Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vamos analisar, comparando o passado recente aos dias de hoje !!!

"COMPLEXO DO ALEMÃO (CENTRAL DO "COMANDO VERMELHO"), OCUPADO!

1. As comunidades ocupadas pelas UPPs na Zona Sul e Tijuca tinham seu tráfico de drogas controlado pelo "Comando Vermelho". Essas ocupações, como sempre enfatizou o secretário de segurança, são retomadas de território, liberação da população do jugo do narcovarejo, e não repressão ao tráfico de drogas. Por isso, sempre dizia, que cada ocupação ocorria sem se disparar um tiro.

2. Os chefetes do Comando Vermelho foram se abrigando no Complexo do Alemão. Falavam em 400 chefetes. Diziam que qualquer tentativa de ocupação iria produzir uma tragédia. Nada disso ocorreu. A ocupação se deu, com o peso da autoridade das forças armadas e policiais, com o mínimo de consequências para as circunstâncias.

3. A própria prudência das forças militares e policiais evitou aquela tragédia. Não houve surpresa. Houve a ocupação da Vila Cruzeiro ao lado. Que, pela sua geografia, é tarefa menos complexa e já se havia feito isso por duas vezes. A segunda, em 2008, com hasteamento de bandeira do Bope e tudo o mais. Os desdobramentos, agora, como fixar prazo para entrega dos narcotraficantes, fizeram parte dessa prudência em defesa da vida da população.

4. Os chefetes tiveram tempo e fugiram antes da ocupação final, levando suas armas. Se for verdade o que se alardeava, levando 400 fuzis/metralhadoras. Irão definir outra comunidade para concentrar seus chefetes. Provavelmente será na Baixada Fluminense. Importante que os setores de inteligência e investigação das polícias e das FFAAs identifiquem seus caminhos para que outro Complexo do Alemão -central desta facção- não venha a ser construído e não se tenha que começar tudo outra vez.

5. A Prefeitura do Rio tem um trabalho completo e detalhado das condições do Complexo do Alemão, feito em 2006. Atualizá-lo em base ao censo de 2010 é fundamental. Como o Complexo -e por isso o nome- são várias comunidades que sobem por partes e até bairros diferentes, pelo morro, a atualização desses dados é muito importante.

6. De outra forma, a ocupação exigirá quase 2 mil policiais, na escala das UPPs da Zona Sul e Tijuca. E isso gera uma concentração tão grande de efetivos que inibe a desejada expansão das UPPs em outras comunidades. Um redesenho do Complexo, dentro do conceito do favela-bairro, é básico para a sustentabilidade.

7. E nunca é demais insistir. Se for fato que o mini-terror dos arrastões e veículos incendiados veio como reação às UPPs e à saída das PMs da polícia de trânsito e ao afrouxamento do policiamento ostensivo estimulou, conforme mostram as estatísticas do ISP sobre crimes de rua e ameaças, estas e outras formas devem retornar em mais um tempo. Lembre-se do ocorrido em 2002, com ônibus incendiados, comércio fechado em vários bairros, etc. A polícia deu a resposta. Tais atos terminaram. Mas voltaram depois.

8. A sustentabilidade exige a coordenação da ocupação de comunidades com a 'ocupação' simultânea dos bairros, de forma a que a reação do narcovarejo nas ruas não pegue mais uma vez desprevenidas as autoridades.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ELIAS MALUCO FOI PRESO NA FAVELA DA GROTA, DENTRO DO COMPLEXO DO ALEMÃO, EM 2002!


O traficante Elias Maluco, foi preso por policiais civis do Rio de Janeiro na Favela da Grota, dentro do Complexo do Alemão, nesta manhã, após 50 horas de cerco policial. Ele estava em um barraco na Rua Gastão Sebastião de Carvalho e não resistiu à prisão. Maluco, acusado pela morte do jornalista Tim Lopes, foi levado para a Chefia da Polícia Civil, no Centro do Rio. Desde segunda-feira, a Operação Sufoco, composta por cerca de 500 policiais de diversas delegacias, cercava todo o complexo de favelas para capturar o traficante. Os policiais trabalhavam em turnos. A polícia tinha mandado de busca para entrar em todos os cerca de 10 mil barracos do local. Maluco teria passado pelo menos os últimos três dias em um buraco dentro de um barraco, armado com granadas.(FONTE: Terra, 19/09/2002)

(ex blog C.M)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.