Prefeitura promove ação de saúde na Praça Baltasar da Silveira
Teresópolis, 11 de novembro de 2011 – Para lembrar o Dia Nacional de Combate à Tuberculose (17 de novembro) e de combate à dengue (19 de novembro), a Prefeitura realiza nos dias 16, 17 e 18, das 9h às 13h, na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, no Centro, uma ação de conscientização e sensibilização sobre os assuntos. Serão apresentados vídeos educativos e distribuídos panfletos. Além disso, adolescentes integrantes dos programas do Centro Materno Infantil vão encenar uma peça teatral alertando sobre os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Para evitarmos a incidência da dengue, a melhor atitude é a prevenção. Por isso, além do trabalho feito pela Prefeitura, é necessária a mobilização dos moradores para combatermos os focos de acúmulo de água. Por isso, vamos promover esta ação de conscientização num local central para abranger o maior número de pessoas possível. A ideia é levar o projeto para os bairros”, afirmou o Coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alonso de Faria.
A Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Secretaria de Saúde, Elvira Crivano, também ressalta a importância da população estar bem informada sobre a doença. “A nossa intenção é informar sobre a doença, quais são os sintomas, cuidados a serem tomados, especialmente com relação à continuidade do tratamento”, frisou a médica, pontuando que o tratamento pode ser feito na Secretaria ou nos PSFs e Unidades Básicas de Saúde, para que o paciente não precise se deslocar do seu bairro e se dirigir à sede da Secretaria, na Tijuca.
‘Tuberculose tem cura!’
Tosse seca ou não, por mais de duas semanas, febre baixa principalmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento e suores noturnos podem ser indicativos de Tuberculose. Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve procurar de imediato o Posto de Saúde mais próximo para a realização de exames. O tratamento é totalmente gratuito, inclusive os medicamentos, e a doença é 100% curável.
O Programa de Controle da Tuberculose funciona na Secretaria de Saúde e atende aos pacientes recebendo material para exame de baciloscopia, investigando os contactantes do doente e realizando o teste tuberculínico (PPD). O atendimento acontece terça, quarta e sexta-feira, pela manhã, por encaminhamento médico ou o paciente pode se dirigir diretamente à Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, o telefone do setor é (21) 2742-9883.
Texto: Mara Lúcia