Raquel Bento, assessora do INEA, explicou o funcionamento em outras escolas em municípios onde o PCCS já funciona. “A capacitação no ambiente educacional é um dos processos que prepara para a campanha porta-a-porta. Magé já está num estágio avançado pois já tem um caminhão para atender o projeto, equipes formadas, entre os ingredientes necessários para o sucesso do PCCS no município”, explicou a profissional que apresentou todas as etapas e sugestões para implementação da campanha de conscientização nas instituições de ensino.
A partir da próxima semana, as equipes intersecretariais iniciam a mobilização da comunidade e vão orientar os moradores dos bairros Jardim Novo Horizonte e Maurimárcia, ambos no sexto distrito de Magé, primeiros locais a receberem a Projeto Coleta Seletiva Solidária. As 18 escolas da rede estadual de ensino também fazem parte da primeira etapa de implementação do PCCS e vão participar, juntamente com funcionários municipais, da capacitação voltada exclusivamente para os alunos.
Segundo o secretário Leandro Vidal, “todas essas ações são parte do processo de implementação do Plano Municipal de Coleta Seletiva e que atendem as diretrizes do Plano Nacional de Gerenciamento de Resíduos. Mas para o sucesso dessa campanha é importante a participação de todos, inclusive a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está aberta para receber apoio de instituições e ONGs interessadas em participar dessa iniciativa”.
A próxima etapa será iniciada no 2º semestre, com a ampliação da Coleta Seletiva para as 98 unidades escolares da rede municipal de ensino.