Agricultores Mageenses investem na experiência com camarões da Malásia
Cinco produtores rurais trouxeram 2,5mil unidades de camarões da Malásia para experimentar o cultivo no município. Acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SMDEA), os agricultores visitaram a Aquicultura Santa Helena, na Fazenda Point do Camarão em Silva Jardim, onde conheceram melhor sobre o processo de engorda e cuidados com a espécie.
O grupo foi recebido pelo proprietário da Fazenda, Sidney Torres, que apresentou todas as etapas da criação do camarão, entre elas o laboratório de produção de larvas, os tanques de adaptação e de engorda, e o produto final que é vendido fresco e também no restaurante da fazenda, em pratos prontos.
Ney Ourique Soares, morador de Andorinhas, Antonio Darci Echer de Rio dos Cavaleiros, Maria Helena Timoteo, Romeu Alves da Silva e Rosiani de Fátima Maia, produtores no bairro Vala Preta são os produtores que decidiram realizar a experiência com a atividade pioneira no município, com a criação em tanques juntamente com as tilápias que já tinham sido recebidas pelos produtores anteriormente, e agora com os camarões, que passarão por observação, onde serão verificados os resultados da produção.
Sidney Torres, fornecedor do material é biólogo e empresário. Por isso foi convidado pelo secretário de agricultura para palestrar no município. "Ele se dispôs a dar uma palestra no Colégio Agrícola e depois um curso aos produtores, em sua propriedade, quando vai explicar as etapas de criação. É muito importante porque apresentará o potencial agrícola da nossa região, e os processos de criação", explicou Sturm.
Ainda de acordo com o secretário, não há registro de criadores de camarão em Magé, então a ação está sendo um passo para apoiar o início de mais uma atividade agrícola produtiva para o município, com o apoio da SMDEA, que fez a mediação com os fornecedores e realizou o transporte do material.