Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Agricultores Mageenses investem na experiência com camarões da Malásia

Agricultores Mageenses investem na experiência com camarões da Malásia

Cinco produtores rurais trouxeram 2,5mil unidades de camarões da Malásia para experimentar o cultivo no município. Acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SMDEA), os agricultores visitaram a Aquicultura Santa Helena, na Fazenda Point do Camarão em Silva Jardim, onde conheceram melhor sobre o processo de engorda e cuidados com a espécie.


O grupo foi recebido pelo proprietário da Fazenda, Sidney Torres, que apresentou todas as etapas da criação do camarão, entre elas o laboratório de produção de larvas, os tanques de adaptação e de engorda, e o produto final que é vendido fresco e também no restaurante da fazenda, em pratos prontos.


Ney Ourique Soares, morador de Andorinhas, Antonio Darci Echer de Rio dos Cavaleiros, Maria Helena Timoteo, Romeu Alves da Silva e Rosiani de Fátima Maia, produtores no bairro Vala Preta são os produtores que decidiram realizar a experiência com a atividade pioneira no município, com a criação em tanques juntamente com as tilápias que já tinham sido recebidas pelos produtores anteriormente, e agora com os camarões, que passarão por observação, onde serão verificados os resultados da produção. 


Sidney Torres, fornecedor do material é biólogo e empresário. Por isso foi convidado pelo secretário de agricultura para palestrar no município. "Ele se dispôs a dar uma palestra no Colégio Agrícola  e depois um curso aos produtores, em sua propriedade, quando vai explicar as etapas de criação. É muito importante porque apresentará o potencial agrícola da nossa região, e os processos de criação", explicou Sturm.


Ainda de acordo com o secretário, não há registro de criadores de camarão em Magé, então a ação está sendo um passo para apoiar o início de mais uma atividade agrícola produtiva para o município, com o apoio da SMDEA, que fez a mediação com os fornecedores e realizou o transporte do material.