Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Diabetes é tema de Estudo de Casos em Teresópolis

Especialistas analisaram histórias relatadas por pacientes

Teresópolis, 28 de novembro de 2011 – Profissionais de Nefrologia, Oftalmologia, Cardiologia, Ortopedia e Odontologia fizeram na última sexta-feira, 25, uma análise sobre a trajetória de pacientes diabéticos tratados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Voltada para médicos e enfermeiros, a atividade teve como tema ‘Cuidado do Diabetes na Atenção Básica de Saúde: Estudo de Casos’. O evento, que lembrou o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e aconteceu no auditório da Secretaria.

Na abertura, o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, ressaltou o empenho da Prefeitura em melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde. “O nosso objetivo é melhorar a assistência aos pacientes, inclusive aos portadores de diabetes. Estamos implantando medidas que contribuem para a qualidade dos serviços prestados”, afirmou. O Subsecretário de Atenção Básica, Hamilton Galdino, também esteve presente à atividade.

Em seguida, três pacientes fizeram o relato de suas patologias, como o aposentado Jorge Luiz Wuthrich, que perdeu a visão de um olho e quase precisou amputar o pé esquerdo. “Passei por duas experiências traumáticas devido à diabetes, por isso, defendo que a informação e o diagnóstico rápido devem ser prioridade. Se o paciente tiver a orientação correta, pode ter uma qualidade de vida melhor”, contou.  

O nefrologista Getúlio Menegat também acredita que o acesso à informação e o tratamento o mais rápido possível são fundamentais para o não agravamento das condições do paciente. “Um em cada 21 brasileiros apresenta algum grau de lesão renal e 90% dos pacientes não sabem que estão doentes. Além disso, é importante frisar que a diabetes e a hipertensão são as principais causas da doença renal crônica”, explicou o médico, pontuando a importância da integração entre os diversos especialistas para o sucesso do tratamento. A cardiologista Anamarina Brito também defendeu essa integração e o trabalho de prevenção das doenças.

Complicações odontológicas ocorridas devido ao diabetes foi o tema da dentista Daniela Chaves. “O paciente diabético apresenta alterações fisiológicas que diminuem a capacidade imunológica, aumentando a suscetibilidade a infecções periodontais, como a gengivite”, pontuou. O oftalmologista Hélio Pancotti falou sobre a doença ocular chamada Retinopatia Diabética. “O risco de perda visual e cegueira é reduzido com a detecção precoce e o rápido acesso ao tratamento”, ressaltou o médico.

Enfermeira formada há 26 anos, Denise Borges Aguiar aprova o formato do estudo de casos como forma de aprendizado tanto para os profissionais quanto para os pacientes. “A troca de experiências que acontece neste tipo de evento é enriquecedora porque ajuda os pacientes a lidarem com a doença e também contribui para que nós, profissionais da área, possamos nos colocar no lugar deles e entender as dificuldades que passam”, avaliou a funcionária do PSF da Fonte Santa.

Para encerrar, a Chefe da Divisão de Programas da Secretaria de Saúde, Maria da Conceição Salomão, frisou que o setor conseguiu cumprir todo o cronograma de educação continuada. “Apesar de algumas dificuldades ocorridas no primeiro semestre, conseguimos realizar todas as atividades previstas, como os seminários voltados para a criança e o para o idoso”, destacou.
- Secretário de Saúde Carlos Otávio Sant’Anna ressalta o trabalho da Prefeitura para melhorar o atendimento aos usuários do SUS
- Paciente relata seu histórico no estudo de casos sobre diabetes
 - O nefrologista Getúlio Menegat frisa que a diabetes e a hipertensão são as principais causas da doença renal crônica 
 Texto: Mara Lúcia


Fotos: Marco Esteves

Católicos se reúnem em celebração de despedida a Dom Filippo Santoro

Filhos do Prefeito Arlei entregam placa de homenagem ao Bispo Diocesano
 
Teresópolis, 30 de novembro de 2011 – Sacerdotes de todas as paróquias de Teresópolis, representantes dos movimentos da Igreja Católica e os fiéis lotaram a Matriz de Santo Antonio, no Alto, na noite desta terça-feira, 29, numa celebração especial de despedida do Bispo Dom Filippo Santoro da Diocese de Petrópolis.
 
No último dia 21, ele foi nomeado Bispo da Arquidiocese de Taranto, na Itália, pelo Papa Bento XVI. Sua posse está marcada para o dia 5 de janeiro. No entanto, ele fica na Diocese até o dia 1º de janeiro, como administrador apostólico.
 
Durante o sermão, recapitulando sua atuação desde que entrou na Diocese de Petrópolis, em julho de 2004, Dom Filippo lembrou a acolhida calorosa ao assumir o trabalho pastoral, período em que ordenou 25 sacerdotes e cinco diáconos. Ele disse que, ao receber a notícia da nomeação, ficou “com o coração agitado e apertado pelo fato de ter que interromper o caminho muito positivo que estamos percorrendo juntos desde o dia em que entrei na querida Diocese de Petrópolis”.
 
Citando a tragédia de janeiro, o Bispo relatou a atuação nas cidades atingidas em prol do socorro às vítimas. Num tom emocionado de despedida, Dom Filippo comentou que sentia muito em ter que deixar os padres, religiosos, diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e fiéis de todas as comunidades. E referindo-se especificamente a Teresópolis, concluiu: “Que Teresópolis volte a ser protagonista de sua vida. Que esta cidade acolha o abraço de Dom Filippo e a ressurreição eterna de Cristo”.
No final da celebração, Dom Filippo Santoro recebeu várias homenagens. Entre elas, a encaminhada pelo Prefeito Arlei, que não compareceu à missa por ter ido a Brasília em busca de convênios e recursos para o município. Contudo, acompanhados pela Primeira-dama, Alessandra Rosa, e a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, os filhos do Prefeito, Marcos e Vinícius, entregaram uma placa ao Bispo com o seguinte texto: “A sua liderança espiritual em defesa dos direitos humanos, durante sua jornada como  Bispo Diocesano, ficará marcada na memória do povo teresopolitano e na história do município. Nossa profunda admiração e o mais sincero agradecimento por sua dedicação pastoral”. Também prestigiou a celebração o Ouvidor Municipal, Luiz Carregal.



Teresópolis no combate à Aids

Prefeitura realiza ação de conscientização nas unidades de saúde nesta quinta, 1º de dezembro

Teresópolis, 30 de novembro de 2011 – Com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como a hepatite B, a Prefeitura realiza nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, atividades de conscientização em diversas unidades de saúde do município. As ações, que contarão com a distribuição de preservativos e vacinação contra hepatite B, serão promovidas pela Secretaria de Saúde.

“As atividades vão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde, nos PSFs e nos Postos de Saúde. Pretendemos orientar a todos sobre os cuidados com relação à prevenção contra a Aids, em especial, os jovens entre 19 e 29 anos, principal faixa etária atingida pela doença atualmente”, explica Maria de Fátima Jorge, Coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde.

A médica ressalta também que a Prefeitura disponibiliza preservativos gratuitamente na Secretaria de Saúde, na Tijuca, e nas seguintes unidades: Posto de Saúde da Várzea; Cemusa e Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, em São Pedro; Centro Materno Infantil, instalado na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, no Centro; e no SPA de Bonsucesso, no 3º Distrito.

O Programa DST/Aids atende demanda espontânea, ou seja, o paciente pode se dirigir diretamente à Secretaria de Saúde, ou por encaminhamento médico. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h. O telefone para mais informações é (21) 2742-9883.

Texto: Mara Lúcia

Estudantes de medicina fazem manifestação e pedem auxílio à Prefeitura

Teresópolis, 30 de novembro de 2011 - Estudantes do curso de medicina do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) fizeram uma passeata nesta quarta-feira, dia 30, desde a faculdade, no Alto, até o Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT), no Vale do Paraíso. As reivindicações dos alunos dizem respeito à reabertura da emergência do Hospital e à inserção dos estudantes no atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24H).
 
“Por mais que haja esforço do poder público, a saúde de Teresópolis está precária. Mais de 900 estudantes de medicina em Teresópolis necessitam do Hospital para seu aprendizado, ele é um instrumento importantíssimo de ensino, e a população também precisa de um hospital como ele, com mais de 200 leitos. A falta de profissionais ali é um desrespeito com a população”, disse Luiz Claudio Junior, Presidente do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Medicina. O estudante pediu ainda que a Prefeitura fiscalize a utilização da verba repassada para o HCT.
 
Na última sexta-feira, 25, o Prefeito Arlei esteve com representantes do Diretório durante a Conferência Municipal de Saúde e prometeu recebê-los.
 
Plano de Atenção Pactuada 2011-2012 entre Prefeitura e HCT
No dia 22 de novembro, o Prefeito Arlei assinou o Plano Operativo de Atenção Pactuada 2011 / 2012 (POA) com o Hospital das Clínicas de Teresópolis. O novo convênio entre o município e o hospital prevê um aumento significativo no número de consultas médicas, exames diagnósticos e cirurgias, entre outros procedimentos de atendimento de saúde à população.
 
De acordo com o relatório, o valor anual do convênio 2009-2010 foi de R$ 16.946.208,06 e em 2011-2012 será de R$ 19.704.759,60. As consultas e atendimentos de urgência passaram de 4.262 para 5.067 mensais, enquanto exames, tratamentos e outros procedimentos eram de 11.405 e agora serão realizados, por mês, até 17.302. O número de ressonâncias magnéticas passou de 50 para 80 mensais e a tomografia computadorizada de 60 para 100, também por mês.
 
POA também é assinado com Hospital São José  e Beneficência Portuguesa
Com relação ao Hospital São José, o número mensal de consultas e atendimentos de urgência aumentou cerca de 65% se comparado ao contrato 2009-2010, passando de 630 para 1.030 atendimentos. O número de exames realizados pelo hospital era de 7.320 mensais e passou para 9.383, com a inclusão de novos exames, como o eletrocardiograma e o eletroneuromiografia.
 
“O hospital passou a realizar esses exames e pudemos incluí-los no convênio. Isso é positivo porque a tabela SUS é mais barata do que a contratação por licitação, que segue a tabela comercial”, explica Ricardo Costa, Coordenador do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde. Os pacientes do SUS também poderão passar a fazer cirurgias de otorrinolaringologia na unidade hospitalar.
O contrato com a Beneficência Portuguesa prevê a realização de 5.280 procedimentos relacionados a exames e cirurgias contra 4.073 anteriormente. O hospital passa a fazer endoscopia digestiva. Quanto às internações de longa permanência, relacionadas a doenças crônicas, o número foi ampliado de 40 vagas para 50.
 
Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
 


 Estudantes do curso de medicina do Unifeso fazem manifestação pelas ruas de Teresópolis, reivindicando melhores condições da saúde no município

Alunos deram um abraço simbólico no HCT 

Comunicado

Teresópolis, 30 de novembro de 2011 – A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Farmácia Popular, localizada na Rua Djalma Monteiro, nº 1, Várzea, estará fechada temporariamente a partir desta quinta-feira, 1º de dezembro, para conclusão dos procedimentos necessários a sua reabertura, prevista para o início de janeiro de 2012.

A reinauguração estava prevista para o mês de dezembro, porém, o curso de capacitação dos servidores que vão trabalhar no local foi adiado. O treinamento será ministrado por técnicos da Fiocruz e está marcado para começar no dia 12 de dezembro.
 Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Teresópolis
Agradecemos a compreensão da população.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vamos fazer a diferença nesse Natal !!!

INSTITUIÇÃO MARIA DE NAZARETH – MANSÃO DOS VELHINHOS
APADRINHAMENTO PARA A FESTA DE NATAL – 18/12/2011

KIT HIGIENE

SABONETE
CREME DENTAL
ESCOVA DE DENTE
SABONETEIRA
SHAMPOO
HIDRATANTE CORPORAL
COTONETE
DESODORANTE
APARELHO DE BARBEAR
FRALDA BIGFRAL – G
PINÇA DE SOBRANCELHA (só para as vovós)
CONDICIONADOR (só para as vovós)

• OS KITS DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ O DIA 16/12/2011, NA AV. LÚCIO MEIRA, 350, SALA 301, VÁRZEA.
• OS ITENS DO KIT DEVERÃO ESTAR ACONDICIONADOS EM UM SACO DE PRESENTE, EXCETO A FRALDA, QUE DEVERÁ VIR À PARTE.
• AINDA TEMOS IDOSOS SEM PADRINHOS, INTERESSADOS CONTACTAR DÉBORA TRACERRA: 9674-0305.
OBS:

  • Quem desejar fazer suas doações e não tiver como levar, pode me contactar que tenho uma Pick Up e me encarrego de fazer o transporte >>> 9831-2994 (vivo) ou 9905-5033 (claro)


  • Alimentos também serão muito bem vindos, embora a Débora Tracerra não tenha relacionado em sua listagem !!!
  • segunda-feira, 28 de novembro de 2011

    Vote no Bebe Hipoglós de Teresópolis

    http://meu.bb/21242 >>> (click no link e dê o seu voto)

    Mais um Bebe Hipoglós de Teresópolis esperando seu voto no site do Hipoglós !!! 

     Vamos prestigiar os(as) candidatos (as) da Terra.

    domingo, 27 de novembro de 2011

    Fato ou Factoide ???


    (Click na imagem para amplia-la) 

    DIRETAS JÁ !!!

     Esses Guerreiros do Corpo de Bombeiros Militares, uma das corporações que são referência e credibilidade em todo País, merecem todo meu respeito !!! 


    Na foto meus amigos Manso, De Carvalho e Valfrides que aderiram a ideia das DIRETAS JÁ !!!
     Por falar em DIRETAS JÁ, a segunda remessa das camisetas já estão prontas, tenho algumas confirmadas para entregar amanhã, e outras aguardando seus donos . . . 


     Quem desejar pode me telefonar, enviar e-mail, deixar mensagem em minha página pessoal ou confirmar por aqui mesmo


     >>>  (21)) 9831-2994 (vivo) / (21) 9905-5033 (claro)


     >>>  maraban@ig.com.br

    Lar Tia Anastácia promove festa de encerramento na Casa de Cultura Adolpho Bloch

    Teresópolis, 25 de novembro de 2011 - No último domingo, 20 de novembro, foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch o evento ‘Colhendo a Semeadura’, promovido pelo Lar Tia Anastácia, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Reunindo grande público, o evento contou com apresentações e exposições, marcando o encerramento dos trabalhos da entidade em 2011.

    A atividade contou com a participação de alunos de diversas das oficinas oferecidas pelo Lar Tia Anastácia. No teatro da Casa de Cultura, se apresentaram os alunos das oficinas de Capoeira, Hip Hop e Recreação Infantil. Já na área de circulação da Casa, o público pode conferir em exposições os trabalhos desenvolvidos nas oficinas de Geração de Trabalho e Renda, Tricô e Crochê, Corte e Costura, Tecelagem e Pintura, além dos trabalhos do projeto Olhares, de fotografia. Ao fim da apresentação foi realizada ainda uma homenagem aos professores da instituição, especialmente os voluntários.

    Com coordenação geral de Flávia Becker, o Lar Tia Anastácia atende cerca de 160 famílias, moradoras do bairro de São Pedro e adjacências, através de atividades variadas. “A apresentação representa o resultado de todo um ano de trabalho. Daí o próprio nome do evento, motivo de grande satisfação para todos nós”, comentou Alessandra Corguinha, uma das coordenadoras da entidade.

    Texto: Geórgia Jahara
    Fotos: Cláudio Furtado
     Secretaria Municipal de Cultura

    Resumo dos releases da semana

    1) TEVE INÍCIO DO COMEÇO DE NOVEMBRO A TEMPORADA DE ENCERRAMENTO DE ANO DOS CURSOS GRATUITOS DA SECRETARIA DE CULTURA. AS APRESENTAÇÕES COMEÇARAM COM O CURSO DE TEATRO INFANTIL E PROSSEGUEM ATÉ O DIA 4 DE DEZEMBRO, COM OS ALUNOS DE TEATRO ADOLESCENTE E ADULTO, NA CASA DE CULTURA E NO SESC TERESÓPOLIS. NOS ESPETÁCULOS DE ENCERRAMENTO OS ALUNOS APRESENTAM PARA PAIS, PROFESSORES E CONVIDADOS TUDO O QUE APRENDERAM DURANTE O ANO.

    2) APRESENTADA NO TEATRO MUNICIPAL NO SÁBADO PASSADO, A PREMIADA COMÉDIA “PEDRAS NOS BOLSOS” ENCANTOU O PÚBLICO. O ESPETÁCULO FOI TRAZIDO A TERESÓPOLIS ATRAVÉS DO QUARTO CIRCUITO ESTADUAL DAS ARTES, QUE TEM 53 PEÇAS CIRCULANDO PELO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. APÓS A APRESENTAÇÃO, OS ATORES LUIZ FURLANETTO E PAULO TRAJANO CONVERSARAM COM A PLATEIA A RESPEITO DO MEIO TEATRAL.

    3) SEGUINDO A PROGRAMAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E MARCANDO O DIA MUNDIAL DO DIABETES, NA ÚLTIMA SEXTA, 25, A PREFEITURA REALIZOU UM ESTUDO DE CASOS SOBRE A DOENÇA. COM O TEMA “CUIDADO DO DIABETES NA ATENÇÃO BÀSICA DE SAÚDE”, O EVENTO FOI DIRECIONADO A MÉDICOS E ENFERMEIROS DA REDE MUNICIPAL. A ATIVIDADE CONTOU COM RELATOS DE PACIENTES E ANÁLISE DE PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE NEFROLOGIA, OFTALMOLOGIA, CARDIOLOGIA, ORTOPEDIA E ODONTOLOGIA.

    4) A EQUIPE DO CLUBE COMARY CONTINUA REPRESENTANDO TERESÓPOLIS NA SUPER LIGA FUTSAL RIO - COPA SERGINHO PAIVA RIBEIRO. AS CATEGORIAS SUB-15 E SUB-17 ENFRENTARÃO O BANGU NAS SEMIFINAIS. JÁ O TERESÓPOLIS/PMT ENFRENTOU O PENTÁGONO, MAS NÃO CONSEGUIU OBTER UM RESULTADO POSITIVO, SENDO DESCLASSIFICADO NAS QUARTAS DE FINAL PELO TIME FAVORITO AO TÍTULO.

    5) POR ORIENTAÇÃO DO PREFEITO ARLEI, NA SEMANA PASSADA A SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS INTENSIFICOU A SUA ATUAÇÃO NA RUA AYMORÉS, NO MEUDON. DEMOLIÇÃO DA ANTIGA CENTRAL COLETORA DE LIXO E SUA SUBSTITUIÇÃO POR UMA CAÇAMBA; RETIRADA DE CARROS ABANDONADOS EM VIA PÚBLICA; CONSTRUÇÃO DE BUEIROS PARA O ESCOAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA E A CONTINUIDADE DO ASFALTAMENTO FORAM AS INTERVENÇÕES EXECUTADAS PELA PREFEITURA.

    6) A PREFEITURA VEM TRABALHANDO NA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA MOTTAS A ÁGUA QUENTE E A SOLEDADE, NO INTERIOR DO MUNICÍPIO. REMOÇÃO DE BARREIRAS, RECUPERAÇÃO DE TRECHO DA VIA DESTRUÍDO PELA CHUVA ATRAVÉS DE ATERRO, LIMPEZA DAS CALHAS E ABERTURA DE CANALETAS PARA O ESCOAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA SÃO ALGUNS DOS SERVIÇOS EXECUTADOS.
    O OBJETIVO É GARANTIR O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA E O TRANSPORTE COLETIVO NA REGIÃO.

    7) AS FAMÍLIAS VÍTIMAS DA CALAMIDADE DE TERESÓPOLIS E DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA ATINGIDOS PELAS CHUVAS DE 12 DE JANEIRO VÃO RECEBER O ALUGUEL SOCIAL ATÉ DEZEMBRO DE 2012. O ANÚNCIO FOI FEITO PELO SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DO ESTADO, RODRIGO NEVES. O TERMO DE COOPERAÇÃO E ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS SERÁ ASSINADO EM DEZEMBRO. ATUALMENTE, EM TERESÓPOLIS, 3.215 FAMÍLIAS RECEBEM O ALUGUEL SOCIAL, SENDO QUE 2.571 SÃO PAGOS PELO ESTADO E 644 COM RECURSO PRÓPRIO DO MUNICÍPIO.

    8) A PREFEITURA DE TERESÓPOLIS REALIZOU NO DIA 21 DE NOVEMBRO, NO PSF DA BARRA DO IMBUÍ, O DIA DA SAÚDE DO HOMEM. DURANTE O PLANTÃO, QUE REUNIU QUINZE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORAM ATENDIDOS CERCA DE 60 HOMENS. SERVIÇOS COMO CONSULTAS MÉDICAS, VACINAÇÃO, VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E DE GLICEMIA CAPILAR, EXAMES E ELETROCARDIOGRAMAS FORAM OFERECIDOS ESPECIALMENTE AOS HOMENS DA BARRA DO IMBUÍ E DAS COMUNIDADES JARDIM FEO E ESPANHOL.

    9) A SECRETARIA DE SAÚDE E O UNIFESO (CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS) REALIZAM NESTE SÁBADO, 26, ATÉ AS 3 HORAS DA TARDE, UMA AÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE. A AÇÃO INTEGRA A CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE 2011, PROMOVIDA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. AS ATIVIDADES ACONTECEM NO PSF DE VARGEM GRANDE, NO 3º DISTRITO, E NO AMBULATÓRIO DO UNIFESO, NO BOM RETIRO. O ATENDIMENTO INCLUI CONSULTAS COM DERMATOLOGISTAS E ONCOLOGISTA, PALESTRAS E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL EXPLICATIVO SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A PELE.
    10) ESTÁ ACONTECENDO NESTE FIM DE SEMANA A DÉCIMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, NO UNIFESO (CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS), NO ALTO. O ENCONTRO TEM COMO TEMA ‘TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL – POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO’. DURANTE O EVENTO, USUÁRIOS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PRESTADORES DE SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO DEBATEM A POLÍTICA MUNICIPAL DE SAÚDE E APRESENTAM PROPOSTAS DE MELHORIAS, QUE SÃO SUBMETIDAS À VOTAÇÃO PELA PLENÁRIA.

    11) estão abertas até o dia 9 de dezembro as inscrições para o preenchimento de 40 vagas para empreendedoras de artesanato e duas vagas para o ramo de alimentação no Espaço Mulher. Com cerca de 50 expositoras, a feira feminista Espaço Mulher funciona nos fins de semana e feriados na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com opções de confecção, artesanato e gastronomia. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas na Secretaria dos Direitos da Mulher pelo telefone 2643-4741.

    12) ASSINADO NO INÍCIO DA SEMANA PELA PREFEITURA E O HOSPITAL DAS CLÍNICAS O PLANO OPERATIVO DE ATENÇÃO PACTUADA. O NOVO CONVÊNIO PREVÊ UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO NÚMERO DE CONSULTAS MÉDICAS, EXAMES DIAGNÓSTICOS E CIRURGIAS, ENTRE OUTROS PROCEDIMENTOS. A PARCERIA É MAIS UMA INICIATIVA DO PREFEITO ARLEI PARA MELHORAR O ATENDIMENTO DE SAÚDE À POPULAÇÃO.

    13) TERESÓPOLIS RECEBE NESTE FIM DE SEMANA O CIRCUITO PROFISSIONAL PRO HILL DE MOUNTAIN BIKE. A PROVA REÚNE CICLISTAS DO MUNICÍPIO E DA REGIÃO SERRANA, ALÉM DE ATLETAS DE RENOME NACIONAL DA MODALIDADE, E ACONTECE EM TRILHAS NA CIDADE E NO INTERIOR. COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL, O CIRCUITO COLOCA TERESÓPOLIS NO CALENDÁRIO NACIONAL DOS ESPORTES DE AVENTURA.

    14) TERESÓPOLIS É UMA DAS CINCO CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO CANDIDATAS A RECEBER DELEGAÇÕES ESTRANGEIRAS DA COPA DE 2014 E DAS OLIMPÍADAS DE 2016. A PEDIDO DA COMISSÃO ESPECIAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO, O MUNICÍPIO ESTÁ PREPARANDO AS DEMANDAS DE INVESTIMENTOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISEM A RECEPÇÃO DOS ATLETAS. O OBJETIVO É PREPARAR A CIDADE PARA SER BENEFICIADA COM OS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS DE 2014 E 2016.

    15) ACONTECE NESTE SÁBADO NA FEIRINHA DE TERESÓPOLIS, NO ALTO, A PRIMEIRA MOSTRA PÚBLICA DOS PROJETOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. REUNINDO CERCA DE 2.600 ALUNOS DE 16 ESCOLAS MUNICIPAIS, O PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL TEM O OBJETIVO DE AUMENTAR O TEMPO DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA, VISANDO A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. DURANTE A MOSTRA, A POPULAÇÃO VAI CONFERIR OS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ESTUDANTES NAS OFICINAS DE MÚSICA, DANÇA E DE ESPORTES, OTRE OUTRAS.

    16) SEGUE ATÉ ESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 28, NA RODOVIÁRIA, A QUINTA MOSTRA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. A EXPOSIÇÃO APRESENTA CERCA DE 50 TRABALHOS PRODUZIDOS POR ALUNOS MATRICULADOS NAS CRECHES MUNICIPAIS E CONVENIADAS, NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL. O OBJETIVO É PROMOVER A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES COM A POPULAÇÃO E APRESENTAR A PRODUÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.

    17) PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPARAM DA SEMANA DA SAÚDE DO SERVIDOR DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS. O PROJETO VISA SENSIBILIZAR OS FUNCIONÁRIOS PARA UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL E PROMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SERVIDORES. A PREFEITURA REALIZOU PALESTRAS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E DOAÇÃO DE SANGUE E DISPONIBILIZOU VACINAS CONTRA HEPATITE B E ANTITETÂNICA

    18) ACONTECE NESTE DOMINGO NA FEIRINHA DE TERESÓPOLIS, NO ALTO, UMA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TAGABISMO, DAS 9 DA MANHÃ ÀS 3 HORAS DA TARDE. A ATIVIDADE ACONTECE NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER, UMA DAS PRINCIPAIS DOENÇAS DECORRENTES DO FUMO.
    OS INTERESSADOS PODERÃO TESTAR O GRAU DE DEPENDÊNCIA À NICOTINA E SE CADASTRAR PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO, QUE FUNCIONA NA SECRETARIA DE SAÚDE, NA TIJUCA. INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES PODEM SER OBTIDAS PELO TELEFONE 2743-1726.

    19) REALIZADO NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, NA CASA DE PORTUGAL, NA VÁRZEA, O SEGUNDO SEMINÁRIO DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. O EVENTO FOI PROMOVIDO PELO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. DURANTE O SEMINÁRIO FOI APRESENTADO O PROJETO QUE TEM COMO FINALIDADE ATENDER AS ESCOLAS DA ZONA URBANA E DO 2º E 3º DISTRITOS DE TERESÓPOLIS. ESTÃO PREVISTOS ATENDIMENTOS DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA, FONOAUDIOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL E TAMBÉM PARA AS VÍTIMAS DO TEMPORAL DE JANEIRO.

    20) NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 29, A SECRETARIA DOS DIREITOS DA MULHER LANÇA A CAMPANHA ‘QUEM AMA ABRAÇA’, ÀS 5 HORAS DA TARDE, NO TEATRO MUNICIPAL, NO SEGUNDO PISO DA PREFEITURA. A INICIATIVA ACONTECE EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DA CAMPANHA INTERNACIONAL “16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER” E OS 30 ANOS DO DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. HAVERÁ PALESTRAS DE AUTORIDADES DE SEGURANÇA E DE PROFISSIONAIS QUE ATENDEM MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO.

    21) DANDO CONTINUIDADE À POLÍTICA DE ANTECIPAÇÃO DO PAGAMENTO DOS VENCIMENTOS DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL, O PREFEITO ARLEI DETERMINOU QUE SEJAM LIBERADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 28, OS SALÁRIOS DO MÊS DE NOVEMBRO DOS SERVIDORES ATIVOS, JUNTO COM 50% DO DÉCIMO TERCEIRO. A SEGUNDA PARCELA DO ABONO DE NATAL DEVERÁ SER PAGA NA SEGUINDA QUINZENA DE DEZEMBRO, QUANDO ACONTECERÁ A TRADICIONAL FESTA DOS SERVIDORES DA PREFEITURA. ESTE ANO, A FESTA SERÁ NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES, EM ALBUQUERQUE, COM A PARTICIPAÇÃO DOS FAMILIARES DOS FUNCIONÁRIOS.

    22) A PREFEITURA DEU INÍCIO NESTA SEMANA AOS TRABALHOS INICIAIS DE REVITALIZAÇÃO DA VILA OLÍMPICA, COMPLEXO ESPORTIVO LOCALIZADO NO BAIRRO DE SÃO PEDRO. SERVIÇO DE DRENAGEM NO CAMPO DE FUTEBOL SOÇAITE, PREPARAÇÃO DO PISO DA PISTA DE ATLETISMO PARA A COLOCAÇÃO DE ASFALTO, ALINHAMENTO DE MEIOS-FIOS E PAVIMENTO COM BLOCO INTERTRAVADO SÃO ALGUMAS INTERVENÇÕES PREVISTAS. O PREFEITO ARLEI PRETENDE ENTREGAR O ESPAÇO TOTALMENTE RECUPERADO EM DEZEMBRO.

    23) A PREFEITURA REALIZA NESTE DOMINGO, 27, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL, O SEGUNDO SIMULADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ALERTA E ALARME INSTALADO EM COMUNIDADES DO MUNICÍPIO. O EXERCÍCIO SERÁ REALIZADO NA COREIA, GRANJA FLORESTAL E JARDIM SALACO.
    NA OCASIÃO, AS SIRENES INSTALADAS NAS COMUNIDADES SERÃO ACIONADAS, SOLICITANDO AOS MORADORES QUE SAIAM DE SUAS CASAS E SE DIRIJAM PARA OS PONTOS DE APOIO PRÉ-DETERMINADOS PELA DEFESA CIVIL. NO ÚLTIMO DIA 13 DE NOVEMBRO, A PREFEITURA REALIZOU O SIMULADO NAS COMUNIDADES DO ROSÁRIO, PERPÉTUO, CALEME, VALE DA REVOLTA E FISCHER.

    24) CONTINUA ATÉ O DIA 30 DE NOVEMBRO A CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO GADO BOVINO CONTRA FEBRE AFTOSA. QUEM POSSUI ATÉ 50 CABEÇAS TEM ATENDIMENTO GRATUITO DA PREFEITURA. A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA FORNECE A VACINA E DISPONIBILIZA TÉCNICOS PARA A APLICAÇÃO, SEM CUSTOS. O ATENDIMENTO PODE SER AGENDADO DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 8 da MANHÃ ÀS 5 HORAS DA TARDE PELO TELEFONE 2644-6905.

    25) REALIZADA SEMANA PASSADA, A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA REGISTROU A PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA DO PÚBLICO. PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE TERESÓPOLIS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE CULTURA, PELO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E PELO FÓRUM DE CULTURA, O EVENTO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEFINIR METAS PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DO MUNICÍPIO, SUBSIDIANDO AS DISCUSSÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA.

    26) COM O OBJETIVO DE DAR MAIS DINAMISMO À GESTÃO MUNICIPAL, O PREFEITO ARLEI REALIZOU O PRIMEIRO REMANEJAMENTO DE SUA EQUIPE DE SECRETÁRIOS. O ASSESSOR JOSÉ CARLOS CUNHA PASSA A OCUPAR A SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E COORDENAÇÃO. NOMEADO EM 22 DE AGOSTO COMO SECRETÁRIO DE GOVERNO, JOSÉ MARIA RODRIGUES PASSA A COMANDAR A SECRETARIA DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS. JÁ O EMPRESÁRIO ANTONIO CARLOS MOURA, QUE COORDENAVA A SECRETARIA DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DESDE O DIA 1º DE SETEMBRO, É O TITULAR DA SECRETARIA DE TRABALHO E EMPREGO, ATÉ ENTÃO OCUPADA INTERINAMENTE PELO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, LUCAS BONIFÁCIO.

    27) DANDO CONTINUIDADE À VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA DAS FONTES DA CIDADE, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTÁ DIVULGANDO O RESULTADO DA ANÁLISE FEITA NO MÊS DE OUTUBRO. DE ACORDO COM AS AMOSTRAS COLETADAS E ANALISADAS PELO LABORATÓRIO CENTRAL NOEL NUTELS, REFERÊNCIA NESTE TIPO DE SERVIÇO, DAS OITO FONTES EXAMINADAS, DUAS ENCONTRAM-SE IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO: FONTE TAUMATURGO E FONTE AMÉLIA, QUE APRESENTAM A PRESENÇA DE COLIFORMES FECAIS.


    28) QUARENTA E OITO GELADEIRAS FORAM ENTREGUES NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, DIA 25, AOS VENCEDORES DO CONCURSO CULTURAL “O QUE VOCÊ FAZ PARA USAR A ENERGIA DE FORMA CONSCIENTE”. A AÇÃO FAZ PARTE DO PROJETO “CONSCIÊNCIA AMPLA SOBRE RODAS”, REALIZADO NA CIDADE DESDE A ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA. OS AUTORES DAS MELHORES FRASES PUDERAM TROCAR SUA GELADEIRA ANTIGA POR UMA COM MENOR GASTO DE ELETRICIDADE.
    Assessoria de Comunicação
    Prefeitura de Teresópolis


    sexta-feira, 25 de novembro de 2011

    Noite de homenagens é marcada por barraco na Câmara (BadArts)

     BY Luciano Zimbrão >>> http://badarts.blogspot.com/ Noite de homenagens é marcada por barraco na Câmara - Capítulo de hoje: Paulinho Carvalho vs. Cláudio Mello - Na sessão dessa quinta, 24 de novembro, mais um embate polêmico roubou a cena da noite. A Câmara estava cheia na noite da retomada de entrega de homenagens quando, na abertura da sessão, o Vereador Paulinho Carvalho pediu a palavra, criticou duramente o Prefeito Arlei e se envolveu em mais um embate com um de seus pares. O edil reclamou da demora da Prefeitura no recolhimento do lixo hospitalar despejado num dos acessos a Beira-Linha e disse que mais uma vez a Câmara tem sido omissa e que criminosos estariam agindo no legislativo. Cláudio Mello disse que Paulinho também foi omisso quando não assinou o pedido de suspensão das contratações emergenciais suspeitas que ocorreram durante a catástrofe e pediu que o Vereador tomasse uma atitude de homem dando o nome de quem seria o criminoso na Câmara. Irritado, Paulinho rebateu lembrando que Cláudio foi um dos edis que se negaram a assinar o pedido de CPI contra Jorge Mário, proposto pelo Vereador Teixeira, ainda em 2009 e que o tempo mostraria quem são os criminosos. Perplexos, os homenageados assistiram o barraco que só teve fim após a intervenção do presidente da Casa, vereador Cleyton Valentim.

    quarta-feira, 23 de novembro de 2011

    Sensacional !!!

    Sem dúvida nenhuma esse vídeo faz parte de uma das melhores campanhas publicitárias que já assisti !!!
    De uma maneira simples e criativa, a mensagem foi passada !!!

    Câmara aprova proposições em reunião ordinária


    Na reunião de quinta-feira, dia 22, os vereadores votaram diversas proposições, solicitando benfeitorias para diversas comunidades da cidade e do interior.

    Moção 608/11 – Sugere que sejam disponibilizados binóculos para moradores e turistas que visitam a Vista Soberba, que tem visão privilegiada para diversos pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro.

    Moção 634/11 – Solicita a colocação de guard-rail na Rua do Castelinho, em curva de grande periculosidade naquela localidade.

    Moção 635/11brigo de passageiros na altura do km 76 da estrada Rio - Bahia, na Fonte Santa.

    Moção 649/11 – Solicita colocação de três braços de luz na Servidão Bahia.

    Moção 650/11 – Solicita ao Executivo que sejam enumeradas as residências na Rua Primeiro de Maio, na Quinta Lebrão.

    Moção 643/11 – Solicita que seja consertado um poste situado após a ponte existente no início da Estrada do Salaco, que está colocando em risco motoristas e pedestres.

    Moção 655/11 – Enfatiza à Febraban a necessidade de instalação de agência bancária no bairro de São Pedro, pela grande concentração populacional naquela comunidade.

    Moção 656/11 – Solicita a colocação de mais médicos para atendimento no Centro Médico Dr. Eitel Abdala, no bairro de São Pedro, principalmente em feriados e fins de semana.

    Moção 657/11 – Solicita viabilidade de criar um centro de aferição de pressão arterial no Soberbo, junto ao Centro de Turismo, nos finais de semana, para atender as pessoas que têm o hábito de fazer suas caminhadas no bairro.

    Moção 658/11 – Solicita ao Executivo Municipal a viabilidade de instalar uma UTI Neo Natal em Teresópolis.

    Moção 659/11 – Solicita ao Executivo Municipal a implantação de uma academia de ginástica na Praça da Cascata, situada na localidade de Pessegueiros, no Segundo Distrito.

    Moção 660/11 – Solicita que seja concedida meia entrada para professores e funcionários do setor educacional, público ou particular, em eventos culturais realizados em Teresópolis.


    * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *



    Projetos de lei aprovados em sessão extraordinária da Câmara Municipal
    Em sessão extraordinária, na noite desta terça-feira, dia 22, a Câmara Municipal aprovou projetos de lei de autoria do Executivo Municipal.
    O primeiro a ser discutido e votado foi o Projeto de Lei 063/11, que dispõe sobre alteração da Lei Municipal (2990/2010) referente ao Orçamento 2011. A alteração cria um crédito adicional para a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher.
    Também foi aprovado Projeto de Lei 071/11, que dispõe sobre convênio com a Unopar. O objetivo é viabilizar a realização de estágio curricular dos alunos daquela universidade em secretarias municipais.
    O Projeto de Lei 072/11 também dispõe sobre alteração da Lei Municipal 2990/2010, que se refere ao Orçamento do Município. Através do projeto é criado um crédito especial de R$ 477 mil na Secretaria de Segurança Pública. 
    * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

    Bairro de São Pedro vai ganhar Vila Olímpica revitalizada

    O bairro mais populoso de Teresópolis irá ganhar até dezembro uma Vila Olímpica totalmente revitalizada. Atendendo a pedidos do Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim, a Prefeitura está realizando obras na área de esportes e lazer situada ao lado do Tiro de Guerra e do Centro Médico Eitel Abdalla.
    Na tarde desta terça-feira, o Prefeito Arlei Rosa esteve visitando as obras, ao lado do Vereador Cleyton Valentim. Constataram a limpeza que já foi feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O local já está com novo aspecto, pois encontrava-se em estado precário.
    Acompanhados pelo responsável da Divisão de Parques e Jardins, Tião Corrêa, o Prefeito e o Presidente da Câmara conversaram sobre os serviços a serem realizados no espaço. A parte utilizada para caminhada e Cooper será asfaltada e pintada, de maneira a dar as melhores condições para os praticantes dessas atividades.
    Na parte lateral ao redor da pista será colocado piso intertravado. A caixa de areia, utilizada para prática de saltos de atletismo, está sendo recuperada.
    O campo de futebol também será recuperado. Num primeiro momento será feita drenagem, colocação de tela e de novas traves. Mas o projeto para o futuro é colocar rama sintética. “Não vai ser possível neste primeiro momento, porque teria a questão de fazer licitação e também porque a Prefeitura não está com recursos, mas nós vamos para o futuro colocar sim esta grama sintética”, explicou o Prefeito Arlei, enquanto dezenas de jovens jogavam futebol na quadra, mesmo nas condições atuais, o que só demonstra a importância da revitalização do espaço.
    O Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim, destacou a importância do serviço: “O bairro de São Pedro é carente de áreas de esporte e lazer e só temos a agradecer ao Prefeito por atender esta reivindicação que não é apenas do nosso mandato, mas da comunidade de São Pedro”, comentou o Vereador.
     VISITE O SITE DO  MARCO ANTONIO
                    www.radiomidia.net