Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

domingo, 30 de outubro de 2011

Mario Tricano fala sobre a importância da Feirinha do Alto e eventos de qualidade para Teresópolis.

Em recente entrevista na TV Cidade - Canal 09 -  (RCA), o Empresário e ex Prefeito Mario Tricano, abordou alguns temas muito importantes para o Desenvolvimento de Teresópolis. Entre tantos assuntos que foram comentados, um tema muito importante foi lembrado por Tricano. Vejam o vídeo abaixo:
 

O lugar mais agradável para as suas confraternizações !!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reunião teve debates e votações de proposições na Câmara Municipal

Na noite desta terça-feira, dia 25, aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis. Os Vereadores debateram assuntos de interesse da população e votaram moções reivindicando benfeitorias para diversas comunidades.

Moções aprovadas

Após as discussões iniciais, os Vereadores debateram e votaram diversas proposições.

Moção 431/11 – Solicita a desobstrução de bueiros da Estrada da Fonte Santa, no bairro do mesmo nome.

Moção 432/11 – Solicita que seja colocada iluminação pública a vapor de sódio, na Rua do Sítio, Quinta Lebrão.

Moção 546/11 – Solicita que seja determinada a colocação de placa de advertência dos riscos de uso de esteróides anabolisantes em academias e locais de prática esportiva e de educação física.

Moção 603/11 – Reivindica o asfaltamento em toda extensão da Rua Flávio Bortoluzzi de Souza, no bairro do Alto.

Moção 604/11 – Solicita construção de abrigo de passageiros no entroncamento da Avenida Presidente Roosevelt com a Rua José Pancet.

Moção 611/11 – Reivindica a colocação de dois redutores de velocidade na Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro do Espanhol.

Moção 612/11 – Solicita policiamento ostensivo nas redondezas da Escola Paulo Freire, no Vale do Paraíso, no horário de chegada e saída dos alunos.

Moção 620/11 – Solicita colocação de dois braços de luz na Rua Curumin, no Meudon

Moção 621/11 – Solicita colocação de caçamba de lixo na servidão 769, na Rua Tupi, no Meudon.

Moção 624/11 – Solicita colocação de abrigo de passageiros na Rua Armando Guinle, na Granja Guarani.

Moção 625/11 – Solicita a regulamentação da locação de animais e charretes no Forte Apache, no bairro do Alto.


Moção 606/11 – Solicita a criação da Semana de Prevenção de Acidentes de Motos, visando campanhas de prevenção contra estes tipos de acidentes.

Vereadores aprovam Projeto que viabiliza a realização da Conferência Municipal de Saúde.

Ao encerramento da sessão ordinária na noite desta terça-feira, dia 25, foi realizada uma reunião extraordinária para votação em Regime de Urgência de Projeto de Lei de autoria do Executivo. A votação tornará possível a realização da Conferência Municipal de Saúde, já que a administração do prefeito afastado Jorge Mario, não havia alocado recursos para a realização do evento que define diversas normas e políticas da saúde pública do Município.
O Projeto de Lei 073/11 autoriza alteração da Lei Orçamentária. Com a aprovação do mesmo, fica o Executivo autorizado a alterar a Lei Municipal 2990/10 referente ao Orçamento. Para a realização da Conferência, através deste Projeto de Lei, o Município irá relocar crédito adicional de 30.000,00.
O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.
urante os dez dias de greve teriam acontecido muitas medidas visando diminuir

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Teresópolis

Inscrições para X Conferência Municipal de Saúde vão até o dia 14 de novembro

Teresópolis, 26 de outubro de 2011 – Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a X Conferência Municipal de Saúde de Teresópolis. Os interessados em participar devem se dirigir à Sala do Conselho de Saúde, localizada na Secretaria de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para se inscrever é necessário apresentar original e cópia dos documentos solicitados. Cada segmento participante terá direito a uma quantidade limitada de vagas.

A X Conferência de Saúde de Teresópolis acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto, e terá como tema ‘Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS’. Durante o evento, a política municipal de saúde será analisada, assim como propostas de melhorias devem ser apresentadas por grupos de discussão que serão formados.

Dentro de cada grupo representado (usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviço público e privado), haverá delegados titulares e suplentes com direito a voto. “Haverá também vagas para interessados em participar como observadores, sendo que esses terão direito a voz e participarão nos grupos de trabalhos e demais atividades, no entanto, sem direito a voto”, explica o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino. Para mais informações, o telefone da Sala do Conselho é (21) 2641-4569.

Documentos para inscrição

Entidades/Delegados
Estatuto;
Ata da última eleição da diretoria;
Comprovante de endereço;
Comprovante de CNPJ;
Indicação do representante legal; e
CPF e comprovante de endereço do representante legal.

Observadores
Carteira de identidade;
CPF; e
Comprovante de endereço.
      Texto: Mara Lúcia                                                                                             
O apresentador Hélio Carracena recebeu os Empresários João Nogueira, Nadim Kantara e Mario Tricano em recente entrevista na TC Cidade - Canal 09 - RCA. Muitos foram os temas que entraram na pauta que inicialmente previa um foco maior no Turismo, mas como não poderia deixar de ser, muito se falou sobre os problemas que a Cidade de Teresópolis vivencia neste atual momento e muitos fatos do passado também, foram lembrados. Num certo momento dessa entrevista, o apresentador Hélio Carracena cogitou a possibilidade do TRICANO estar ou não inelegível conforme os seus antigos e possíveis adversários andam pregando. Muito lúcido e dono de tamanha certeza e tranquilidade, TRICANO explicou juridicamente sua situação eleitoral e embasado em documentos, provou definitivamente que seus direitos políticos estão garantidos dentro da legalidade e respaldados em documentos que fez questão de mostrar para os telespectadores da TV Cidade.
Gravei todo o vídeo e procurei editar os melhores momentos em 03 partes:

Segue abaixo a primeira parte dessa entrevista: 



Em breve mais 02 partes restantes dessa entrevista !!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Teresópolis participa de campanha contra o câncer de mama

Teresópolis participa de campanha contra o câncer de mama

 

Prefeitura e Instituto Avon realizam ação social neste sábado, 29, na Praça Olímpica

 

Teresópolis, 14 de outubro de 2011 Acontece neste sábado, dia 29, das 12h às 18h, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, o evento “Outubro Rosa – Teresópolis contra o Câncer de Mama”, destinado às mulheres em geral e familiares. Com realização da Prefeitura, através da Secretaria dos Direitos da Mulher, em parceria com o Instituto Avon, a ação faz parte da campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e contará ainda com o apoio das secretarias municipais de Saúde, de Cultura, de Educação e de Esportes e Lazer, bem como da OAB Mulher.

 

Trata-se de uma grande ação social, que oferecerá diversos serviços de graça à população, como palestras sobre o câncer de mama, oficinas sobre a importância do auto-exame de mama, além de aferição de pressão arterial, medição de glicose, distribuição de preservativos, informações sobre aleitamento materno e massoterapia. Corte de cabelo e maquiagem também estarão à disposição do público. Esclarecimentos sobre os direitos da população feminina e informações jurídicas, com equipes da Secretaria dos Direitos da Mulher e da OAB Mulher também estão incluídas na ação. 

A programação inclui ainda caminhada, com concentração às 12h na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, e percurso até a Praça Olímpica, espaço onde serão desenvolvidas as ações de sensibilização. Atividades culturais, apresentação de banda escolar, brinquedos infláveis para a diversão do público infantil e partida de vôlei feminino são outras ações que serão disponibilizadas ao público.



OUTUBRO ROSA – TERESÓPOLIS CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Horário
Atividades
A partir de 12h
Ação Social na Praça Olímpica com corte de cabelo, informações sobre o câncer de mama, oficinas sobre autoexame de mama, aferição de pressão arterial, medição de glicose, distribuição de preservativos, campanha de aleitamento materno, orientação sobre direitos da mulher, informações jurídicas, massoterapia, maquiagem

12h
Concentração e caminhada da Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, em direção à Praça Olímpica, na Várzea
14h
Atividades culturais, brinquedos infláveis, partida de vôlei feminino
16h
Show de mulheres e apresentação de banda escolar
18h encerramento
Instituto Avon e Prefeitura


Texto: Silvia Pimentel

Prefeitura promove curso de primeiros socorros para trilheiros e jipeiros

Teresópolis, 24 de outubro de 2011 – Trilheiros e jipeiros de Teresópolis participam nesta quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, do Curso de Primeiros Socorros promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceira com o Corpo de Bombeiros. A capacitação acontece das 18h às 21h, no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca, e será ministrada pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos Souza.

“Os jipeiros e trilheiros fizeram um excelente trabalho na ocasião do desastre de janeiro, ajudando no resgate e acolhimento das vítimas. Por isso, estamos disponibilizando este curso para eles visando a transmissão do conhecimento técnico em primeiros socorros para que, se preciso, estejam preparados”, ressalta o Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, tenente Jaime Medeiros.

Os assuntos abordados serão sinais vitais; técnicas de reanimação; transporte de vítimas; tipos de ferimentos (queimaduras, cortes profundos, fraturas); e acidentes caseiros.

Texto: Mara Lúcia

Prefeitura distribui folheteria, exibe vídeos e divulga Teresópolis no 3º Salão Estadual de Turismo

Teresópolis, 24 de outubro de 2011 – Depois de marcar presença na Abav 2011 – a Feira das Américas, a Prefeitura colocou Teresópolis em evidência e divulgou o município como destino turístico em outro importante evento: o 3º Salão Estadual de Turismo, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo no último sábado, 22, e domingo, 23 de outubro, na Praia de Copacabana. Com o slogan “Conheçam o Rio por dentro”, o evento serviu para mostrar os atrativos turísticos do Rio de Janeiro e dos municípios do interior fluminense, divulgando suas belezas naturais e pontos culturais e históricos. Programação de cursos, oficinas e workshops cumpriu o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na indústria do turismo.

Teresópolis ocupou estande da Região Serra Verde Imperial, cedido pelo Governo do Estado, onde disponibilizou sua folheteria e potencialidades para o turismo de lazer, de aventura, de negócios e para o ecoturismo. Equipes da Secretaria Municipal de Turismo e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau distribuíram ao público material com a localização dos melhores estabelecimentos de hospedagem, gastronomia e serviços da cidade, identificando os atrativos e meios de acesso. As belezas naturais do município foram destacadas através da exibição de dois vídeos institucionais: um produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura e outro assinado pela ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis).

Montado em uma estrutura de 3.200m² e contanto com representantes de mais de 50 cidades turísticas fluminenses e de nove Convention Bureau, o Salão Estadual de Turismo registrou cerca de 12 mil visitantes apenas no sábado, primeiro dia aberto ao público. As pessoas buscaram nos diversos estandes dos municípios do interior do Estado informações sobre os atrativos turísticos das cidades. Também compraram artigos de artesanato e produtos da agricultura familiar das cidades serranas e acompanharam várias apresentações culturais.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Carlos Tucunduva, que prestigiou a abertura oficial do evento na sexta-feira, 21, uma cerimônia exclusiva para autoridades e convidados, o Salão funcionou como importante vitrine para mostrar as potencialidades turísticas de Teresópolis e conquistar novos visitantes. “Mostramos o que temos de potencial turístico através de folheteria e exibimos vídeo institucional com as belezas naturais do município, o turismo rural e de aventura, revelando que Teresópolis está cada vez mais linda”.

Segundo Tucunduva, o município já está se mobilizando para pleitear a realização da próxima edição do evento em Teresópolis, como estava previsto para acontecer este ano. “Também nos mobilizamos para que, no ano que vem, sejamos um município indutor do turismo, a fim de que a cidade atraia um número cada vez maior de visitantes”.

A abertura oficial do Salão Estadual de Turismo foi feita pelo Secretário Estadual da pasta, Ronald Azaro, e reuniu várias autoridades e convidados, entre eles, o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, os deputados estaduais Alcebíades Sabino e Miriam Rios, que é presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa, e o Diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério de Turismo, Ricardo Moesch.

Durante a solenidade, o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Azaro, lembrou que o Salão Estadual de Turismo tradicionalmente é realizado alternadamente em um município da Serra Fluminense e do litoral, e que, embora esta edição do evento estivesse marcada para acontecer em Teresópolis, por uma série de acontecimentos acabou sendo realizada na Região Metropolitana. “Trouxemos o Salão para a Região Metropolitana, onde tem o maior emissivo turístico para Teresópolis. Não é à-toa, temos as paisagens de Teresópolis para receber de braços abertos todo o povo que estiver circulando por Cobacabana, não só o turista doméstico, mas o estrangeiro”.
Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira

Delegadas de Teresópolis participam de Conferência Estadual dos Direitos da Mulher

Teresópolis, 24 de outubro de 2011 – Neste fim de semana, delegadas de Teresópolis, entre representantes da sociedade civil e poder público, participaram da III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres,  no Rio de Janeiro. Elas foram eleitas durante a 3ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, realizada no dia 6 de agosto em Nova Friburgo.

O evento é uma realização da Secretaria Especial  de Políticas Públicas para as Mulheres – do Governo Federal, e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, tendo como foco  debates sobre o pleno exercício da cidadania das mulheres no Estado. Também foram abordados a participação política, o enfrentamento à violência e o combate à feminilização da pobreza.

Além das Delegadas Eleitas, estiveram presentes na abertura da Conferência, na última sexta, 21, a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher,  Joselice Cerqueira, e a Assessora Especial Diná Fontes, que tiveram a oportunidade de estar com a Ministra Iriny Lopes e falar sobre os projetos desenvolvidos para as mulheres teresopolitanas.

A etapa nacional vai acontecer em Brasília de 12 a 14 de dezembro e o Estado do Rio vai levar uma delegação com 154 delegadas, sendo 92 mulheres da sociedade civil, 46 do poder público municipal e 16 do estadual.
Foto Sec. Joselice e Ministra - crédito Divulgação 

Secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis Joselice Cerqueira  e a ministra Iriny Lopes marcam presença na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

livro de poesias na Casa de Cultura

Hora Extra’: Jornalista Wanderley Peres lança


Teresópolis, 24 de outubro de 2011 - Na última sexta-feira, dia 21, foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o lançamento do livro ‘Hora Extra – O tempo é subjetivo’, com poesias do jornalista, pesquisador e escritor Wanderley Peres. O evento, que teve o apoio da Secretaria de Cultura, contou com a presença de amigos e convidados, além de bate-papo e apresentações musicais.

Com 64 páginas e confeccionado artesanalmente, o livro traz poesias sobre a história de Teresópolis e sobre os fatos marcantes do passado recente da política municipal. “Os livros anteriores, ‘A Estrada de Ferro Therezópolis’ e ‘Miguel, O Senhor da Torre’, tratam da memória municipal, enquanto ‘SOS Paquequer’ nada mais é do que uma grande reportagem. ‘Hora Extra’ é um misto disso: são a reportagem e a memória, juntas, contando mais uma história, só que numa apresentação diferente”, descreveu Wanderley Peres.

Quem esteve presente ao lançamento aplaudiu a iniciativa do autor. “Todo movimento cultural é sempre muito importante para Teresópolis, pois valoriza o setor cultural do município e dá leveza à alma teresopolitana. No caso do Hora Extra, o livro é particularmente interessante porque trata não só de poesia, mas também da história política do município, de forma divertida. Já li e gostei muito”, comentou o presidente da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), Márcio de Paula.

O Deputado Estadual Nilton Salomão concordou. “O lançamento de um livro é sempre importante; significa que alguém se preocupou em registrar um pensamento, um fato e transmiti-lo, permitindo a discussão. Esse livro do Wanderley, em especial, mostra duas questões importantes: uma ousadia extraordinária, que vai provocar – e deve – muita discussão; e uma incrível criatividade ao abordar a história política de Teresópolis através destes versos. Muito bacana”, destacou Salomão.

Também presente ao evento, o Secretário de Cultura Ronaldo Fialho elogiou a obra. “O espaço da Casa de Cultura sempre esteve aberto a todos os artistas. Num caso tão especial, como o de Wanderley Peres, não poderíamos deixar de estar presentes e dar nosso apoio. Eu não sabia desta vocação poética do Wanderley e me surpreendi com a nova veia. Achei o Hora Extra de muito bom gosto e extremamente criativo. Mais uma importante contribuição, entre as muitas já realizadas, do jornalista e pesquisador Wanderley Peres para a cultura de Teresópolis”, comentou.

O lançamento do livro ‘Hora Extra’ contou ainda com a apresentação do músico Alexandre Fischer e da Banda Dávilla, descoberta a partir do projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria de Cultura. Formada por Pâmela Rezende (voz e violão), Lou Janssen (baixo), Tito Bianquini (percussão) e Lino Beserra (bateria), a banda apresentou sucessos da MPB, como ‘Desculpe o auê’, ‘Ovelha Negra’ e ‘Maria, Maria’, além da música Céu, de autoria da própria banda.

O livro 'Hora Extra' pode ser encontrado nas livrarias e bancas de jornal da cidade e está à venda por R$ 20,00.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado

Secretaria Municipal de Cultura

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1º Churraspão do Facebook e Orkut (o 2º será ainda melhor)

Taí o vídeo que responde todos os questionamentos a respeito do Churraspão !!! 
As imagens e depoimentos são claros !!! 
Era tudo intriga da oposição, He he he he 

sábado, 15 de outubro de 2011

Câmara aprova moções reivindicando benfeitorias para a população

Em mais uma reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, dia 13 de outubro, os vereadores voltaram a debater diversos assuntos e votar proposições de interesse da população.
O Vereador Dr. Carlão apresentou requerimento com pedido de informações à Prefeitura sobre contratos do Executivo com a empresa Troya Car Oficina Multimarcas. Segundo o Vereador, os contratos foram limitados em R$ 295 mil, mas a dívida da Prefeitura estaria em R$ 360 mil. Além disso, pesam denúncias de fraudes na troca de peças, com superfaturamento. Diante desse quadro, o Vereador Dr. Carlão espera que o pedido de informações possa esclarecer as dúvidas surgidas em relação aos serviços prestados por essa empresa. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Após a aprovação do requerimento, foram colocadas em discussão e votação, as moções apresentadas pelos Vereadores. 

Moção 563/11 – Solicita ao Executivo Municipal que se estude a viabilidade de ser criado um centro de reabilitação para pacientes com sequelas neurológicas.

Moção 581/11 – Solicita a regulamentação do trânsito na Beira Linha.

Moção 555/11 – Solicita que o Executivo estude a criação de lei que incorpore a gratificação de cargo comissionado quando da aposentadoria do servidor público municipal.

Moção 556/11 – Solicita a criação do Passe Criança, para atender as crianças até sete anos de idade, que hoje são obrigadas a passar por debaixo da roleta nos ônibus municipais.

Moção 567/11 – Solicita que se estude a viabilidade de ampliar horário da linha de ônibus que atende o Jardim Serrano.

Moção 568/11 – Reivindica a realização da Operação Cidade Bela, com todos os serviços que constam da mesma, no bairro do Caleme.

Moção 579/11 – Solicita colocação de placas com o nome José Antônio Queiroz, antiga Rua Guilhermina, Bom Retiro.

Moção 580/11 – Reivindica colocação de poste com braço de luz no rodo no final da Rua Manoel Bandeira, na Quinta da Barra.

Moção 582/11 – Solicita a revitalização do parquinho e reurbanização da Praça Olímpica Luiz de Camões.

Moção 583/11 – Solicita a Ampla recuperar poste no Salaco.

Moção 584/11 – Solicita a reativação da coleta seletiva de lixo em Teresópolis.

Moção 585/11 – Solicita equipe permanente de conservação pública no Rio Paquequer.

Moção 586/11 – Solicita ao Executivo Municipal a pintura de faixa de pedestres, quebra-molas e cruzamentos das Ruas Tenente Luiz Meirelles e Governador Roberto Silveira.

Moção 587/11 – Solicita colocação de faixa de pedestre em frente ao Educandário São Pedro, na Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, no Centro.

Moção 588/11 – Solicita a reforma da Ponte na Servidão do Viaduto, em frente à Escola Estadual Euclydes da Cunha, no bairro do Alto.

Moção 589/11 – Reivindica a construção de abrigo para passageiros na Rua Tenente Luiz Meirelles, em frente à Casa Espanhola.

Moção 590/11 – Solicita a reforma do Cemusa e da sala de atendimento odontológico daquela unidade.

Fonte: ASCOMCMT

Combate à dengue: Prefeitura alerta para os cuidados contra a proliferação do Aedes aegypti


Agentes de saúde vão percorrer bairros e orientar moradores

Teresópolis, 14 de outubro de 2011 – Com a proximidade do Verão, os cuidados de prevenção à dengue devem ser intensificados. Pensando nisso, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem promovendo visitas técnicas em pontos estratégicos do município, como prédios públicos, comércios, indústrias e oficinas mecânicas. Além disso, está prevista a contratação de 50 agentes de controle de endemias para realizarem as visitas domiciliares.

“Para evitarmos a incidência da dengue, a melhor atitude é a prevenção. Por isso, além do trabalho feito pela Prefeitura, é necessária a mobilização dos moradores para combatermos os focos de acúmulo de água, pois esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da doença”, enfatizou o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, frisando que os agentes contratados vão passar por treinamento para que possam realizar os serviços de inspeção e conscientização da população com eficiência.

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde está realizando visitas técnicas em pontos estratégicos, como repartições públicas, indústrias, fábricas, oficinas mecânicas, galpões e comércios em geral. “Os agentes fazem a inspeção nesses locais e se identificam criadouros, providenciam a erradicação do foco. Além disso, colhem amostras das larvas para análise em nosso laboratório”, explicou o Coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alonso de Faria. Os agentes já percorreram estabelecimentos na Tijuca, Ermitage, Vale do Paraíso, Barra do Imbuí, Espanhol, Jardim Féo, Pimenteiras, Caleme, Posse, Parque do Imbuí e Granja Florestal, entre outros bairros.

Alonso de Faria alerta para o mito de que o Aedes aegypti não se prolifera em cidades com temperatura amenas. De acordo com o veterinário, pode-se perceber a adaptação do mosquito a lugares frios, por isso, é necessário todo o cuidado para que não ocorra a disseminação. O veterinário também ressalta a importância do engajamento da população.

“Pedimos aos moradores que, se observarem nas casas dos vizinhos caixas d’água sem tampa, piscinas abandonadas ou qualquer outro fator de risco, entrem em contato com a Secretaria de Saúde informando o endereço que a nossa equipe vai ao local para averiguar e instruir o proprietário”, afirmou. O telefone da Vigilância Ambiental é (21) 2742-7272, ramal 210.

Algumas medidas de combate à dengue:

- Não deixar água acumulada sobre a laje;

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana e não descartar lixo em terrenos baldios;

- Manter bem tampados caixa d’água, cisternas, tonéis e barris para impedir que virem criadouros do mosquito Aedes aegypti;

- Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas ou lavar os pratinhos com água e sabão uma vez por semana;

- Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas dos telhados;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado);

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves