A cerimônia de lançamento do programa Coleta Seletiva Solidária contou com a presença do prefeito Nestor Vidal, na manhã da última segunda-feira (30). O projeto articula e funda ações de apoio a cooperativas e associações de catadores de material reciclável da cidade.
Desde 2012 cinco bairros são atendidos pela ação, sendo três no primeiro distrito (Comendador Reis, Flexeiras e Magémirim) e dois no sexto distrito (Jardim Novo Horizonte e Maurimárcia).
O projeto no município, desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi estendido para as instituições de ensino estadual do município.
Desde maio professores, diretoras, agentes das escolas estaduais passaram pelas atividades de teoria e prática para desenvolverem a Coleta Seletiva Solidária dentro das unidades de ensino. O conteúdo também incluiu uma visita ao aterro controlado em Bongaba, onde conheceram a história do lixão e do processo de remediação para recuperação do espaço. Além de realizar as dinâmicas, eles têm agora o desafio de mudar hábitos em suas escolas.
Nestor Vidal ressaltou a importância da coleta seletiva e a importância do envolvimento da sociedade com o projeto.
“Vamos estimular e promover a sensibilização de toda a sociedade civil para que esse projeto seja implementado de forma definitiva. A cidade precisa se tornar comprometida com o meio ambiente e a prefeitura irá procurar instrumentos para que, paulatinamente, a Coleta Seletiva Solidária se torne um instrumento de valorização da cidadania mageense”.
O secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, ressaltou que, por determinação do prefeito, seja constituída uma política pública profunda que auxilie de fato os catadores e modifique os conceitos de preservação ambiental.
“A participação de todas as instâncias públicas, desde os governos federal, estadual e municipal, além dos órgãos e entidades envolvidas devem estar em sintonia com as questões locais da reciclagem e tudo aquilo que envolve o assunto”.
A gerente de educação ambiental do Inea, Polita de Paula Gonçalves, disse que “é uma satisfação constatar que Magé está em um nível avançado nas questões ambientais e observar o comprometimento do prefeito Nestor Vidal e o seu secretariado com o assunto”.
O evento contou ainda com a participação da banda marcial da Escola Estadual Alda Bernardo dos Santos Tavares, do Coral Municipal Art'Voz e da banda Percussão em Lata.