Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Com essa bela Canção que fui presenteado por Carlos Cal, interpretada pela maravilhosa Partricia Cal, deixo minha mensagem de Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todos os amigos e internautas. 
Vale a pena perder 30 segundos e ouvir essa canção !!!



  • Em um ano conturbado como este que chega ao final, a única certeza que temos é que 2012 não poderá ser pior do que foi 2011 !!! 

    Que o Ano Novo inicie logo,  e que ele venha repleto de realizações !!!


  • Não me canso de ouvir essa canção. Uma bela mensagem na linda voz de Patricia Cal !!!

    CONTAGEM REGRESSIVA PARA 2012 . . . 

    Feliz Ano Novo para todos !!!
  • FELIZ OLHAR NOVO!


    O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

    O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.

    Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais..., mas, pensa só :
    tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
    Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?

    Quero viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio.
    Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal.
    As vezes a gente espera demais das pessoas. Normal.
    A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal.

    O ano que vai entrar não vai ser diferente.
    Muda o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que
    nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí?
    Fazer o que? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

    O que eu desejo para todos é SABEDORIA!
    E que todos saibamos transformar tudo em boa experiência!
    Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado.
    Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...
    Entender o amigo que não merece nossa melhor parte.
    Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3. Ou mude-se de classe, transforme-o em colega.
    Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

    O nosso desejo não se realizou? Beleza, não estava na hora...
    Não deveria ser a melhor  coisa pra esse momento.
    Me lembro sempre de um lance que eu adoro:
    “CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE”.

    Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano.
    Não adiante lutar contra isso.
    Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam bem diferentes.

    Desejo para todo mundo esse olhar especial.

    O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal,
    Se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.
    Somos fracos, mas podemos melhorar.
    Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
    O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular...ou...
    Pode ser puro orgulho!
    Depende de mim, de você! Pode ser.
    E que seja!!!

    FELIZ OLHAR NOVO!!!
    Que o ano que inicia seja do tamanho que você fizer.
    Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que
    Fizermos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos
    Jus e acreditarmos neles!

    Autor: Carlos Drummond de Andrade

    segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

    De 1ª de Janeiro à 31 de Dezembro: Dia Mundial do Heterosexual !!! Eu gosto muitio . . .

    Quer anunciar sua Empresa, seus Produtos, Serviços ou Negócios ? Maraban Publicidades, a certeza de grandes Negócios !!!



    Feliz Natal e Feliz Ano Novo nesta bela canção e na linda voz de Patricia Cal !!!

    Com essa bela Canção que fui presenteado por Carlos Cal, interpretada pela maravilhosa Partricia Cal, deixo minha mensagem de Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todos os amigos e internautas. Vale a pena perder 30 segundos e ouvir essa canção !!!
     
                                                               

    Queima de fogos e show do Só Pra Contrariar marcam a virada do ano em Teresópolis

          



    Teresópolis, 22 de dezembro de 2011 – A Prefeitura está preparando uma programação especial para comemorar a virada do ano em Teresópolis. A proposta é resgatar a auto-estima do teresopolitano, oferecer opções de lazer aos moradores e visitantes e renovar as esperanças de dias melhores em 2012.

    “Apesar de todas as dificuldades do Município, decidimos realizar uma comemoração simples para marcar o fim do ano em Teresópolis, com apresentações e iluminação no Natal, e shows e queima de fogos no Ano Novo. Com trabalho e determinação, queremos mostrar que Teresópolis se renova a cada dia”, explica o Prefeito Arlei.

    No dia 31 de dezembro, a partir das 22h, haverá show com Frank & Banda na Praça Governador Portela, ao lado da Prefeitura. Na sequência, subirá ao palco o Grupo Só Pra Contrariar para fazer a contagem regressiva com o público e saudar a chegada de 2012. Em formato de concha e com telão, o palco já começou a ser montado. À meia-noite, terá início a tradicional queima de fogos, na Colina dos Mirantes, no bairro Fazendinha. Serão dez minutos de um belo espetáculo de efeitos e cores no céu para brindar a chegada do novo ano, e que poderá ser avistado de diferentes pontos da cidade.

    SPC
    Grupo de pagode criado em Uberlândia (MG) em 1989, tornou-se extremamente popular apostando na vertente romântica do estilo. O primeiro disco saiu em 1993, conseguindo vendas surpreendentes graças ao estouro das faixas "Que Se Chama Amor", um samba romântico, e "A Barata", um pagode de duplo sentido.
    Com o passar do tempo o grupo buscou uma imagem mais sofisticada, dando ênfase às interpretações românticas e ao visual dos integrantes. O Só Pra Contrariar – formado por Alexandre, Fernando, Luis Vital, Serginho, Hamilton, Luis Fernando, Alexandre Popó, Rogério e Juliano Pires – se tornou um dos conjuntos de pagode mais bem-sucedidos no Brasil.

    Depois de oito discos com o SPC, em 2002 o vocalista Alexandre Pires decide deixar o grupo e se dedicar exclusivamente à sua carreira solo. Mas o cantor preparou o terreno para que seu irmão Fernando Pires, baterista do SPC, assumisse o seu lugar.                                                                                          

    RESUMO DOS RELEASES DA SEMANA

    1) TERESÓPOLIS GANHARÁ UM NOVO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS). A UNIDADE SERÁ CONSTRUÍDA EM BONSUCESSO E ATENDERÁ FAMÍLIAS DO 3º DISTRITO, COM SERVIÇOS DE PSICÓLOGO, ASSISTENTE SOCIAL, CADASTRAMENTO PARA O BOLSA FAMÍLIA E CESTAS BÁSICAS. A ASSINATURA DO TERMO DE PARCERIA ENTRE PREFEITURA E ESTADO DEVE ACONTECER AINDA EM DEZEMBRO, QUANDO O SECRETÁRIO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, RODRIGO NEVES, VIRÁ À CIDADE PARA FORMALIZAR A PRORROGAÇÃO DO PAGAMENTO DO ALUGUEL SOCIAL ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DAS CHUVAS POR MAIS 12 MESES.

    2) O PREFEITO ARLEI INAUGUROU NO DIA 12 DE DEZEMBRO A CRECHE EDOMIRO DOS REIS PACHECO – TIO DOMIRO, NO JARDIM FÉO. COM CINCO AMPLAS SALAS DE AULA, BERÇÁRIO, FRALDÁRIO, BRINQUEDOTECA, REFEITÓRIO, COZINHA, LAVANDERIA, ALMOXARIFADO, SANITÁRIOS ADAPTADOS E SETOR ADMINISTRATIVO, A CRECHE TEM CAPACIDADE PARA ATENDER ATÉ 125 CRIANÇAS DOS SEIS MESES AOS CINCO ANOS. É A SEGUNDA CRECHE INAUGURADA NO GOVERNO ARLEI. A PRIMEIRA FUNCIONA NA BEIRA LINHA.

    3) EMPOSSADOS NO DIA 9 DE DEZEMBRO OS INTEGRANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DO CONSELHO DO FUNDEB (FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE
    VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO). O CONSELHO DE EDUCAÇÃO TEM COMO ATRIBUIÇÃO ACOMPANHAR E FISCALIZAR O SISTEMA DE ENSINO DO MUNICÍPIO, EM ARTICULAÇÃO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
    JÁ O CONSELHO DO FUNDEB ACOMPANHA E CONTROLA A TRANSFERÊNCIA E APLICAÇÃO DOS RECURSOS REPASSADOS AO MUNICÍPIO PELA UNIÃO, ENTRE OUTRAS AÇÕES.

    4) A PREFEITURA PROSSEGUE COM OS TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DAS LOCALIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS DO INÍCIO DO ANO. EQUIPES DA SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS REALIZAM DIVERSAS AÇÕES, COMO RETIRADA DE BARREIRAS, ENTULHOS E LAMA E LIMPEZA DE BUEIROS NA ESTRADA JOSÉ GOMES DA COSTA JÚNIOR, NA POSSE. COM O TRABALHO, OS ÔNIBUS VOLTARAM A CIRCULAR NORMALMENTE, INDO ATÉ O PONTO FINAL DO CAMPO GRANDE.
    5) A PREFEITURA REALIZA NESTE DOMINGO, 18, O TERCEIRO SIMULADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ALERTA E ALARME INSTALADO NO MUNICÍPIO. DESTA VEZ, O TREINAMENTO ACONTECE NO PIMENTEL, CORTA VENTO, QUINTA LEBRÃO E FONTE SANTA. O SISTEMA AVISA OS MORADORES DE ÁREAS DE RISCO SOBRE A OCORRÊNCIA DE CHUVAS FORTES, PARA QUE SE DIRIJAM A LOCAIS SEGUROS DEFINIDOS PELA DEFESA CIVIL.  O SISTEMA DE ALERTA, COM SIRENES, JÁ FOI INSTALADO NO ROSÁRIO, PERPÉTUO, CALEME, VALE DA REVOLTA, FISCHER, GRANJA FLORESTAL, COREIA E JARDIM SALACO.

    6) MARCADA PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA, 19, REUNIÃO NA SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER, COM INTEGRANTES DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, SOBRE A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADAS DOS BAIRROS EM 2012. O EVENTO TEM COMO PROPOSTA PROMOVER A INTEGRAÇÃO ESPORTIVA E SOCIAL ENTRE OS REPRESENTANTES DAS COMUNIDADES URBANAS E RURAIS QUE PARTICIPAM DA COMPETIÇÃO.  NO ENCONTRO SERÃO DISCUTIDAS AS NORMAS DA COMPETIÇÃO, O CALENDÁRIO OFICIAL E AS MODALIDADES QUE SERÃO DISPUTADAS.

    7) QUEM RECEBE O AUXÍLIO MORADIA, PAGO PELO MUNICÍPIO PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS DE 12 DE JANEIRO, DEVE IR À SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ATÉ O DIA 30 DE DEZEMBRO PARA SE RECADASTRAR. A ATUALIZAÇÃO DOS DADOS É OBRIGATÓRIA PARA AS 672 FAMÍLIAS QUE RECEBEM O AUXÍLIO MORADIA DA PREFEITURA. OS 2.571 BENEFICIÁRIOS DO ALUGUEL SOCIAL PAGO PELO GOVERNO DO ESTADO NÃO PRECISAM SE RECADASTRAR. O ATENDIMENTO ACONTECE NA SEDE DA SECRETARIA, NO ALTO, SENDO QUE O RECADASTRAMENTO SEGUE UM CRONOGRAMA DE DATAS POR BAIRROS. INFORMAÇÕES PELO TELEFONE (21) 2742-3080.

    8) Jogando um amistoso no dia 10, no Ginásio Pedrão, a equipe Teresópolis/PMT goleou a equipe Amigos do Flamengo por 9 a 3. a partida marcou a despedida das atividades deste ano da equipe de futsal da categoria Sub-13. O retorno das atividades de todas as equipes de futsal de base (Sub-9 até Sub-17) está marcado para 16 de fevereiro, para preparação dos jogadores às competições de 2012. 

    9) continua a programação ARTÍSTICA do projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’. NESTE SÁBADO, 17, A ATRAÇÃO NA TENDA MONTADA NA PRAÇA BALTHASAR DA SILVEIRA, NA VÁRZEA, É O RECITAL DE NATAL, COM O PIANISTA MARCIO POMBO E O SOPRANO DENISE BELIPAX, ÀS 8 E MEIA DA NOITE. NO DOMINGO, 18, TEM APRESENTAÇÃO DE BALÉ E JAZZ, DOS ALUNOS DA CASA DE CULTURA, ÀS TRÊS HORAS DA TARDE, E O ESPETÁCULO ‘PASTORIL, UM NATAL BRASILEIRO’, ÀS 8 E MEIA DA NOITE.

    10) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente entregOU equipamentos de informática e mobiliário ao Conselho Tutelar de Teresópolis. O contrato de comodato FOI ASSINADO NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, 15. O objetivo é a implantação do Sistema de Informação para Crianças e Adolescentes, serviço que visa melhorar o atendimento em defesa dos direitos da infância e da juventude no município. O SERVIÇO será instalado na nova sede do Conselho Tutelar, NA Rua Darcy Menezes de Aragão, 51, NA Várzea.

    11) APRESENTADO NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, 14, O ANDAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SISTEMA DE ALERTA DE CHEIAS EM TERESÓPOLIS, QUE MEDE A INTENSIDADE DAS CHUVAS NAS CABECEIRAS DOS RIOS E A CAPACIDADE DE VAZÃO DOS CURSOS D’ÁGUA. O INFORME FOI REPASSADO PELO SECRETÁRIO ESTADUAL DO AMBIENTE, CARLOS MINC, E PELA PRESIDENTE DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE, MARILENE RAMOS. O SISTEMA TERÁ AO TODO SEIS ESTAÇÕES, SENDO QUE CINCO JÁ ESTÃO FUNCIONANDO: CALEME, COMARY, FONTE SANTA, MEUDON E PRATA. A PREVISÃO É DE QUE O SERVIÇO SEJA LEVADO AO INTERIOR DO MUNICÍPIO.

    12) AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZARAM NO ÚLTIMO DIA 13 A SOLENIDADE DE FORMATURA DOS PROGRAMAS PIQUE JOVEM E CAPACITAR 2011, NO TEATRO MUNICIPAL. O PROGRAMA PIQUE JOVEM ATENDE AOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PAULO FREIRE, NO VALE DO PARAÍSO, E CEROM, NO BAIRRO DE SÃO PEDRO. JÁ O PROGRAMA CAPACITAR 2011, QUE TEVE DURAÇÃO DE QUATRO MESES, FOI DIVIDIDO EM DOIS MÓDULOS: A FORMAÇÃO DE MONITORES PARA SUPORTE TÉCNICO NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA INSTALADOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, E A CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

    13) O Prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, foi um dos homenageados pela Câmara Municipal de São José do Vale do Rio Preto em Sessão Solene na noite da última quinta-feira, 15. Arlei recebeu o título de Cidadão Honorário Rio-pretano das mãos do Vereador Rubens Carvalho, que destacou sua atuação à frente do Executivo Municipal de Teresópolis. Entre os demais homenageados da noite estava o Prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon.

    14) A peneira do Fluminense, categorias 14 e 16 anos, que aconteceria no dia 16, foi remarcada para o dia 23 de dezembro, às 9 horas, para a categoria 14 anos, e às 11 horas, para a categoria 16 anos. O LOCAL É O VÁRZEA FUTEBOL CLUBE, NA ERMITAGE. Segundo a Secretaria de Esportes, a decisão foi tomada em conjunto com o Fluminense, por conta da chuva dos últimos dias, que encharcou o campo, com risco de prejudicar o desempenho dos atletas. Para mais informações, os telefones da Secretaria de Esportes são (21) 3641-5884 e 3641-5516.

    15) Com cerca de 300 participantes entre alunos, professores, equipes diretivas e funcionários, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação, realizou sua festa de encerramento do ano letivo de 2011, no Teatro Municipal. O encontro foi marcado por exposições de artesanato, apresentações culturais, premiações e exibições. O objetivo foi proporcionar a confraternização das equipes dos cinco Pólos da EJA, além de valorizar as atividades desenvolvidas durante o ano e incentivar novas matrículaS.

    16) A Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com as polícias Militar e Civil, está promovendo a campanha ‘Saidinhas de Banco – Motivando a cultura de paz e autoproteção’. A PROPOSTA É alertar a população sobre este tipo de crime, que se torna mais frequente nesta época do ano. Estão sendo distribuídos 10 mil panfletos com dicas sobre como se prevenir. O material também ressalta que não se deve reagir a um assalto e indica telefones de emergência: Secretaria de Segurança Pública – 3642-8205; Polícia Civil – 2641-4850; Guarda Municipal – 3642-8299; e Polícia Militar – 190.

    17) REALIZADA NO DIA 12, NA Casa Espanhola, a confraternização do grupo de natação DA SecretAria de Esportes e Lazer. Competições entre os alunos, presentes e muita diversão marcaram o encerramento das atividades do grupo na temporada de 2011. O retorno do CURSO de natação está previsto para o dia 16 de janeiro. Os interessados em fazer parte do projeto podem procurar a Secretaria de Esportes, localizada no Ginásio Pedrão, NA Várzea, em horário comercial.

    18) O novo colegiado do Conselho Municipal de Saúde tomou posse NA quinta-feira, 15, para a gestão 2012/2013. A solenidade contou com a eleição da mesa diretora que vai coordenar os trabalhos até dezembro de 2012. Valdir Paulino foi eleito presidente do Conselho. Na ocasião, a Secretaria de Saúde apresentou a Justificativa dos Recursos do Bloco de Vigilância em Saúde, que foi avaliada e aprovada pelos conselheiros, o que vai possibilitar o desbloqueio de verbas para o setor. A próxima reunião do Conselho de Saúde está agendada para o dia 19 de janeiro, às 7 HORAS DA NOITE, no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

    Plantão Defesa Civil de Teresópolis



    Teresópolis, 16 de dezembro de 2011 – A Prefeitura Municipal de Teresópolis informa que a Defesa Civil monitorou durante toda a noite o nível de chuva que caiu no município e continua trabalhando em estado de alerta, com agentes atuando em sistema de plantão.

    A Defesa Civil foi acionada para apenas uma ocorrência na noite do dia 15 de dezembro: uma queda de árvore no Meudon, por volta das 23 horas. Os bairros Meudon, Coréia, Vale da Revolta, Jardim Meudon e parte do Bom Retiro ficaram sem luz até por volta de 1h da madrugada, quando o abastecimento de energia foi restabelecido.

    Os telefones da Defesa Civil de Teresópolis são: 2741-1970 ou 199.

    Nota: Fabiana Fuchs

    Prefeitura promove campanha para alertar população sobre a ‘saidinha de banco’



    Estão sendo distribuídos 10 mil panfletos com dicas sobre prevenção ao crime



    Teresópolis, 15 de dezembro de 2011 – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com as polícias Militar e Civil, está promovendo a campanha ‘Saidinhas de Banco – Motivando a cultura de paz e autoproteção’ - para alertar a população sobre este tipo de crime, que se torna mais frequente nesta época do ano. Estão sendo distribuídos 10 mil panfletos com dicas sobre como se prevenir.

    “Seguindo a orientação do Prefeito Arlei, produzimos o material de alerta à população, especialmente aos idosos, principal alvo dos criminosos, sobre a famosa saidinha de banco, pois o Natal é um período de grande movimentação e pessoas aproveitam para praticar furtos e roubos devido a grande circulação de dinheiro”, afirmou o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio Da Luz, enfatizando a importância da parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar e Polícia Civil neste trabalho de conscientização.

    Entre as dicas estão ficar atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas, no interior ou entorno da agência bancária; ao entrar no banco, observar se não está sendo seguido; e procurar não sacar grandes quantias de dinheiro. O panfleto informa ainda que caso a pessoa esteja sendo seguida na rua, deve entrar em uma loja e chamar a polícia ou a Guarda Municipal.

    O material também ressalta que não se deve reagir a um assalto e indica telefones de emergência: Secretaria de Segurança Pública – 3642-8205; Polícia Civil – 2641-4850; Guarda Municipal – 3642-8299; e Polícia Militar – 190.

    Texto: Mara Lúcia

    Secretaria de Educação realiza formatura dos programas Pique Jovem e Capacitar



    Teresópolis, 14 de dezembro de 2011 - A Prefeitura de Teresópolis, através das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, realizou na última terça-feira, 13 de dezembro, a solenidade de formatura dos programas Pique Jovem e Capacitar 2011, no Teatro Municipal. O evento, que contou com a participação da Primeira-dama Alessandra Rosa, da Secretária de Educação, professora Neli Pampillón, e da Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, entre outras autoridades, marcou o fim de um ano vitorioso para a Educação de Teresópolis.

    O programa Pique Jovem é realizado em parceria pelas Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, atendendo aos alunos das escolas municipais Paulo Freire, no Vale do Paraíso, e Cerom, no bairro de São Pedro. Já o programa Capacitar 2011, que teve duração de quatro meses, foi dividido em dois módulos: a formação de monitores para suporte técnico nos laboratórios PROINFO, localizados nas unidades escolares municipais. Tal capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). E o módulo de capacitação para o mercado de trabalho, que foi ministrado pelo Centro de Formação Profissional (CEFOP).

    Para a Secretária de Educação, professora Neli Pampillón, a oportunidade de formação dada pelo Governo Municipal é apenas o início de um futuro que eles mesmos devem buscar, estudando mais e acreditando muito. “Parabenizo e desejo um futuro brilhante a todos esses alunos, principalmente aos estudantes que pertencem à Educação de Jovens e Adultos, onde passei os últimos 28 anos de minha vida dando aula”, emocionou-se a Secretária.

    A formatura contou com a exibição de vídeos produzidos pelo Núcleo Tecnológico Municipal e pelo Centro de Formação Profissional, além da apresentação musical da cantora Gisele Câmara. Ao final, os alunos receberam os certificados de formação das mãos da Primeira-dama Alessandra Rosa e ganharam presentes do Coordenador do CEFOP, Pedro Tosetti, do Coordenador do NTM, professor Gustavo Roquette, e da Coordenadora do Programa Pique Jovem, professora Fátima Machado que, emocionada, agradeceu a todos os presentes.

    “Agradeço aos alunos por acreditarem que podem fazer de suas vidas algo melhor, vocês são vitoriosos. Agradeço à Secretária Neli, por acreditar nos projetos e criar o Capacitar 2011, à Subsecretária de Educação, Sandya Filgueira Pinto, por ajudar no encaminhamento desses alunos ao mercado de trabalho Também agradeço aos pais e responsáveis por confiarem no nosso trabalho, deixando seus filhos conosco. Valeu a pena”, comemorou Fátima Machado.

    Texto e Fotos: Marcelo Ferreira

    Prossegue programação do projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as esperanças’


             
    Teresópolis, 14 de dezembro de 2011 - Após a festa de inauguração, no último sábado, dia 10 de dezembro, prossegue com sucesso a programação artística do projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, o projeto conta com decoração e iluminação, além da programação artística prevista até 7 de janeiro de 2012 e que vem despertando o interesse do público na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

    “Cumprindo a orientação do Prefeito Arlei, elaboramos uma festa simples, porém digna do que representa o Natal, com decoração e programação artística de qualidade, com corais, orquestras e espetáculos de dança e teatro. As atrações vêm agradando em cheio ao público, provando, mais uma vez, a vocação e o bom gosto dos teresopolitanos. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

    Na tenda especial montada na Praça Balthasar da Silveira, a primeira atração da programação artística foi a Orquestra Camerata Theresa Christina, que se apresentou no dia da inauguração do projeto, 10, sob a regência do maestro Zdenek Svab, seguida do Grupo Encantos e Batuques, no domingo, 11.

    Na segunda, dia 12, o público assistiu o Coro de Jovens da Primeira Igreja Batista de Teresópolis. Sob a regência de Jane Barbosa, os 25 componentes apresentam a Cantata de Natal ‘Maravilhoso Conselheiro’, com narração e interpretação de diversas peças. E logo depois, foi a vez do espetáculo de dança ‘Aladdin’, apresentado majestosamente pelos bailarinos do Grupo Dançarte. Com direção de Hebe Otto, o espetáculo lotou a Praça Balthasar da Silveira contando, através da dança, as aventuras de Alladin e Jasmine.

    Nesta terça, 13, a programação continuou com a Orquestra de Câmara Carioca. Composta por 11 músicos, com instrumentos de sopro e corda, a orquestra se apresentou sob a regência de Vilane Trindade, encantando a plateia. No repertório, peças como a ‘Abertura D8’, de Schubert, e ‘Exultate Jubilate’, de Mozart, entre outras, além de clássicos natalinos. O concerto teve a participação especial do soprano Anne Meyer como solista, que impressionou o público.

    Nesta quarta, dia 14, foi a vez do Coral Municipal, que apresentou concerto natalino sob a regência do maestro Ricardo de Oliveira, com acompanhamento do pianista Márcio Pombo.

    As atrações têm agradado a população. “Maravilhoso. Um grupo dirigido por uma abnegada e competente Hebe Otto, lindas músicas, lindas coreografias, lindas bailarinas, mães, pais, famílias inteiras assistindo sem piscar, levando cultura para suas almas. Parabéns a todo o grupo e também à Secretaria de Cultura pelo belo trabalho”, elogiou o professor de educação física Sylvio Couto, que assistiu ao espetáculo Alladin.

    “Estou achando a programação toda muito interessante. Assisti ao ballet e vim assistir a Orquestra Carioca. Fiquei encantada. Embora não seja meu estilo preferido, fiquei impressionada com a energia passada pelo grupo e a regente. Parabéns”, enalteceu a professora Jecilene Modesto Nascimento.

    A programação artística do projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’ continua nesta quinta, 15, e vai até domingo, 18, na Praça Balthasar da Silveira. Na semana que vem, as atenções se voltam para a sede da Prefeitura, onde será realizado de 20 a 23 de dezembro, sempre às 20h, o Espetáculo de Som e Luzes, com a participação do Coral Infantil formado pelos alunos da rede municipal de ensino. E, encerrando as festividades, será realizado ainda o Encontro de Folias de Reis, no dia 7 de janeiro de 2012, na Praça Balthasar da Silveira.

    Vale lembrar que, além da programação artística, o projeto ‘Natal Teresópolis, Renovando as Esperanças’ conta com iluminação das principais ruas da cidade, árvores de Natal montadas em frente à Prefeitura e no início da Avenida Feliciano Sodré, decoração dos pórticos de entrada da cidade, no Soberbo e na Avenida Lúcio Meira, e decoração especial na Praça Balthasar da Silveira, com microlâmpadas, presépio, trenó do Papai Noel e a tenda onde estão sendo realizadas as apresentações artísticas.

    Programação:

    Período de 10 a 18 de dezembro · Praça Balthasar da Silveira

    15/12 · 20h · Balaio da Cultura
    Espetáculo de Natal com as agentes culturais Jeanette Albuquerque, Patrícia Araújo, Mônica Botafogo e Andrea Sant’ Anna.

    16/12 · 20h · Coro Servus · Igreja Batista Serrana
    Com cerca de 40 integrantes, entre jovens e adultos, o Coro Servus apresenta o musical ‘O esplendor do Natal’, sob a regência da maestrina Márcia Leite.

    17/12 · 20h30 · Recital de Natal com Denise Belipax e Márcio Pombo
    A voz da soprano Denise Belipax, acompanhada pelo pianista Márcio Pombo, trazendo à tona compositores extraordinários da música clássica como: Bach, Haendel, Mozart e Gounod.

    18/12 · 15h · Apresentação dos alunos de Ballet e Jazz da Casa de Cultura
    Espetáculo de encerramento anual dos cursos gratuitos de ballet e jazz da Secretaria de Cultura, com apresentação das turmas de todos os níveis, do Baby Class ao Médio 3. Coordenação das professoras Rafaela Ribeiro e Natália Gonçalves.

    18/12 · 20h30 · Espetáculo ‘Pastoril: Um Natal brasileiro’
    Auto popular encenado por ocasião do período natalino, apresentado pelo Coral da Casa de Portugal e pelo Coral Infantil George March. Direção de Célia Seabra.


    Período de 20 a 23 de dezembro · Sacada da Prefeitura

    · 20h · Espetáculo de Som e Luzes
    Uma grande novidade deste ano é o espetáculo de som e luzes na fachada do Palácio Theresa Christina, prédio da Prefeitura, servindo como cenário para a apresentação do Coral Infantil da rede municipal de ensino.

    Dia 7 de janeiro · Praça Balthasar da Silveira

    · 16h · Encontro de Folias de Reis
    Folias de Reis de Teresópolis e Nova Friburgo se apresentam encerrando as festividades natalinas

    *Programação sujeita a alterações.


    Texto: Geórgia Jahara
    Crédito das fotos para Cláudio Furtado (Orquestra de Câmara Carioca) e Geórgia Jahara (Coro de Jovens 1ª Igreja Batista e Espetáculo Alladin)

    Secretaria Municipal de Cultura

    Governo do Estado apresenta Sistema de Alerta de Cheias de Teresópolis



    Município contará com seis estações de medida da intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios

    Teresópolis, 14 de dezembro de 201 – Com o objetivo de apresentar o andamento da implantação do programa Sistema de Alerta de Cheias em Teresópolis, que mede a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios e a capacidade de vazão dos cursos d’água, o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, estiveram em Teresópolis nesta quarta-feira, 14.

    O programa Limpa Rio, que atua na dragagem, desobstrução e limpeza dos rios no município, também esteve em pauta. Além disso, foi realizado um fórum de debates sobre a recuperação das áreas atingidas pelo temporal de janeiro.

    O Prefeito Arlei agradeceu o apoio do Governo Estadual no trabalho de recuperação do município após o temporal de 12 de janeiro. “Quero fazer um agradecimento especial ao Governo do Estado pela ajuda durante todo esse processo de recuperação da nossa cidade. Há 15 dias, chegaram mais máquinas para auxiliar nos serviços. No momento, essas máquinas estão em Santa Rita”, afirmou o Prefeito, informando que nesta quinta-feira, 15, irá a Nova Friburgo para a assinatura da prorrogação, até dezembro de 2012, do pagamento do Aluguel Social para as famílias atingidas pelo temporal.

    Na ocasião, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, pontuou o trabalho realizado pela Prefeitura, em parcerias com o Governo Estadual e outras instâncias da sociedade civil, como a implantação do Plano Municipal de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil e do Sistema de Alerta e Alarme. O Coronel enalteceu a participação da população nos treinamentos sobre o funcionamento do Sistema.

    O Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, também frisou a relevância de as comunidades aderirem aos exercícios do Sistema de Alerta e Alarme e defendeu a criação de parques fluviais na cidade. “Além de proteger os rios, os parques fluviais podem funcionar como ferramenta de turismo, lazer e educação ambiental”, afirmou. Minc destacou ainda a importância de programas de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, para evitar que pessoas se instalem em áreas de risco. 

    A Presidente do Inea, Marilene Ramos, fez um balanço sobre as ações emergenciais executadas, como dragagem dos rios assoreados e vistorias e dimensionamento de seções hidráulicas das pontes danificadas, e elencou projetos em andamento. Está sendo implantando o Programa de Controle de Inundações e ampliado o Sistema de Alerta de Cheias. Além disso, estão no cronograma obras de controle de inundações e recuperação ambiental e o Sistema de Prevenção e Gerenciamento de Desastres do Estado do Rio.

    “O Governo Federal aprovou os projetos que apresentamos e já liberou recursos na ordem de R$ 50 milhões para a primeira fase da reconstrução, que inclui construção de barragens e proteção de taludes nos rios Príncipe, Imbuí e Paquequer”, comunicou Marilene Ramos, comentando que o edital de licitação para contratação das empresas que vão executar os serviços deve ser lançado na próxima semana e que, além disso, há outros projetos que serão incluídos no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

    O encontro contou com a presença de Secretários Municipais, Vereadores, líderes comunitários, representantes do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Movimento Nossa Teresópolis, Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Rotary Club. A promotora de Justiça Anaísa Malhardes, do Ministério Público Estadual, e o comandante do 16º GBM, tenente-coronel Flávio Castro, também participaram do evento.

    Ao final das apresentações, houve um debate no qual representantes de várias comunidades puderam fazer seus questionamentos sobre as ações de recuperação de suas localidades. Questões relacionadas à Defesa Civil foram respondidas pelo Secretário da pasta, Coronel Roberto Silva, e pela Gerente de Projetos do Inea, Maria Alice Ferreira. O Ouvidor Municipal Luiz Carregal anotou as demandas, que serão encaminhadas para as secretarias pertinentes.

    Sistema de Alerta de Cheias

    Composto por estações pluviométricas, que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios, e pluviofluviométricas, que medem a capacidade de vazão dos cursos d’água, o sistema funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas a cada 15 minutos sobre as condições do tempo e de aumento do nível d’água dos rios para o Centro de Controle Operacional do Inea.

    Em Teresópolis, o sistema terá ao todo seis estações, sendo que cinco já estão funcionando (Caleme, Comary, Fonte Santa, Meudon e Prata) e os dados podem ser consultados no site do Inea, http://inea.infoper.net/inea/. A previsão é de que o sistema seja ampliado para o interior do município.

    O engenheiro hidrólogo do Inea, Luiz Paulo Souza Viana, falou sobre a instalação do Sistema de Alerta de Cheias em Teresópolis. “O Sistema foi criado com o objetivo de informar autoridades e a população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações”, explicou o engenheiro hidrólogo. A meteorologista do Inea, Priscila Luz Barcellos, explicou as diferenças entre previsão e observação de chuvas intensas.


    Texto: Mara Lúcia