocaria o aumento exponencial das emissões de gases causadores das mudanças no clima. Sequer menciona a possibilidade de fazer um balanço de emissões de seus carros-chefes, o PAC, e seus megaprojetos impactantes do meio ambiente.



Serra, por sua vez, é enfático. Garantiu ao Jornal Nacional ser “muito ambientalista”, e mais nada diz a respeito. Em coral com Dilma e Marina, entoa o mantra de que “é possível conciliar desenvolvimento econômico com proteção ambiental”, mas sempre escapole de abordar temas centrais, como o zoneamento econômico ecológico de todo o território nacional e o apoio do Estado brasileiro aos maiores desmatadores.



Marina reitera figuras retóricas vazias de conteúdo como “desenvolvimento sustentável” (expressão com mais de 300 significados reconhecidos pela ONU) e faz uma campanha fashion. Segue os moderninhos ambientais que propõem uma “economia de baixo carbono”, mas esquece que a economia brasileira é intensiva no uso de combustíveis fósseis ricos em… carbono! Registre-se a coerência histórica de continuar a ser contra a energia atômica.



A vontade como franco atirador, Plínio aborda questões chaves do desenvolvimento nacional, como o limite da terra, mas não escapa dos limites ideológicos da sua matriz, esquerda tradicional, e passa longe de encarar questões como a matriz energética ou o papel do Brasil na arena internacional como eterna plataforma de exportação de commodities.

OK, a opinião de candidatos e candidatas é pouco clara, mas tudo bem: não é preciso ter pressa. Afinal, nosso planeta nos proverá infinitamente de recursos, não é mesmo?





(Por: Carlos Tautz - Opinião e Notícia)

Dilma tem documentos retirados de Tribunal



A candidata Dilma Rousseff (PT) na época em que foi presa na ditadura militar (Fonte: IstoÉ)








O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu retirar de circulação os documentos referentes à prisão da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) durante a ditadura militar (1964-85). O objetivo é prevenir um eventual uso político do material.

O processo está trancado desde março por ordem do próprio Ministro-Presidente do Tribunal, Carlos Alberto Marques Soares. Os documentos, com a devida autorização do presidente do tribunal, eram de livre acesso ao público.

Estão nos arquivos do STM mais de 116 mil processos, mas só os referentes a Dilma e “mais uns outros 50″ estão no cofre, segundo Carlos Alberto Marques.

O presidente disse que outra razão para que os documentos saiam de circulação é a restauração e digitalização dos processos. A ação pode demorar, já que a licitação para contratar um responsável para restaurar os arquivos ainda nem foi feita.

A assessoria da candidata do PT diz que ela “desconhece” a guarda dos documentos em um cofre.

domingo, 15 de agosto de 2010

Humor na política: censurado !!!

Lei muda como humoristas lidam com política e pode diminuir liberdade de expressão.



Os políticos não podem mais ser motivo de piada na TV. Programas humorísticos como “Custe o que Custar”(CQC)da Band, e “Casseta & Planeta Urgente!”, da TV Globo, não poderão usar candidatos, partidos e coligações para fazer o público rir. Pelo menos, durante o período eleitoral. A regra já existe desde 1997 (Lei 9504/97), mas punições propostas não aconteciam, como multas às emissoras de televisão, que podem chegar a R$ 106.410,00

A norma é mencionada pela resolução 23.191/09 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo válida para as eleições 2010. De acordo com o texto, é proibido “usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação, bem como produzir ou veicular programa com esse efeito”. A medida atinge diretamente os programas humorísticos.

Personalidades e artistas já se pronunciaram contra a medida e avaliaram a regra como uma maneira de limitar a liberdade de expressão. Ulisses Mattos, jornalista e humorista, que vai lançar o livro “Na Kombi”, homônimo de seu projeto no Twitter, disse ao Opinião e Notícia que a restrição afeta o direito das pessoas de se manifestarem sobre um tema: “Acho que não cabe a ninguém impor limites.
Os humoristas devem ter bom senso e testar os limites da sociedade. Quando errarem a mão e causarem danos, podem ser julgados e, eventualmente, punidos. O problema é já fazer a censura prévia.”

Para Mattos, o humor pode ser uma forma de fazer críticas e um meio de promover a consciência política do eleitorado. Ele defende que o papel de denúncia atribuído ao humor também fica comprometido com as restrições que devem ser seguidas pelas emissoras de televisão durante o período eleitoral: “Isso nunca aconteceria nos EUA, por exemplo, onde há liberdade para fazer humor de todas as formas, impiedosamente, até de formas que eu mesmo não faria.”

O jornalista e humorista Marcelo Tas, apresentador do programa CQC afirmou que ficou “assombrado com essa falta de liberdade”: “Fico envergonhado como cidadão”, confessa Tas em entrevista ao site Congresso em Foco.

Ele explicou que, para atender às exigências da Justiça Eleitoral, os cartunistas do programa de TV não estão trabalhando no material de campanha eleitoral. Além disso, o apresentador afirmou que o setor jurídico da Band está dando todo suporte para avaliar o conteúdo que será exibido.

Assim como eles, as piadas e as imitações no “Casseta e Planeta Urgente!”, da TV Globo, também sofreram adaptações. Devido à resolução, foram abolidas qualquer referência aos presidenciáveis e aos demais candidatos no programa.

A polêmica é um equívoco, diz TSE

O TSE apontou, porém, que não houve mudança significativa na legislação. “É um grande equívoco. A legislação não mudou e é a mesma desde 1997. Não existe lei nova e nem proibição. A única mudança foi a especificação do termo trucagem e montagem.” O órgão explicou que, para haver julgamento e multa das emissoras, é preciso que o candidato se sinta ofendido e peça a intervenção do TSE.

O incômodo gerado chegou às ruas. No Rio de Janeiro, acontecerá a “passeata pelo humor sem censura”, que deve ocorrer no próximo dia 22, às 15h na praia de Copacabana, segundo o Blog de La Peña, de Hélio de La Peña – um dos apresentadores do “Casseta e Planeta Urgente!”.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fichas Sujas têm R$ 4 milhões para gastar na campanha

Levantamento foi feito com o valor arrecadado por 100 candidatos impugnados com base na Lei da Ficha Limpa.

Candidatos considerados como Fichas Sujas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) conseguiram captar pelo menos R$ 4,05 milhões para suas campanhas. O dado foi levantado analisando as prestações parciais de contas de 100 concorrentes que tiveram as candidaturas impugnadas com base na Lei da Ficha Limpa.

Como ainda há casos baseados na nova lei a serem julgados no Estado de São Paulo, o montante de R$ 3,7 milhões pode ser maior.

Do total captado pelos Fichas Sujas, candidaturas ao governo e ao Senado foram as que conseguiram o maior volume de recursos. Em Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), que disputa a cadeira do Palácio República dos Palmares, angariou R$ 1 milhão para sua campanha.

No Distrito Federal, o ex-senador Joaquim Roriz (PSC), que também teve seu registro de candidatura barrado pela Lei da Ficha Limpa, conseguiu levantar R$ 778 mil para sua campanha ao governo. Na Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que disputa uma vaga no Senado, recebeu R$ 1,2 milhão.

Há ainda casos como o do candidato barrado a suplente de senador pelo Rio de Janeiro, José Bonifácio Novellino (PDT), que levantou R$ 750 mil na fase inicial da campanha. Ou o de Carlos Alberto Pereira (PDT), que em busca de uma cadeira na Câmara Federal conseguiu recolher R$ 311 mil para sua candidatura considerada como Ficha Suja pela Justiça Eleitoral.

Corda bamba

Até agora, todas as candidaturas barradas com base na Lei da Ficha Limpa foram julgadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s). Elas se mantém vivas através de recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O assunto, contudo, deve ultrapassar essa instância e ser ter sua conclusão somente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Enquanto as instâncias superiores da Justiça não derem uma palavra final sobre os Fichas Sujas, mesmo barrados pelos TRE’s, os candidatos podem seguir com suas campanhas. A doação, nestes casos, é feita por conta e risco dos colaboradores da campanha, uma vez que não há lei que determine a devolução de recursos no caso de uma impugnação definitiva das candidaturas incompatíveis com a Lei da Ficha Limpa.

domingo, 8 de agosto de 2010

Lula preocupado com prejuízo eleitoral e Sérgio Cabral xingando menino de Otário !!!

Lula e Cabral foram visitar obras do PAC em favela. Mas um jovem morador da favela questionou as obras, o fato da piscina fechar depois que as autoridades saem, etc. Lula reage com palavras chulas, e Cabral acompanha. Lula xinga secretário estadual de obras pelo fato da piscina estar fechada. Mas não é pelo Povo, e sim para que a imprensa não descubra. Cabral ofende o rapaz.

Sem perceber que estavam sendo filmados, o Presidente Lula e o Governador Sergio Cabral mostraram a verdadeira face e o pensamento que ambos tem em relação aos moradores das comunidades populares.

O vídeo abaixo mostra muito bem o pudor de ambos, e demonstra mais ainda:

Pra eles É TUDO PELO VOTO (e só isso basta)!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Saiba como conferir se seu candidato é ficha limpa


Os eleitores já podem conferir se seu candidato tem ficha limpa pela internet. O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza em seu site para consulta do eleitor as certidões criminais apresentadas ao órgão para registro de candidatura. Nesta sexta-feira(05/08) sairá a primeira lista de inelegíveis pelo Ficha Limpa.

O TSE explica que todos os candidatos devem apresentar uma certidão de “nada-consta” para a Justiça Eleitoral, mas junto dela recebem uma espécie de prontuário com a ficha completa das irregularidades do candidato, podendo conter processo de improbidade e crimes contra a administração pública.



Segundo o órgão, diante da lista de pendências judiciais, o candidato é obrigado a informar ao TSE a fase de tramitação dos processos, de forma que permita julgar se há alguma irregularidade que impugne a candidatura, com base nas regras do Ficha Limpa.

A lista final dos punidos, após a análise de recursos, sai no próximo dia 19. Antes somente aqueles com condenação definitiva eram inelegíveis.



Confira aqui se seu candidato é ficha limpa.

http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/index.jsp

domingo, 1 de agosto de 2010

Eleições com novidades – Mulher Melão e Vampeta entre os candidatos.

Os mais de 130 milhões de eleitores terão pela frente a árdua tarefa de escolher bem seus candidatos. São nove as opções à Presidência da República, 168 candidatos a governador nos 27 estados, 268 para as cadeiras no Senado, 5.851 potenciais deputados federais, outros 13.892 que postulam assentos nas assembleias legislativas em seus estados, além de 855 concorrendo às vagas de deputados distritais em Brasília.

Dadas as notícias relevantes vem agora o resto !!!

Se o país teve e tem políticos de algum conteúdo e envergadura, o mesmo não se pode dizer do que vem por aí. Candidatos sem noção ou traquejo para exercer cargos públicos se empoleiram nas listas dos diversos partidos – todos buscando seu lugar ao sol no cenário pouco iluminado e muito oportunista da política brasileira. Nas clareiras abertas por Agnaldo Timóteo, Clodovil Hernandes e Frank Aguiar (para citar somente alguns) um batalhão se acotovela na disputa do voto popularesco e inocente.

Candidata à deputada federal pela coligação PTB/PTN/PSDC/PHS/PTC, Tatiana dos Santos Lourenço debuta na política. Se o leitor não associou o nome à pessoa, trata-se da cantora e compositora de funk Tati Quebra Barraco, autora de sucessos memoráveis como “Dako é bom”, “Frango Assado” e a sem cerimônia “Fama de Putona”. Tati pode não ter um currículo invejável, mas é uma hipérbole em realizações: mais de dez cirurgias plásticas no corpo, fez redução de estômago, implantes nos seios e tornou-se avó aos 29 anos. Pode impressionar o eleitorado fluminense com este CV.
De Curriculum Vitae que fique bem claro !!!

Salada de frutas e cambalhota na política:

Já a jovem Cristina Celia Antunes Batista optou pelo singelo Partido Humanista da Solidariedade para mostrar sua plataforma, e que plataforma. Mais conhecida como a Mulher-Melão, ela quer ser deputada estadual, também pelo Rio de Janeiro.

Nessa salada de frutas e leguminosas em que se transformou nossa política, com seus pepinos e abacaxis, é hora do eleitor paulista conhecer Suellem Aline Mendes Silva, candidata a deputada federal pelo Partido Trabalhista Nacional, ela é a Mulher-Pêra. Em seu site, a atriz e diretora de espetáculos revela ter uma vasta gama de atributos e que se destaca não só pela beleza mas pela inteligência. Que gracinha de pessoa !!!

Marcos André Batista Santos também é candidato a deputado federal pelo PTB paulista. Baiano de Nazaré, ele é mais conhecido como o ex-craque de futebol Vampeta que conquistou o pentacampeonato mundial em 2002. Ele quer voltar a Brasília, possivelmente para dar outra cambalhota diante de um presidente estupefato.

Outro ex-craque tem o mesmo objetivo de Vampeta, não em relação às cambalhotas mas ao objetivo de representar São Paulo em Brasília, é Marcelo Pereira Surcin, do PSB, o Marcelinho Carioca, candidato pela coligação “Preste Atenção São Paulo”. Muito sugestivo !!!

Antes de continuar, é importante destacar que cada linha do que está escrito acima é a mais absoluta verdade. Mais: o que ainda está por vir também é.

A coligação PSDB/DEM/PPS em São Paulo traz dois jovens irmãos candidatos: Franco Finato Scornavacca a federal e Leandro Finato Scornavacca a estadual. Ganha um CD do grupo KLB quem adivinhar de onde eles são. Acertou quem disse que Franco é o “K” (o “K” é do apelido Kiko) e Leandro o “L” do KLB. Será que o mais novo, Bruno, o “B” tem pretensão de sair vereador em 2012?

Puxa, só faltava agora o Reginaldo Rossi e o Romário saírem candidatos. É mesmo, só faltava essa.

Pois não falta mais !!!

Reginaldo Rodrigues dos Santos está na quilométrica coligação PRB/PP/PDT/PT/PTB/PSC/PR/PSB/PC do B para deputado estadual por Pernambuco.

E o “Baixinho” Romário de Souza Faria integra a Frente de Mobilização Socialista PMN/PSB para sair candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Como ele mesmo disse uma vez: “Mal entrou no ônibus e já quer viajar na janela”.

Esse texto poderia terminar aqui. E que me perdoem os candidatos Ronaldo Esper (SP) e Túlio Maravilha (GO). Mas é hora de reservar espaço para candidatos menos famosos ou afortunados.

Escolhemos aleatoriamente as listas de candidatos a deputado de dois estados brasileiros.

De Minas Gerais destacamos: Zoi Bad Boy o Retorno, PJ ex-Fiat, Rastafari (já impugnado), Mim Mesmo, Broinha, Tupete, Mestre Wolverine (também impugnado), Kate Marrone, Milton Pão Véio e Roulian Então Tá.
Do Maranhão – entre 586 candidatos: Pipiu, Bonitão, Maresia, Gato Felix, Fufuca e Junior Meu Garoto.




A briga de famosos por uma vaga de deputado
Confira lista de celebridades que concorrerão às eleições 2010

Tiririca, Tati Quebra Barraco, Leandro do KLB e Reginaldo Rossi são algumas das celebridades que concorrerão às eleições 2010. Os famosos disputarão vagas no poder Legislativo e podem ser os próximos representantes.

Entre os listados o nível de escolaridade varia entre ensino superior completo e alfabetização. O ex-jogador de futebol Romário é o único da lista que já concluiu faculdade.


Túlio Maravilha (PMDB)
Tulio Costa - O ex-jogador tenta a vaga de Deputado Estadual de Goiás e estudou até o ensino médio.


Ronaldo Esper (PTC)
Ronaldo Esper - O estilista estudou até o ensino médio e tentará se eleger como Deputado Federal pelo estado de São Paulo.


Batoré (PP)
Ivanildo Gomes - O comediante nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, e disputará a vaga de Deputado Federal pelo estado de São Paulo. O ator estudou até o ensino fundamental.


Kiko do KLB (DEM)
Francisco Finato - O irmão mais velho do grupo musical pop também quer entrar para a política. Kiko concorre à vaga de Deputado Federal pelo estado de São Paulo. Ele completou o ensino médio.


Reginaldo Rossi (PDT)
Reginaldo Rodrigues - O ícone da música romântica tentará conquistar a vaga de Deputado Estadual de Pernambuco. Ele concluiu o ensino médio.


Marcelinho Carioca (PSB)
Marcelo Pereira - O ex-jogador de futebol tem o ensino superior incompleto e concorre à cadeira de Deputado Federal por São Paulo.


Vampeta (PTB)
Marcos Andre Batista - O ex-jogador de futebol concluiu o ensino médio e tenta se eleger como Deputado Federal pelo estado de São Paulo.



Mulher Melão (PHS)
Cristina Antunes - Ela concorre à vaga de Deputada Estadual do Rio de Janeiro. Mulher Melão já entrou em uma universidade, mas não concluiu.


Mulher Pêra (PTN)
Suellem Mendes - A atriz tentará conquistar a vaga de Deputada Federal pelo estado de São Paulo. O grau de instrução especificado para a candidatura é ‘lê e escreve’.


Leandro do KLB (DEM)
Leandro Finato - Depois de ídolo pop, o músico disputará a vaga de Deputado Estadual de São Paulo. Ele tem o ensino médio completo.


Romário (PSB)
Romário de Souza - O ex-jogador de futebol é o único da lista a ter ensino superior completo. O ‘baixinho’ registrou candidatura para a vaga de Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.



Tati Quebra Barraco (PTC)
Tatiana dos Santos - A cantora e compositora de funk disputará a vaga de Deputada Federal, pelo Rio de Janeiro. Tati estudou até o ensino fundamental.



Tiririca (PR)
Francisco Everaldo Silva - O cantor da música ‘Florentina’ concorrerá à vaga de Deputado Federal pelo estado de São Paulo. Ele nasceu em Itapipoca, no Ceará, e tem ensino fundamental incompleto.

Escolha de vices gera polêmica nas eleições presidenciais

Nomes de partidos coligados enfrentam desconfiança de candidatos de PT e PSDB.



A vice-presidência é tratada com descaso nos Estados Unidos. No Brasil é diferente. Desde 1954, os vice-presidentes brasileiros já assumiram a presidência quatro vezes, por diferentes motivos: um golpe militar, uma renúncia, uma morte e um impeachment. O número é quase o mesmo de presidentes eleitos no mesmo período. Ao todo, foram cinco.

O cargo está em evidência novamente nesta campanha eleitoral, pois a candidata que lidera as pesquisas, Dilma Rousseff, do PT, tem um histórico de problemas de saúde. Ela passou boa parte de 2009 se tratando de um câncer linfático. Tanto seu vice, quanto o de seu principal opositor, José Serra, do PSDB, são motivo de polêmica. Em outras condições, os candidatos talvez preferissem outros companheiros de chapa.

Serra originalmente propôs o nome de Álvaro Dias, um senador de seu partido. Mas os Democratas, um dos partidos da coligação, ameaçaram retirar seu apoio a menos que sua escolha, Indio da Costa, fosse apontado como vice. Temendo perder a larga cota televisiva de propaganda política dos Democratas, o PSDB recuou.

Indio da Costa tem apenas 39 anos e foi relator da nova lei da Ficha Limpa, que proíbe que políticos que tenham sido afastados por crimes de corrupção retornem a seus cargos. Mas em pouco tempo, Indio criou uma situação embaraçosa, ao afirmar que o PT tinha ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e com o narcotráfico. O presidente do PT ameaçou processá-lo e Serra desmentiu os comentários envolvendo o tráfico de drogas.

A coligação do governo também tem seus problemas. Seu vice, Michel Temer, também pertence a outro partido, o PMDB – uma grande reunião de chefes políticos locais, alguns deles marcados por escândalos. E assim como Indio da Costa, Temer parece não contar com a confiança de sua companheira de chapa. O presidente Lula, que não pode concorrer, mas se mantém influente, chegou a pedir ao partido que escolhesse três possíveis vices para a chapa de Dilma, numa tentativa de ofuscar Temer. Os grupos do setor dos negócios estão apreensivos com as tendências esquerdistas de Dilma, e preferiam o presidente do banco Central, Henrique Meirelles como vice da candidata.

Analisando a situação, Norman Gall, diretor do Instituto Fernand Braudel, uma usina de idéias de São Paulo, resumiu as preocupações de boa parte do povo brasileiro em uma frase; “É um desastre a caminho”.