Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais uma escola em Magé !!!

 A prefeitura de Magé vai inaugurar uma nova escola nesta sexta feira, 30 de março, a partir das 18 horas no distrito de Suruí. A unidade que tem o nome de um antigo vereador de Magé que residia no quarto distrito, Waldair José do Amaral, tem capacidade para atender 500 alunos divididos em dois turnos.
Prefeito Nestor Vidal

A nova unidade escolar que tem oito salas de aula irá atender aos alunos da Escola Municipalizada Quaresma. Na inauguração haverá a presença de dois personagens para divertir os alunos, palhaço, camas elásticas, luta de cotonetes, tobogã, além de um show com uma cantora gospel da região. 


quinta-feira, 22 de março de 2012

Hemonúcleo convoca população para doação de sangue


Teresópolis, 22 de março de 2012 - O Hemonúcleo de Teresópolis está pedindo a participação da população na doação de sangue. O banco municipal precisa aumentar o número de doadores habituais e repor os estoques, que estão em baixa. Além de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras, a instituição tem como objetivo conscientizar a todos para que este seja um gesto de cidadania e solidariedade contínuo.

“Buscamos desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando. Defendemos a fidelização da doação porque precisamos repor o estoque constantemente”, explicou a responsável pela captação de doadores, Rita Valadão, pontuando que deve ser respeitado um intervalo desde a última doação de três meses para a mulher e dois meses para o homem.

Para doar sangue

Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O Hemonúcleo Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.



Texto: Mara Lúcia

quarta-feira, 21 de março de 2012

Comunidades tem reivindicações aprovadas por Vereadores

Mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal foi realizada na terça-feira, dia 20 de março, quando assuntos importantes para a população foram debatidos e votados. Seguem os pedidos aprovados em plenário e seus respectivos autores. Vejam alguns desses pedidos:
 
ADEMIR ENFERMEIRO (PMDB)
O Vereador sugere ao Executivo Municipal a implantação do tratamento com toxina botolínica, que funciona como relaxante muscular, para os pacientes de AVC. Ademir também pediu a colocação de cobertura no ponto de ônibus localizado em frente à Creche Mariazinha Janotti, no bairro de Fátima.
 
DR. CARLÃO (PMDB)
O Vereador reapresentou moção em que pede as obras de reforma do centro odontológico do Cemusa, mas destacou que aquela unidade de saúde no Bairro de São Pedro já está passando por reformas em ritmo acelerado. O Vereador sugeriu também que o Município busque um convênio com a CRT para utilização do prédio onde funcionava a praça do pedágio de Três Córregos. Outra proposição do Vereador Dr. Carlão foi de que seja criado um curso de formação anti-drogas para jovens de Teresópolis. O assunto foi debatido por outros vereadores, que parabenizaram o Vereador Dr. Carlão pela proposição e reforçaram a importância de outras ações neste sentido, surgindo a sugestão de que seja feita uma audiência pública sobre o tema. Após vários pronunciamentos, o Presidente Cleyton Valentim deixou a proposição de que esta audiência seja realizada já no mês de abril.
 
CLEYTON VALENTIM (PR)
O Vereador Cleyton, Presidente da Câmara Municipal, teve aprovada moção onde reivindica construção de rede de esgoto para a servidão 39, da Rua Fileuterpe, no Bairro de São Pedro. O Presidente também reivindicou que seja estudada a viabilidade de manter a presença de guarda municipal para organização do trânsito no entroncamento das Ruas Pache de Faria e Acácio Varejão em virtude da obra da galeria que está sendo construída naquela trecho do Bairro de São Pedro. Outra preocupação do Vereador Cleyton foi solicitar da empresa concessionária de transporte coletivo a ampliação dos horários das linhas de ônibus que atendem a comunidade do Meudon e os inúmeros trabalhadores que atuam nas empresas localizadas naquele bairro.
 
MARCELO OLIVEIRA (PMN)
O Vereador apresentou importantes pedidos, alguns já feitos anteriormente, como a construção de uma ciclovia na Avenida Rotariana, no Soberbo. O Vereador também sugere a criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico do Município. Marcelo Oliveira pede ainda construção de abrigo com banco para os passageiros no entroncamento da Avenida Presidente Rossevelt com Rua José Pancetti. E ainda a criação do ônibus de turismo e comércio gratuito, no trajeto Feirinha – Centro.
 
WAGUINHO (PSC)
O Vereador pede verificação e limpeza de galerias e asfaltamento na Rua Zelina Maria Viana, no Meudon. Waguinho solicita ações semelhantes também para a Rua Alda, no Parque Imbuí. O Vereador também apresentou moções pedindo pavimentação, limpeza e iluminação para a Rua Abílio Augusto da Costa, no Vale do Paraíso, e para a Estrada Daldt Oliveira, no Quebra Frascos.  A recuperação da Rua México, em Albuquerque, foi outro pedido apresentado pelo Vereador.
 
ANJINHO (PSD)
O Vereador Ângelo Gallo, o Anjinho, apresentou pedido de colocação de ambulância no posto de saúde de Venda Nova. Anjinho também pediu a instalação da rede de abastecimento de água na Rua Adelino Silva, em Canoas. O Vereador também teve aprovada moção que solicita à Secretaria Estadual de Educação a criação de um curso profissionalizante de enfermagem em Teresópolis. Também através de Indicação, o Vereador aponta necessidade de obra de asfaltamento em rua no Loteamento São José, em Mottas.

Ministério da Saúde revoga obrigatoriedade do Cartão SUS

Usuários podem fazer o documento sem pressa
Teresópolis, 21 de março de 2012 – O Ministério da Saúde revogou, através da Portaria Conjunta Nº 3, de 19 de março de 2012, a obrigatoriedade do Cartão SUS para os usuários do SUS - Sistema Único de Saúde. Os usuários podem se dirigir a um dos postos de saúde do município para solicitar com tranquilidade o Cartão Nacional de Saúde – Cartão SUS.


“O cartão continuará sendo emitido pela Secretaria de Saúde, porém os pacientes não precisam ter pressa para solicitar o documento, pois o atendimento continua sendo feito normalmente. Com esta medida, a secretaria pretende adotar uma estratégia para confeccionar os cartões de forma ordenada, sem a necessidade de os usuários enfrentarem filas e instabilidades no sistema do DataSUS, observadas neste período”, explica o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Para solicitar o cartão basta se dirigir a qualquer posto de saúde ou à Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, levando carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para os menores de idade é necessário apresentar a certidão de nascimento, comprovante de residência e a carteira de identidade da mãe.

A iniciativa de criar o Cartão Nacional de Saúde tem a finalidade de produzir um banco de dados que identifique os usuários de todo o Brasil e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país, mediante o número de identificação estabelecido pelo Ministério da Saúde.


“Com o registro do cartão será possível monitorar o histórico de consultas, exames, cirurgias e internações de quem passa pela rede pública e reunir essas informações em uma base de dados nacional que será acessada por todo hospital público, em qualquer município. O médico poderá saber, por exemplo, a data, a cidade e o número de vezes que um paciente foi internado e ter mais informações sobre o seu histórico clínico”, esclarece Carlos Otávio Sant’Anna.

Texto: Mara Lúcia

Secretaria de Segurança marca presença em café comunitário da Polícia Militar

Teresópolis, 21 de março de 2012 – O café comunitário promovido pelo 30º Batalhão da Polícia Militar na manhã desta quarta, 21, na Igreja Metodista Central – Catedral da Paz, na Várzea, reuniu representantes de associações de moradores de dez comunidades, da cidade e do interior. Também participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública – através da Coordenação da Guarda Municipal, da Associação de Mães contra a Pedofilia, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis, do Rotary Clube, do Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do 
Estado do Rio de Janeiro), do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Teresópolis e da agência local do Banco do Brasil.  

Coordenado pelo Comandante do 30º BPM, Tenente-coronel Mário Márcio Pereira Fernandes, acompanhado do Subcomandante, Tenente Coronel José Augusto, o principal tema do café comunitário foi o reforço do policiamento ostensivo no município.

A permanência por maior período de tempo de policiais militares nos DPOs (Destacamentos de Policiamento Ostensivo) da cidade e interior, a intensificação das operações de apreensão de motociclistas imprudentes e sem documentação e a atuação de guardas municipais nos horários de entrada e saída de estudantes da escola municipal de Pessegueiros, no 2º Distrito, foram alguns dos pedidos apresentados ao comando da PM. Todas as solicitações foram anotadas para serem avaliadas e ter o atendimento adequado.

“Essa reunião é importante para ouvir a comunidade, pois a Polícia Militar se aproxima da sociedade, ouve as suas demandas e planeja de forma mais eficiente o policiamento do município”, destacou o Tenente-coronel Fernandes, que iniciou o encontro fazendo um balanço da atuação da PM nos meses de janeiro e fevereiro, período de grande circulação de turistas e visitantes na cidade.

Para o Secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz, o café comunitário realizado mensalmente pela Polícia Militar contribui para conscientizar a população das responsabilidades e deveres tanto das autoridades policiais quanto dos cidadãos. “É através desse trabalho de parceria e de integração entre poder público e comunidade que podemos encontrar soluções para os problemas apresentados”, assinalou.

No final da reunião foram divulgados os telefones de contato da Polícia Militar para o encaminhamento de pedidos, impressões e sugestões: o de emergência 190, o da Sala de Operações (21) 2641-4746 e o Disque Denúncia (21) 2742-7755.

O próximo café comunitário do 30º Batalhão da Polícia Militar está marcado para o dia 18 de abril, na Igreja Metodista Central – Catedral da Paz (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 274 - Várzea).

Representantes da Polícia Militar e da sociedade debatem temas sobre a segurança pública em Teresópolis 
Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada

Prefeitura inaugura nova escola em Suruí

A Prefeitura de Magé irá inaugurar uma nova escola na próxima sexta feira, 23 de março, a partir das 17 horas no distrito de Suruí. A unidade que tem o nome de um antigo vereador de Magé que residia no quarto distrito, Waldair José do Amaral tem capacidade para atender 500 alunos divididos em dois turnos.

Na nova unidade escolar tem oito salas de aula irão atender aos alunos da Escola Municipalizada Quaresma. Na inauguração a atração principal é o show do grupo Imaginasamba e haverá a presença de personagens para divertir os alunos, palhaço, camas elásticas, luta de cotonetes, tobogã, além de um show com uma cantora gospel da região. A Escola Municipal Waldair José do Amaral está localizada na Rua Capitão Antônio de Paula, s/nº, no Partido em Suruí e o evento é aberto ao público.





segunda-feira, 19 de março de 2012

Magé avança no JAI com futsal



O fim de semana foi de vitórias e derrotas para as equipes mageenses que estão competindo nos Jogos Abertos do Interior (JAI). As equipes de futsal feminino e masculino venceram mais uma etapa do campeonato, mas as equipes de vôlei saíram da competição após serem derrotadas.

A equipe de futsal masculino jogou em casa, no ginásio poliesportivo de Pau Grande, contra o time de Cantagalo, a emocionante partida terminou com o placar de 10 a 6 para Magé. O técnico da equipe, Renato, usou a estratégia de trocar todo o time que estava em quadra no primeiro tempo, que terminou 3x2 para Magé, e colocar jogadores descansados e preparados para o segundo tempo que definiu a goleada.

As meninas do futsal de Magé também não ficaram para trás, em uma difícil partida, com muita raça o time conseguiu fazer dois gols na equipe de Cantagalo, ganhando o jogo por 2x0. Os dois gols foram feitos pela jogadora Daiane de Oliveira Marques, que mora no primeiro distrito (Magé) e está mostrando talento a cada partida. Outro destaque foi a Thayane Almeida, conhecida como Negueba, e deu um show na zaga.

As equipes vôlei perderam por 2 sets a zero , tanto a masculina que disputou em Três Rios, quanto a feminina que jogou em Teresópolis.

Campanha de combate à dengue continua chegando aos bairros

Agente de Saúde Marcos Reimol orienta a vendedora Maria das Graças Rodrigues sobre as dicas de prevenção à dengue

Teresópolis, 19 de março de 2012 – Nesta segunda, 19, equipe da Vigilância Ambiental e integrantes do Programa de Combate à Dengue, ligados ao Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, passaram o dia na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, dando continuidade à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Distribuição de folhetos educativos e esclarecimentos sobre a importância das medidas para evitar criadouros do inseto são as principais ações da equipe.

Moradora do Pimentel, a vendedora Maria das Graças Rocha Rodrigues parou para ouvir as orientações. “Muito boa essa campanha, porque se a dengue bater em Teresópolis vai ser um problema sério, pois tem muita água acumulada por aí”, disse. “Da nossa casa a gente cuida, mas cada um tem que fazer a sua parte”, completou.

Iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 5 de março, na Calçada da Fama, no centro da cidade, a campanha itinerante de prevenção à dengue em Teresópolis foi levada ao Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea, ao bairro de São Pedro e prossegue a cada segunda-feira em uma comunidade diferente. Na próxima segunda, 26, a ação acontecerá na Quinta Lebrão.

Equipe da Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à dengue no bairro de São Pedro 
 Prevenção
Combater a dengue é uma tarefa que deve ser realizada todos os dias. Como o mosquito se reproduz onde há água parada, é preciso ter atenção especial a todos os objetos e locais que podem acumular o líquido. Manter tonéis, barris e caixas d’água bem tampados, encher de areia os pratos das plantas, trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavá-los com escova e sabão uma vez por semana, manter as calhas dos telhados sempre limpas para facilitar o escoamento da água, não deixar água acumulada sobre a laje e manter a lixeira bem fechada são alguns cuidados que devem ser tomados diariamente.

Informações sobre prevenção à dengue podem ser obtidas no Setor de Controle de Zoonoses, pelo telefone (21) 2742-7272, ramal 210. Já sobre o monitoramento da água de fontes e nascentes, o ramal é 222.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves

REDE ECONOMIA >> ITENS DA TV - Quarta Feira 21/03/2012

Segue ABAIXO, os produtos que a REDE ECONOMIA diponibilizara em PROMOÇÃO, em todas as suas lojas, nesta próxima Quarta Feira  (21-03.2012).

- Pá, peito e Acém kg  - - - - - - - - - R$ 6.79

- Espaguete Semola CADORE 1k - - R$ 1.85

- Bacalhau COD desfiado kg - - - - - R$ 14.50

- File de merluza pacote 1kg - - - - -  R$ 6.70
- Alho importado graúdo a granel kg -R$ 3.80
- Batata lavada Kg - - - - - - - - - - - R$ 0.75

- Tomate kg - - - - - - - - - - - - - - - R$ 1.10

- Cebola Nacional kg - - - - - - - - - R$ 1.20



domingo, 18 de março de 2012

Justiça aceita denúncia contra festa de Habib no Hotel Alpina





















"- Confraternização “salgada” promovida pela Câmara vira denúncia e processo contra ex-presidente do legislativo.


Por: Anderson Duarte (Jornal O DIÁRIO)

Uma confraternização organizada pela Câmara de vereadores de Teresópolis para celebrar o aniversário da cidade e também para realizar a entrega da medalha George March, orçada em quase 60 mil reais, acabou na Justiça e deve culminar em condenação e perda do cargo para os envolvidos na organização do festejo. O processo aceito e aberto pelo magistrado Mauro Guita, é originário de uma denúncia do Ministério Público de improbidade administrativa. São réus, além do presidente da época, outros dois integrantes da direção da Câmara, o Hotel Alpina, onde ocorreu a festa e o município de Teresópolis, através da administração municipal.


Apesar de não ser um novato entre os réus de processos de improbidade, Habib Tauk, que à época ocupava a presidência da Casa, deve ter dificuldades de se defender e se livrar de mais uma. Depois de inúmeras irregularidades no período em que ocupou o cargo máximo do Legislativo municipal, já expostas aqui em nossas páginas, o edil volta à cena com outra irregularidade contra o erário público."

Matéria Completa na edição impressa do Jornal O DIÁRIO de Teresópolis !!!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Restaurante cidadão: 2,5mil refeições diárias e instalações multitarefas


Técnicos do Estado vieram ao município apresentar ao prefeito Nestor Vidal a planta e planejamento do restaurante cidadão que será implantado no município neste ano. A estrutura irá abrigar, além do restaurante, salas para atendimento e destinadas à realização de cursos de capacitação para população de acordo com o novo padrão que o governo federal deseja implementar em todas as unidades.
As instalações de restaurante cidadão de Piabetá terão dois pavimentos com acessibilidade para deficientes físicos e cadeirantes, e com capacidade prevista para servir cerca de 2,5mil refeições por dia.
 “A intenção é tornar este complexo, uma referência gastronômica no município”, disse o prefeito. Em conjunto com a pasta de Habitação e Urbanismo, representada pelo secretário Gustavo Morgado, os técnicos estão avaliando as condições do espaço que será destinado à construção que é propriedade do governo do estado e foi cedido a Prefeitura de Magé, localizado em Piabetá, um dos polos de maior concentração e movimentação de pessoas no município.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Rede Economia (Promoções deste final de semana 16 / 17 / 18 de Março)

- Margarina QUALY 500gr -----------------R$ 2,99
- Fraldinha (peça) kg ------------------------R$ 9,98
- Coxa c\ Sobrecoxa de frango kg -----------R$ 2,69
- Pernil suino c/osso s/pele kg --------------- R$ 4,79
- Asa de frango kg -------------------------- R$ 4,99
- Açucar CARAVELAS 1kg ---------------- R$ 1,49
- Feijao preto CALDO MARROM kg------- R$ 2,29 
- Alcatra / Contra-Filé (peça)kg ------------- R$ 12,85
- Café PILAO 500gr ---------------- R$ IMPUBLICÁVEL !!!
- Leite longa vida BARRA MANSA / GODAM / 
VINDANATA 1L --------------------------- R$ 1,79
- Sabao em pó ASSIM 1kg -------------- ----R$ 1,99
- Picanha / File-mignom (peça) kg ----- -------R$ 19,98
- Pizza  semi-pronta 460g/ -------------------- R$ 5,99
- Lazanha semi-pronta 650g sabores SADIA --R$ 5,99
- Lingüiça calabresa / fina mista  SADIA Kg ---R$ 6,99
- Milho verde / Ervilha PREDILECTA 200gr --R$ 0,99
- Oleo LIZA milho / girassol 900ml ------------R$ 4,49
- File de merluza do alaska pacote 1kg---------R$ 7,99
- TEKITOS SADIA sabores 300gr ------------R$ 2,79
- Azeite portugues extra virgem SERRATA/ 
QUINTA REAL -------------------------------R$ 5,99
- Maionese Liza tradional 500gr ----------------R$ 2,19
- Espaguete Semola CADORE 1kg -------------R$ 1,99
- Farinha de Trigo UTIL Especial 1 kg ----------R$ 1,29
- Leite em po AURORA integral 400gr ---------R$ 4,59
- Biscoito recheado VISCONTI sabores 125g --R$ 0,69
- Bolo ANA MARIA plus vita sabores 80gr -----R$ 1,29
- Queijo bola / minas padrao / mini lanche (peça / pedaço)
MARILIA kg ------------------------------------R$ 18,98
- Iogurte liquido DANITO / PAULISTA /
 CORPUS BREAK 170g/180g ------------------R$ 0,99
- Sorvete SLOOP Sabores 2L -------------------R$ 8,99
- Batata Congelada Pré Frita RICA 400g -------- R$ 1,99
- Salame italiano SADIA kg ----------------------R$ 29,98
- Suco de caju JANDAIA 500ml -----------------R$ 1,59
- Vinho GALIOTTO 1L --------------------------R$ 9,98
- Xarope de Guaraná GUARAPLUS 1L ----------R$ 3,75
- Refresco de Guaraná GUARAPLUS Copo 12X290ml 
(splash -  unidade sai à R$=0,49) ------------------R$ 5,88
- Energy drink NUCLEAR ENERGY 269ml-------R$ 1,99
- Fralda LOOPING DISNEY pratica P/M/G/XG --R$ 7,99
- Detergente liq. MINUANO fragâncias 500ml---- R$ 0,99
- Papel higienico COTTON folha dupla 
leve 24 pague 22 -----------------------------------R$ 17,99


quarta-feira, 14 de março de 2012

Em Magé: Secretaria de Obras lança projeto de reurbanização com participação popular

Um mutirão de obras tomou conta das ruas do bairro da Barbuda, no primeiro distrito, realizando reparos que colaboram para melhorar a qualidade de vida dos mageenses. A iniciativa da parceria das secretarias de Obras, Manutenção e Serviços Públicos é um projeto chamado “Se essa rua fosse minha” que além de dar nova vida às ruas da cidade, convoca a participação da popular através de pesquisas de opinião onde podem indicar as intervenções que mais necessitam.



  “Hoje começa uma revolução no município”, disse o secretário de serviços públicos, Marcos Peçanha, que acompanhou a ação nas ruas da Barbuda, primeiro local a receber o projeto. Durante uma semana, os funcionários estão fazendo capina, pintando meio-fio, asfaltando vias e tapando buracos.
O prefeito Nestor Vidal também foi acompanhar as obras do mutirão na comunidade e ressaltou a importância da gestão participativa que se manifesta através de realizações deste porte. “É preciso mostrar que estamos aqui para realizar melhorias e estamos nos dedicando ao máximo para atender as demandas da população. A participação popular é fundamental para que o projeto seja um sucesso”, concluiu o prefeito.

E com o povo dizendo o que mais precisa, cada rua terá um morador representante para fazer a ponte com o poder público. Na pesquisa popular, os moradores solicitaram instalação de lombadas, limpeza da rede de esgotos e também da área urbana.

Outras localidades no município serão beneficiadas, a intenção é levar o projeto para atender simultaneamente bairros do primeiro e sexto distritos na fase de implantação, na expansão, outros distritos vão receber as obras.

Reunião do Fórum da Agenda 21 com o Ibase

Informamos, como indicativo de pauta, que acontece nesta quinta-feira, dia 15, às 14h, na ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), reunião do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis com o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).

De acordo com a Coordenação do Fórum, o Ibase vem desenvolvendo o projeto Incid (Indicadores de Cidadania) e solicitou a reunião com os membros do Fórum da Agenda 21 e outros potenciais parceiros que possam contribuir para o debate a respeito da atuação cidadã em Teresópolis. Está prevista também uma conversa sobre os dados obtidos na primeira etapa do projeto (Cidadania Vivida). 


Nesta etapa, foram levantados 18 indicadores de cidadania, com o objetivo de mostrar as condições de cidadania hoje vivida nos 14 municipios que compreendem a chamanda area de atuação do Incid. Entre esses 14 municípios encontra-se Teresópolis. O Ibase fará um apresentação do projeto e vai validar as primeiras informações que foram levantadas em fontes secundárias (dados do IBGE, Datasus etc).

A ACIAT fica localizada na Av. J.J. de Araújo Regadas, 142, na Várzea. 




Projetos de lei aprovados em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Teresópolis

Em sessão extraordinária, na noite desta terça-feira, dia 13, foram votados em regime de urgência, vários projetos de lei de autoria do Executivo Municipal. Um dos projetos autoriza a Prefeitura a realizar leilão público de bens inservíveis da administração pública.

Também foi aprovado projeto que altera redação de artigo da Lei 2950, que trata da Bolsa de Formação Municipal de Segurança Pública, a ser paga a Guardas Municipais que concluírem cursos de formação profissional.
Foram aprovados outros dois projetos que promovem alteração na Lei do Orçamento de 2012, abrindo créditos suplementares para realização de programas municipais.
Os demais projetos debatidos e votados foram de autorização à Prefeitura para celebrar termos de uso a título precário para caseiros em escolas municipais. Como determina a legislação, para que a Prefeitura firme estes termos para que pessoas residam em imóveis utilizados para estabelecimentos de ensino público é preciso contar com a aprovação da Câmara. Os projetos aprovados são voltados para as Escolas Municipais Estado de Israel, no Salaco, Hilário Ribeiro, no Quebra Frascos, e Ivo da Ponte Cunha, em Córrego das Pedras, na região de Venda Nova.

Reivindicações das comunidades são aprovadas no plenário da Câmara

Na sessão da Câmara Municipal na terça-feira, dia 13, também foram colocadas em votação diversas proposições que representam reivindicações feitas por comunidades de bairros e localidades das áreas urbana e rural de Teresópolis. Vejam algumas delas:
 
O Vereador Anjinho (PSD)
Apresentou três proposições voltadas para comunidades do interior. Anjinho pede a instalação de telefone público na barraca do Lelo, na localidade de Alegria, em Bonsucesso, no Terceiro Distrito. Ele também teve aprovada a moção que pede a criação da linha de ônibus Pessegueiros – Imbiú via Prates, que ligaria o Segundo ao Terceiro Distrito. E para a Estrada do Boqueirão, em Vargem Grande, nas proximidades do Hotel Le Canton, o Vereador reivindica a instalação de quatro braços de luz.
 
Dr. Carlão (PMDB)
A realização de obra de reforma e ampliação do Cemusa, inclusive com a colocação de elevador para atendimento a idosos e portadores de necessidades especiais, foi tema de moção do Vereador também aprovada em plenário. Outro pedido do Dr. Carlão solicita ao Executivo que se estude a possibilidade de ceder terreno ao lado do Posto de Saúde de Albuquerque para que a igreja evangélica Casa de Louvor possa utilizá-lo em forma de comodato ou título precário. Por fim, foi aprovado pedido de Carlão para a instalação de cadeira odontológica nos postos de saúde de Albuquerque, Vargem Grande, Venda Nova e Araras.
 
Major Anderson (PRB)
Apresentou sua preocupação com o extravasor de Paineiras, através de duas moções. Uma pede ao órgão estadual INEA a obra de desassoreamento do referido extravasor, ainda com a colocação de degrau na entrada do túnel para que o curso d’água seja retomado. O Vereador também apresentou outra moção encaminhada à Comissão de Ambiente da Alerj, solicitando que a mesma se empenhe para garantir que o Governo Estadual destine a verba para a obra de desassoreamento.
 
Marcelo Oliveira (PMN)
A necessidade de aquisição de mais uma ambulância de socorro emergencial para o 16º Grupamento de Bombeiros Militares de Teresópolis foi tema de proposição do Vereador. O Vereador também teve aprovado pedido que solicita ao Executivo Municipal e ao Governo do Estado que venham a intervir junto à Febraban para colocação de caixa eletrônico no Terminal Rodoviário.
 
O Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR)
Apresentou pedido ao Executivo que seja construída uma academia ao ar livre e de uma piscina olímpica ou semi olímpica no bairro de São Pedro, fomentando a prática desportiva e os cuidados com a saúde para a comunidade.
 
Após a votação das moções, foram lidas as Indicações que serão encaminhadas diretamente ao Executivo.
 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Abertura do JAI em Magé é marcada com vitória da equipe feminina de futsal

Magé está entre os 42 municípios participantes dos Jogos Abertos do Interior (JAI), competindo em 7 categorias as equipes começaram neste último domingo, 11 de março, a disputar as modalidades esportivas.
A abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande. O prefeito Nestor Vidal compareceu a abertura e falou sobre a importância do esporte entre os jovens, “o futuro do país está na mão dos nossos jovens, e tenho certeza de que o esporte é um grande aliado para apoiar essa juventude.” Disse o prefeito.
A primeira competição a ser disputada no município foi a de Futsal feminino contra o time de Petrópolis, e foi em Pau Grande na “terra de garrincha” que a equipe feminina brilhou em uma emocionante partida que terminou com o placar de 4x3 para o time da casa. 

O prefeito, que assistiu ao jogo, ficou surpreso com a habilidade das meninas que segundo ele “chutam a bola com força e tem muita disposição e vontade”. A surpresa maior foi a goleira do time de Magé, a Naná, que defendeu bolas aparentemente impossíveis, e ainda armou jogadas com suas companheiras, que resultaram em gols.
Enquanto a partida acontecia em Magé, outras equipes jogavam em outros municípios. No próximo domingo a equipe feminina enfrentará o time de Cantagalo em Teresópolis.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Empresários de Teresópolis podem se inscrever para participar da Super Expofood

Inscrições para a Feira de Alimentos seguem até domingo, 11 de Março.

Teresópolis, 6 de março de 2012 – Prosseguem até domingo, 11, as inscrições para os empresários dos ramos de alimentação e bebidas de Teresópolis interessados em participar da 24ª Super Rio Expofood 2012, que acontece de 20 a 22 de março, no Riocentro.

São oferecidas 40 vagas para o evento, considerado uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina. A caravana, inteiramente gratuita, sairá de Teresópolis no dia 21 de março, com concentração às 11h, em frente à Prefeitura, e previsão de retorno às 22h.

A iniciativa do SESI/SENAI Teresópolis/Nova Friburgo conta com a parceria do SIDANF (Sindicato de Panificação de Nova Friburgo) e da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As reservas e confirmações devem ser feitas pelos telefones do SESI de Nova Friburgo, (22) 2525-6225 e (22) 9208-8359, ou pelo email msrocha@firjan.org.br, com Michelly Rocha. As inscrições também podem ser realizadas através do SIDANF pelo número (22) 2523-6350, com Daniele Lopes ou Alessandro.

Este ano são esperados 45 mil visitantes, que aproveitarão a oportunidade para estreitar laços, dar e receber informações, trocar experiências e fechar negócios e parcerias.  A estimativa é de que sejam gerados em torno de R$ 130 milhões em compras e contratações nos três dias do evento.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder, a participação na Expofood é importante para a atualização dos empresários do ramo. “Com esta iniciativa, pretendemos oferecer aos empresários desses segmentos a oportunidade de conhecer equipamentos mais modernos, fazer contatos com fornecedores e até fechar negócios. É a chance de atualizar conhecimentos, modernizar seus estabelecimentos e melhorar o atendimento ao público”, pontua.

A Feira contará com auditórios destinados a palestras especializadas para a 24ª Convenção Supermercadista, o 13º Seminário Nacional de Panificação & Confeitaria e para o 16º Rio Gourmet, que acontecerão paralelamente à Super Rio Expofood.