Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

VDDL: Colaboradores recebem treinamento sobre acessibilidade


Dezenas de colaboradores das Viações Dedo de Deus e 1º de Março participaram do curso, conduzido pelo cadeirante Walace Alves


Cobradores, Motoristas e Motoristas Junior participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, de um treinamento sobre acessibilidade, dirigido pelo cadeirante Walace Alves. O curso aconteceu em dois horários e contou com a participação de 40 colaboradores que estão iniciando as atividades nas Viações Dedo de Deus e 1º de Março. O objetivo é que os colaboradores tenham uma percepção maior da situação das pessoas em cadeiras de rodas para que possam abordá-los e conduzi-los de forma correta.

Durante o treinamento, os colaboradores tiveram aulas teóricas e práticas. Usando uma cadeira de rodas, eles tiveram que usar o elevador para subir no ônibus. Com isso, puderam compreender melhor as dificuldades encontradas pelos cadeirantes que são usuários do transporte coletivo no dia a dia.
DSC00974.JPG














O instrutor da empresa, Marcelino Ferreira, fala da importância do treinamento. “Alguns motoristas ainda acham que é um transtorno lidar com uma pessoa em uma cadeira de rodas. Durante o treinamento, essa ideia é desmitificada, pois mostramos a realidade de um cadeirante e os preparamos para atendê-los da melhor maneira possível.”
DSC00975.JPG














Para Walace Alves, o resultado desta iniciativa é extraordinário.  “A presença do cadeirante falando a realidade dos fatos, quebra tabus e desmente alguns sentimentos de pena ou o medo de não saber lidar com a situação. Tais sentimentos já foram distorcidos, pois agora entendem que somos cidadãos comuns que apenas usam um instrumento chamado cadeira de rodas”.

DSC01049.JPG














As Viações Dedo de Deus e 1º de Março contam com 100% dos colaboradores treinados para a acessibilidade. A empresa espera, dessa forma, oferecer conforto e comodidade aos clientes.