Filhos do Prefeito Arlei entregam placa de homenagem ao Bispo Diocesano
Teresópolis, 30 de novembro de 2011 – Sacerdotes de todas as paróquias de Teresópolis, representantes dos movimentos da Igreja Católica e os fiéis lotaram a Matriz de Santo Antonio, no Alto, na noite desta terça-feira, 29, numa celebração especial de despedida do Bispo Dom Filippo Santoro da Diocese de Petrópolis.
No último dia 21, ele foi nomeado Bispo da Arquidiocese de Taranto, na Itália, pelo Papa Bento XVI. Sua posse está marcada para o dia 5 de janeiro. No entanto, ele fica na Diocese até o dia 1º de janeiro, como administrador apostólico.
Durante o sermão, recapitulando sua atuação desde que entrou na Diocese de Petrópolis, em julho de 2004, Dom Filippo lembrou a acolhida calorosa ao assumir o trabalho pastoral, período em que ordenou 25 sacerdotes e cinco diáconos. Ele disse que, ao receber a notícia da nomeação, ficou “com o coração agitado e apertado pelo fato de ter que interromper o caminho muito positivo que estamos percorrendo juntos desde o dia em que entrei na querida Diocese de Petrópolis”.
Citando a tragédia de janeiro, o Bispo relatou a atuação nas cidades atingidas em prol do socorro às vítimas. Num tom emocionado de despedida, Dom Filippo comentou que sentia muito em ter que deixar os padres, religiosos, diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e fiéis de todas as comunidades. E referindo-se especificamente a Teresópolis, concluiu: “Que Teresópolis volte a ser protagonista de sua vida. Que esta cidade acolha o abraço de Dom Filippo e a ressurreição eterna de Cristo”.
No final da celebração, Dom Filippo Santoro recebeu várias homenagens. Entre elas, a encaminhada pelo Prefeito Arlei, que não compareceu à missa por ter ido a Brasília em busca de convênios e recursos para o município. Contudo, acompanhados pela Primeira-dama, Alessandra Rosa, e a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, os filhos do Prefeito, Marcos e Vinícius, entregaram uma placa ao Bispo com o seguinte texto: “A sua liderança espiritual em defesa dos direitos humanos, durante sua jornada como Bispo Diocesano, ficará marcada na memória do povo teresopolitano e na história do município. Nossa profunda admiração e o mais sincero agradecimento por sua dedicação pastoral”. Também prestigiou a celebração o Ouvidor Municipal, Luiz Carregal.