Embora ainda não seja possível confirmar todos os nomes, surgem como principais candidatos à sucessão de Sérgio Cabral, o atual-vice governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), o senador Lindbergh Farias (PT), o deputado federal Anthony Garotinho (PR), e o deputado estadual Wagner Montes (PSD).
O deputado Wagner Montes já começa assumir que é candidato ao governo do Rio de Janeiro EM 2014.
O também deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) chegou a ser cogitado, mas por enquanto descarta a possibilidade.
Enquanto as coisas começam a se desenhar em alguns partidos políticos, o PR do deputado federal Anthony Garotinho já bateu o martelo e apoia incondicionalmente a volta do ex governador ao palácio Guanabara.
Lindbergh Farias, senador do PT, já declarou que é candidato ao governo do estado, e não abre mão dessa prerrogativa.
O deputado estadual Wagner Montes, que prefere não falar sobre alianças, diz que as políticas sociais serão sua principal bandeira. Ele vê méritos na atual administração, mas afirma que ainda é preciso avançar. Wagner Montes disse que sempre esteve envolvido com a luta por melhores condições de trabalho para policiais e bombeiros, prega que segurança não se faz somente com policiamento e pretende, entre outras propostas, reativar os Cieps, conforme idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro: com educação integral, alimentação, e atividades lúdicas.