Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Educação especial e inclusão são tema de capacitação em Magé


Educação especial e inclusão são tema de capacitação em Magé

Especialistas da rede de ensino participaram da capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), nesta terça-feira (21). No encontro foram apresentadas e discutidas as políticas, e suas aplicações práticas, voltadas ao atendimento de alunos das classes especiais e o processo de inclusão em turmas regulares.

Divididos em dois encontros, na E. M. Desembargador Oswaldo com as profissionais do 1º, 2º e 4º distritos, e na E. M. Geralda Izaura Ferreira Telles com as orientadoras pedagógicas do 5º e 6º distritos, as especialistas nas unidades de ensino municipais de todos os distritos, conheceram mais sobre as possibilidades oferecidas pelas salas de recursos, as necessidades que precisam ser percebidas nas classes a fim de melhorar a adaptação dos alunos da classe especial quando são inclusos nas turmas regulares.
Atualmente 110 especialistas trabalham nas 95 unidades escolares de Magé, quatro classes são exclusivamente especiais e através da inclusão, muitos alunos já freqüentam as turmas regulares, segundo a assistente social Karine Paes, coordenadora da equipe de Educação Especial e Inclusiva municipal. 

Ela ainda complementou que “a pedido das profissionais vamos estender a capacitação com o desdobramento dos temas apresentados nesta primeira fase”. “Investir nesses profissionais e identificar suas necessidades é para a melhora no ensino no município, enfrentando os desafios e promovendo a gestão participativa. Esses profissionais são os multiplicadores responsáveis por observar também as necessidades dos alunos e fortalecer as ações em sala de aula”, enfatizou o secretário de Educação e Cultura, Izequias Estevan  dos Santos.

SMEC oferece curso de LIBRAS para profissionais da rede

Em busca de adaptar o ambiente escolar aos alunos com deficiência auditiva, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura disponibiliza, desde 2012, o curso de LIBRAS. Dividido em dois módulos, a capacitação é oferecida gratuitamente aos professores da rede de ensino, e tem como objetivo principal, aumentar o volume de profissionais qualificados e atender a demanda local.

Segundo dados da SMEC, 53 alunos surdos freqüentam as aulas nas unidades do município e contam com 31 intérpretes de LIBRAS que os acompanham nas aulas e atividades de rotina escolar. “Esses intérpretes não são apenas para passar o conteúdo das aulas, eles acompanham os alunos, que dependendo da unidade formam grupos, e juntos vão ao refeitório, se comunicam com funcionários e pessoas que participam do cotidiano da escola. Então esse profissional tem uma função além do ensino regular, eles ajudam esses alunos a vivenciarem a cidadania no ambiente escolar”, explicou Karine Paes.