Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ponte Gaúcha, Tchê !!!

Arquiteto Gaúcho, constrói ponte com decoração um pouco duvidosa !!!
(Recebi por e-mail)

Uma foto vale mais do que mil palavras !!!

Hemonúcleo em festa: banco de sangue completa 11 anos

(Equipe de trabalho e doadores comemoram os 11 anos do Hemonúcleo) 

Teresópolis, 28 de setembro de 2011 – O Hemonúcleo Teresópolis completou nesta terça-feira, 27, 11 anos de existência. Para comemorar, foi realizada uma confraternização que reuniu a equipe de trabalho, doadores e convidados. Os principais objetivos do banco de sangue são conscientizar a população para que este seja um gesto de cidadania e solidariedade contínuo, incentivar as mulheres a se tornarem doadoras e informar aos jovens que, a partir dos 16 anos de idade, eles já podem doar.

“A minha gestão começou recentemente, mas posso observar o excelente trabalho dos funcionários e a solidariedade dos doadores. Essa é uma atividade essencial e que precisa contar com o apoio de todos. Doar sangue é uma atitude cidadã e estamos aqui para atender cada vez melhor aos usuários”, ressaltou Fortunê Meyohas, médica responsável pelo Hemonúcleo.

Rita Valadão, responsável pela captação de doadores, frisou que a intenção é estimular as pessoas à doação contínua e incentivar as mulheres a se tornarem doadoras. “Buscamos desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando. Defendemos a fidelização da doação porque precisamos repor o estoque constantemente. Convocamos especialmente as mulheres, pois conforme estatísticas, menos da metade da população de mulheres doa sangue”, explicou a assistente social.

A professora Tânia Paiva, de 44 anos, se conscientizou da importância do gesto e compareceu ao banco de sangue para se cadastrar. “Eu já tinha vontade de me tornar doadora e um amigo, que é doador há bastante tempo, me incentivou a me cadastrar”, contou. Já o agricultor João França, de 49 anos, pratica o ato de cidadania e solidariedade há muito tempo. “Sou doador há 20 anos e pretendo continuar sempre ajudando as pessoas que precisam”, disse João.

(Tânia Paiva se conscientizou da importância da doação através do exemplo de um amigo doador)

Marcos Antônio de Oliveira Silva, doador há dois anos, fez questão de participar da comemoração pelo aniversário do Hemonúcleo. “Doar sangue é uma prova de amor ao próximo e à vida. Além disso, devemos ter a consciência de que qualquer um de nós também pode precisar dessa ajuda futuramente”, comentou o auxiliar de serviços gerais.

Para doar sangue
Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação. 
(Exemplo de cidadania e solidariedade: João França doa sangue há 20 anos) 
Estado do Rio de Janeiro
PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Momento Econômico e Político de Teresópolis.

Na semana passada fui convidado pela Produção do Programa do Hélio Carracena - TV Cidade - Canal 09 (RCA), para participar do novo formato "DEBATES" daquela emissora, e que promete emplacar de vez  nas noites de 3ª Feiras.


A pauta do programa  foi "o momento Político e Econômico que atravessa o Município de Teresópolis", bem como a relação e influência entre eles. O debate teve como convidados: O ex Vereador Quincas (04 mandatos), Margareth Rosi (03 mandatos) e Eu, e foi apresentado pelo âncora do Programa Hélio Carracena. 


Assistam os Vídeos (Parte I e II), com os melhores momentos: VALE A PENA DAR UMA CONFERIDA !!!

PARTE I

PARTE II


EJA realiza Maratona de Matemática em cinco pólos

Teresópolis, 28 de setembro de 2011 - Visando incentivar o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino promoveu sua Maratona da Matemática 2011. Foi criado um ambiente estimulante para o estudo da disciplina entre alunos e professores nos cinco pólos da EJA: escolas Ginda Bloch (Alto), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Maçom Lino Oroña (Várzea), Cerom e Belkis Morgado (São Pedro).

Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, a importância desta Maratona está principalmente na apresentação da Matemática como ciência, ferramenta e linguagem construída e reconstruída a cada tempo pelo ser humano. “Este é um evento que estimula o gosto pela Matemática e desenvolve a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade dos alunos da EJA”, comentou a Secretária.

A Maratona de Matemática 2011 teve como grande novidade a participação dos estudantes do 1º segmento. Dessa forma, todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos, da 1ª etapa a 9ª etapa, foram envolvidos nessa importante atividade. As provas foram divididas em níveis e cada nível apresentou a avaliação em uma cor diferente, facilitando assim a separação por etapas. Todos os estudantes concluíram a prova e durante a próxima semana as questões serão trabalhadas em sala de aula.

As equipes de Matemática e do 1º segmento começaram a estruturar a Maratona logo no início desse semestre. Após vários encontros e reflexões, as avaliações foram estruturadas seguindo o modelo da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Após a realização das provas pelos estudantes, houve um jantar de confraternização em cada pólo, proporcionando aos alunos, professores, funcionários e equipes diretivas momentos importantes de integração e troca de experiências.

Para a professora Rutiná, da VI Etapa da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, a empolgação dos estudantes foi um fator determinante para o sucesso do evento. “Cheguei à escola e fui recebida por alunos ansiosos com a Maratona, e percebi que estavam muito preocupados em fazer e acertar as questões”, avaliou a professora.

Os alunos participantes, satisfeitos em ter seus conhecimentos testados, aguardam agora novas atividades. “Achei muito bom porque testa a nossa capacidade. Para mim não foi nenhum sacrifício, espero conseguir um bom resultado”, disse Luiz Gustavo, da 7ª etapa da Escola Ginda Bloch.

 
(Alunos da EJA participam de Olimpíada de Matemática)
    
A professora Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA no Município, parabenizou a sua equipe por estimular o conhecimento e a compreensão da Matemática como disciplina aplicável em suas vidas cotidianas. “Atividades com essa são muito importantes para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, pois estimulam o ensino e a aprendizagem da disciplina, propiciando também a compreensão da aplicabilidade da Matemática nas situações diárias”, elogiou Ana Paula

Estado do Rio de Janeiro
PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

 Assessoria de Comunicação Social

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA

NOVAS PARCERIAS QUE ACREDITAM EM NOSSO TRABALHO !!!

Auto Style: A sua Auto Mecânica especializada em veículos automotores (Motos e Veículos de passeio), trocas de óleo, borracharia, balanceamento, suspensão, freios, revisões preventivas !!!

Ligue e agende uma revisão em seu Veículo. 

Óleos de primeiríssima qualidade, à granel !!!

Av. Delfim Moreira, 1.456, Vale Paraíso - Tel: (21) 2641-0377
Buscamos o seu veículo e entregamos em sua casa !!! 


Click no Link e visite nosso Site:
http://www.autostyletere.com.br/

Esta eu recebi por e-mail !!! "Só pode se for de calcinha" . . .

Padre Jonas Mourinho, da Capela da Sagrada Família em Maceió, proíbe Noiva de se casar pois a mesma estava vestida "sem calcinha". Ao dar um confere, ainda descobre que a menina havia se depilado e também estava sem os pêlos pubianos, He he he he 

ASSISTAM AS EXPLICAÇÕES DO PADRE JONAS, NESTE VÍDEO ACIMA !!!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Trânsito seguro
Realização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Segurança Pública, a Semana Municipal de Educação para o Trânsito tem como objetivo conscientizar e sensibilizar pedestres e condutores sobre direção segura e comportamento adequado de pedestres e condutores de veículos, a fim de diminuir o número de acidentes de trânsito, que causam lesões e mortes.

O público-alvo do evento, que este ano tem como tema “Humanizando para um trânsito sem mortes”, é formado por alunos e professores das escolas públicas e privadas, além de responsáveis pelos estudantes, motociclistas, taxistas, motoristas de ônibus, líderes comunitários, ou seja, a população em geral. Palestras, encontros com alunos e atividades dinâmicas fazem parte da programação.

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o evento acontecerá no Ginásio Pedrão e terá como público-alvo as crianças e jovens das escolas públicas e particulares de Teresópolis. Já no dia 27, motoboys e taxistas terão palestra exclusiva sobre normas de trânsito, no Teatro Municipal. Para o último dia da semana, 28, a proposta é a realização de uma aula magna com todos os órgãos, estimulando um debate entre os participantes.

Entre os parceiros e colaboradores da Prefeitura de Teresópolis estão DETRAN/RJ, CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Polícia Militar, Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Civil, Operação Lei Seca, Corpo de Bombeiros, ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e SESC Rio, além de empresas particulares, empresas de ônibus e a imprensa.


Estado do Rio de Janeiro
PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS
Assessoria de Comunicação Social
                                                                Texto: Silvia Pimentel

O momento Político e Econômico que atravessa a Cidade de Teresópolis

Na semana passada fui convidado pela Produção do Programa do Hélio Carracena - TV Cidade - Canal 09 (RCA), para participar do novo formato "DEBATES" daquela emissora, e que promete emplacar de vez  nas noites de 3ª Feiras.


A pauta do programa  foi "o momento Político e Econômico que atravessa o Município de Teresópolis", bem como a relação e influência entre eles. O debate teve como convidados: O ex Vereador Quincas (04 mandatos), Margareth Rosi (03 mandatos) e Eu, e foi apresentado pelo âncora do Programa Hélio Carracena. 


Assistam os Vídeos (Parte I e II), com os melhores momentos: VALE A PENA DAR UMA CONFERIDA !!!

PARTE I

PARTE II

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Comary agora é ARBOR Brasil

A Comary agora é ARBOR Brasil !!! 





Assista o Vídeo abaixo: 

Com uma novidade em sua linha de produtos, a Bebidas Comary entra definitivamente no mercado de sucos 100 % naturais !!!  

O novo produto promete ser a "menina dos olhos" da Diretoria da ARBOR Brasil: GREENDAY. 

Diversos e deliciosos sabores, e sem dúvida alguma, o melhor suco de frutas que já provei !!! 

Prefeito Arlei recebe candidatas a Miss Teresópolis 2012

 Prefeito Arlei e organizador do concurso Luiz Costa com as candidatas a Miss Teresópolis 2012

Prefeito Arlei recebe candidatas a Miss Teresópolis 2012
  
Teresópolis, 21 de setembro de 2011. O Prefeito Interino Arlei recebeu nesta quarta, 21, as 19 candidatas a Miss Teresópolis 2012. O concurso acontecerá neste sábado, dia 24, no Ginásio Pedro Jahara. Os secretários Carlos Tucunduva, de Turismo, e Graça Granito, de Desenvolvimento Social,  também estiveram presentes para desejar sorte às competidoras.

Na ocasião, o Prefeito ressaltou a importância do concurso para a cidade, elogiou as moças e ainda desejou sorte a todas. “Todas as meninas merecem estar na competição. Desejo muitas felicidades a todas e tenho certeza que nossa cidade será muito bem representada. Este concurso é muito importante para Teresópolis, pois leva o nome da nossa cidade para todo o Estado”, completou.

As candidatas estavam acompanhadas do organizador do evento, Luiz Costa. Ele acredita na possibilidade de o município conquistar o tetracampeonato, visto que durante três anos - 2008, 2009 e 2011- a Miss Teresópolis foi eleita Miss Estado do Rio de Janeiro. “A expectativa para este concurso é a melhor possível. Nós temos condições de ser tetracampeões e chegar ao Miss Brasil”, ressaltou Luiz.

Além da eleição da Miss Teresópolis 2012, o concurso também irá eleger a Miss Estado do Rio de Janeiro Terra, Miss Estado do Rio de Janeiro Turismo, Miss Estado do Rio de Janeiro Continente Tour e a Miss Estado do Rio de Janeiro.

Ao final do encontro, o Prefeito Arlei entregou flores a cada candidata. Acompanharam ainda a visita as chaperonas (senhoras que cuidam das misses) Rita Luzie, Sandra Regese e Marcele dos Santos, que fazem parte da cúpula do Miss Estado do Rio de Janeiro e Miss Brasil.

  
Texto: Carol Asthine
Fotos: Marco Esteves

Parque Municipal recebe três veículos do Governo do Estado

Carros serão utilizados na fiscalização e combate a incêndio florestal

Teresópolis, 21 de setembro de 2011 – Já estão na cidade os três veículos encaminhados pelo Governo do Estado para uso exclusivo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. São duas caminhonetes da marca Nissan e um Palio Weekwend, que serão adesivados e identificados como propriedade da Prefeitura a serviço do Parque Municipal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil apresentou ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) um projeto solicitando recursos para a construção da sede oficial do Parque Municipal e também para a compra de equipamentos. O projeto foi aprovado e a verba, num total de R$ 1,7 milhão, é administrada pelo Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade). Desse montante, R$ 600 mil são destinados à aquisição de uma área na Fazenda Urso Branco, em Santa Rita, no 2º Distrito, onde funcionará a sede do Parque. A área está em fase final de desapropriação e será paga pelo Governo do Estado. Outra parte da verba foi usada na compra dos carros e equipamentos já repassados para a Prefeitura.

“Os carros são de uso exclusivo para a fiscalização do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e serão equipados com geradores, abafadores, motosserras e mangueiras, tudo adquirido com recursos do Governo do Estado e repassados ao município pelo Funbio. Com isso, a fiscalização será intensificada nas áreas de prevenção e combate a incêndio florestal, apreensão de pássaros, retirada de areia e corte de pedras ou de qualquer outra ação que venha a causar danos ou agressões ao meio ambiente”, explica o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.  

Criado em julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área com cerca de cinco mil hectares e abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Considerado o maior parque ambiental municipal do Estado do Rio de Janeiro, possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.


Os três veículos são de uso exclusivo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Texto: Silvia Pimentel
Foto: Roberto Ferreira

Câmara aprova diversos projetos de lei


* Projeto do Executivo garante anistia dos créditos tributários
 
A Câmara Municipal de Teresópolis voltou a se reunir na noite desta quinta-feira, dia 22, quando foram votados projetos de lei de autoria dos Vereadores e também do Executivo Municipal.
Logo na abertura da sessão, o Vereador Dr. Habib entrou com requerimento de pedido de resposta sobre convênio a ser firmado entre o Executivo e empresa privada que pretende instalar um parque temático na Praça Higino da Silveira, onde funciona a Feirinha do Alto. O Vereador solicita da Prefeitura informações sobre a legalidade, condições e todo detalhamento deste convênio.
Logo em seguida, os Vereadores começaram a debater e votar diversos projetos de lei, alguns de autoria do Executivo Municipal e a maioria apresentada pelos próprios membros do Legislativo.
O primeiro projeto votado foi de autoria do Executivo Municipal, que altera número de vagas para Arquiteto no quadro de servidores da Prefeitura. A redação anterior previa apenas sete vagas para arquitetos e com a nova redação passam a ser 10 vagas, sendo que as três novas vagas deverão ser preenchidas por meio de concurso público.
Em seguida foram votados mais dois projetos do Executivo. Um deles autoriza que seja concedida anistia de multa e juros de mora nos créditos tributários municipais, inscritos ou não na dívida ativa do Município. O projeto prevê que anistia será de 100% se o pagamento for a vista e 60% no caso de pagamento parcelado, em prazo que não ultrapasse o último dia deste ano. O projeto não abrange a correção monetária destes débitos.
Outro projeto do Executivo foi recebido com pronunciamentos positivos dos Vereadores, pois refere-se à retomada da parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal de Saúde. Uma relação que esteve marcada por conflitos na gestão do prefeito afastado Jorge Mário. Com a aprovação do projeto, o Presidente do Conselho volta a ser eleito pelos conselheiros e não nomeado pelo prefeito, como estava anteriormente. Os três projetos de lei do Executivo foram aprovados em plenário.

Fotos: AsCOM CMT
Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Teresópolis


Prefeitura promove ação de incentivo à doação de leite materno

Evento acontece na Feirinha de Teresópolis nos dias 1º e 2 de outubro

Teresópolis, 23 de setembro de 2011 – Com o objetivo de ampliar o número de doadoras de leite materno no município, a Prefeitura vai realizar, através da Secretaria de Saúde, um evento para divulgar a importância da doação, com apresentação de vídeos sobre o assunto e orientações para as mães sobre a amamentação. A atividade de sensibilização acontece nos próximos dias 1º (Dia Nacional de Doação de Leite Humano) e 2 de outubro, das 9h às 17h, na Feirinha de Teresópolis, localizada na Praça Higino da Silveira, no Alto.

“Estudos comprovam que o leite materno é fundamental para a saúde dos bebês e apontam, entre as vantagens, a prevenção de doenças, contribuindo, por exemplo, para a queda do número de mortalidade infantil. Daí a importância da doação para que mais vidas sejam salvas. O evento da Feirinha será um momento especial em que teremos mais uma oportunidade de incentivar o aleitamento materno e estimular as mães a se cadastrarem como doadoras”, frisa a pediatra Maria da Conceição Salomão, Chefe da Divisão de Programas da Secretaria de Saúde.

Na ocasião, será realizada uma campanha de arrecadação de embalagens para o armazenamento do leite doado. Os frascos devem ser de vidro com tampa de plástico, como, por exemplo, os de maionese ou de café solúvel. A doação pode ser entregue no Posto de Coleta de Leite Humano, no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Avenida Lúcio Meira, 1130 – Várzea), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Salvando vidas
O Centro de Lactação de Teresópolis e o Posto de Coleta de Leite Humano foram implantados graças à parceria firmada entre a Prefeitura e o Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro. O posto funciona em parceria com o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde o leite é processado e qualificado. Depois de pasteurizado, o produto está pronto para servir de alimento para prematuros e recém-nascidos internados nos hospitais.

O objetivo do Centro de Lactação e do Posto de Coleta é ajudar a suprir a demanda de leite materno no município, além de oferecer orientações às mães que tenham dificuldades quanto à amamentação. Para se cadastrar como doadora de leite materno basta comparecer ao Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone para mais informações é (21) 2742-7940.


 Leite materno doado é armazenado 


 Funcionária identifica frasco de coleta do leite materno
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mutirão de limpeza movimenta a Praça de Esportes Radicais


Esportistas da cidade aderem ao mutirão de limpeza

Ação contou com a participação de atletas de bike, skate, patins e montanhismo

Teresópolis, 20 de setembro de 2011 - Aconteceu no último final de semana um mutirão de limpeza e reorganização da Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira, ao lado da Rodoviária, na Várzea. A ação foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer, juntamente com desportistas da cidade, praticantes do montanhismo, bike, skate e patins.

Para o administrador da praça, Michel York, a ação visa promover uma melhoria geral no espaço público. “A Secretaria está restaurando a praça num trabalho em equipe entre cidadãos comuns, desportistas e Prefeitura”, explicou Michel York, ressaltando o quanto os próprios usuários colaboraram para que a ação acontecesse. “A rapaziada está empenhada, ajudando a melhorar um local que é patrimônio deles”, disse.

Para o praticante de montanhismo Zico, a ação é excelente para dar mais vida ao esporte da cidade. “Essa iniciativa é muito boa não só para quem pratica o skatismo. Todos os esportes são beneficiados com esta ação, que promove, antes de tudo, a cidadania”, comentou Zico. “É maravilhoso saber que a praça ganhará um muro de escalada, nós corremos atrás disso há muito tempo. Com essa nova gestão da Secretaria de Esportes e Lazer está cada vez mais perto desse sonho se transformar em realidade”, afirmou.

O Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, ressaltou que a restauração será feita em etapas. “Nenhum trabalho acontece de uma hora para outra. Devagar, mas com organização, vamos revitalizar a praça por completo”, disse.

Muitos desportistas participaram do mutirão, mostrando que também buscam melhorias para a Praça de Esportes Radicais. Como Vinícius Fernandes, de 13 anos. “Estamos vendo que o atual prefeito está preocupado com esse espaço, que está abandonado. Por isso estou aqui ajudando na limpeza”, disse o skatista.

Para Igor “Mutum” Silva, de 17 anos, a ação também serve para melhorar o modo como os usuários da pista de skate são vistos. “Muita gente acha que somos desocupados ou delinquentes. Ajudando a revitalizar a praça mostramos que estamos dando vida ao esporte da nossa cidade”, desabafou.

Skatista Vinícius Fernandes: “Estamos vendo que o atual prefeito está preocupado com esse espaço. Por isso estou aqui ajudando na limpeza”

A administração da praça avaliou como excelente o mutirão. “Aproveitamos que o dia está muito bonito e fizemos a pintura da praça, com a ajuda dos desportistas e de funcionários da Secretaria de Esportes e Lazer. Agora nossa próxima etapa é organizar a reforma da pista, trabalho que necessita de profissionais adequados”, explicou Michel York.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Roberto Ferreira

Alunos do curso de piano se apresentam na Casa de Cultura

Teresópolis, 20 de setembro de 2011 - Na tarde do último sábado, dia 17 de setembro, foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, um recital com a participação dos alunos do curso de piano oferecido pela Secretaria de Cultura. Com entrada franca, a apresentação foi comandada pelo professor Márcio Pombo, e teve ainda a participação especial do também músico David de Paula.

“Ações como esta são importantes para mostrar ao público um pouco do trabalho desenvolvido na Casa de Cultura. Além disso, possibilita que os alunos apresentem sua evolução, estimula a troca de experiências e trabalha a desinibição das crianças e adolescentes”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Durante o evento, cinco alunos do curso de piano apresentaram duas ou três peças, encantando a plateia. Carlos Libório tocou a ‘Sonativa em Sol Maior’, de Beethoven. Maria Clara Fernandes fez sucesso com ‘Christmas Day Secrets’, de Dutton. Victoria Ferraz, Allicya Travassos e Ana Julia Pacheco apostaram em músicas do método Leila Fletcher, com destaque para ‘Brilha, brilha, Estrelinha’ e ‘Os sinos da igreja’.

Após a apresentação dos alunos, foi a vez da participação especial do violinista David de Paula. Ao lado de Márcio Pombo, David falou sobre a história do violino - surgido na Itália, no século 16 -, e ainda sobre seu funcionamento e curiosidades, dando ao público uma noção geral sobre o instrumento. Em seguida, eles interpretaram duas músicas: ‘Libertango’, do compositor argentino Astor Piazzola, e ‘Mágica preferida’, de autoria do próprio Márcio Pombo.

Quem assistiu, saiu satisfeito. “Achei ótimo. Recitais como este são uma excelente iniciativa, pois valorizam os alunos e despertam ainda mais o interesse deles em seguir em frente, aperfeiçoando-se a cada dia”, comentou o eletrotécnico Ezequiel de Souza Ferraz.

O recital foi promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.


Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado 


Os músicos Márcio Pombo e David de Paula

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vereadores aprovam em primeira votação o aumento do número de cadeiras

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis na noite desta terça-feira, dia 13, teve como tema principal a questão do número de cadeiras para a próxima legislatura. Os Vereadores aprovaram o aumento de 12 para 21 cadeiras a partir de janeiro de 2013, o que aumenta também o número de vagas para candidatos em partidos e coligações na eleição municipal de 2012.



O assunto já vinha sendo debatido na Câmara e na última sexta-feira, dia 9, foi realizada uma Audiência Pública, com a participação de várias instituições e partidos políticos. Na noite desta terça, com a assinatura de cinco vereadores, foi levado à plenário, para discussão e votação, o projeto que altera artigo da Lei Orgânica sobre o número de cadeiras. A proposta aumentando para 21 vereadores foi aprovada com 10 votos contra dois.

A emenda à Lei Orgânica segue todos os requisitos previstos na própria carta magna do Município e nas Constituições Estadual e Federal. Além disso, se baseia na chamada PEC dos Vereadores, aprovada no Congresso Nacional, que garante a cidade com população como a de Teresópolis a terem até 21 vereadores. A alteração, para ser oficializada, ainda depende de segunda votação em plenário, que deve acontecer na próxima semana.