As obras para substituição de duas pontes na Vala Preta, bairro do distrito agrícola de Magé, começaram nesta quinta-feira (18). O córrego está sendo dragado e as manilhas já estão no local para serem instaladas. A obra de drenagem foi aprovada após a apresentação do levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SMDEA) que apontou os danos causados pela chuva que atingiu todo o Estado nos dias 17 e 18 de março, e também afetou a região.
Na última segunda-feira (15) o secretário de Agricultura, Aloísio Sturm acompanhado dos secretários de Obras, Robson de Abreu, e de Governo Sonia Sthoffel, realizaram uma visita técnica aos locais que estão sofrendo as intervenções. Além do reconhecimento do espaço, o objetivo foi mostrar o estado de emergência em que se encontra o local, e solicitar o adiantamento no início da obra, já aprovada pelo prefeito, mas estava passando pela fase de cumprimento de processos burocráticos.
O estudo apresentado ao prefeito Nestor Vidal mostrou todos os danos causados pela chuva forte na área agrícola: - Houve um acidente climático que causou danos aos logradouros e aos pontilhões, a água encheu os canais que já tinham sido dragados, e passou por cima das pontes, danificando a estrutura. Nós apresentamos um levantamento com todas as pontes danificadas, e os locais mais críticos. Agora as obras já começaram para reparar esses danos, explicou Sturm.
Após a solicitação, a Secretaria Municipal de Obras avaliou o trabalho necessário e comprovou, através de testes técnicos, que as pontes não apresentavam condições de serem reformadas. Então será realizada a substituição das pontes de madeira por travessões, compostos por manilhas e concretagem na travessia. A implantação começará ao fim da drenagem do córrego, e o material já está no local.