Teresópolis, 29 de fevereiro de 2012 - O Programa de Saúde dos Profissionais da Educação – PSPE -, que oferece suporte aos educadores através de orientação e capacitação por meio de palestras e dinâmicas, continua seu atendimento na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis. A proposta é estimular hábitos saudáveis e contribuir para a prevenção de doenças e elevação da autoestima dos profissionais da área de educação. Coordenado e desenvolvido pela equipe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, o PSPE já atendeu mais de 60 escolas e tem como meta para 2012 visitar todas as unidades escolares da rede.
Segundo a professora Carla Helena Ferreira, o PSPE trabalha basicamente na prevenção de doenças que têm grande incidência entre os profissionais de educação, distúrbios relacionados ao trabalho que acabam levando a incapacidade laboral temporária ou permanente, fazendo também o mapeamento nas escolas para um melhor diagnóstico dos problemas, além das palestras e oficinas de capacitação. “Desenvolvemos um trabalho de vanguarda na cidade e principalmente no setor público”, destaca Carla Helena.
De acordo com a psicóloga Cláudia Ribeiro, o foco do programa é a reeducação permanente dos profissionais de ensino. “Além de focarmos um olhar diagnóstico em nossos educadores, tentando entender seus principais problemas, revisitamos suas práticas dentro do processo de trabalho, procurando criar um grupo de apoio moderador do stress no cotidiano profissional dessas pessoas”, explica Cláudia.
Outra psicóloga do programa, a professora Roberta Garcia Leal, lembra que este ano já foram oferecidas oficinas para os motoristas da Divisão de Educação Especial e para os professores, orientadores pedagógicos e educadores das escolas municipais Guilhermina de Almeida, em Água Quente, no 2º Distrito, e Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, no 3º Distrito. “Dia 6 de março receberemos os Cuidadores da Rede Municipal no auditório da Secretaria Municipal de Educação e esperamos que esse trabalho resulte na diminuição dos problemas, buscando principalmente a sua conscientização”, conta a psicóloga.
Educadoras da E. M. Guilhermina de Almeida em Água Quente são atendidas pelo PSPE
Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o trabalho realizado pela Divisão de Educação Especial é muito importante e o programa deve ser aprimorado. “Nossa intenção é melhorar a qualidade de vida de nossos profissionais, estimulando-os a adotarem bons hábitos para a manutenção de uma vida física e emocional mais saudável. Queremos ver cada dia mais nossos colegas de trabalho satisfeitos, equilibrados e comprometidos com seus ambientes de trabalho”, disse o Secretário.
As psicólogas do PSPE realizam oficina com os motoristas da Divisão de Educação Especial