Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reunião define atividades da ação social pelo Dia Internacional da Mulher

Prefeitura oferecerá serviços de saúde e beleza, emissão de documentos e
apresentações culturais de graça em praça pública no dia 10 de março

Teresópolis, 27 de fevereiro de 2012 – Realizada na manhã desta segunda-feira, 27, uma reunião para finalizar a programação da ação social que será realizada pela Prefeitura de Teresópolis no dia 10 de março, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa –, na Várzea, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Iniciativa da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a ação tem como tema ‘A Mulher e a Sustentabilidade’, escolhido pela Secretaria Nacional das Políticas para as Mulheres para este ano.

A ação social acontecerá durante o expediente do Espaço Mulher, feira criada pela Prefeitura e que é vinculada à Secretaria dos Direitos da Mulher, reunindo cerca de 50 expositoras com opções variadas nas áreas de confecção, artesanato e gastronomia.

A Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, liderou o encontro, que reuniu os secretários municipais José Carlos Cunha (Governo), Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde), Carlos Tucunduva (Turismo), Ronaldo Fialho (Cultura), Antônio Carlos Moura (Trabalho e Emprego), Marcos Antonio da Luz (Segurança) e José Francisco Cortázio (Agricultura), além de representantes das secretarias de Educação e de Esportes e Lazer e da Assessoria de Comunicação Social.

Serão oferecidos vários serviços de graça em praça pública, como explica a Secretária Joselice Cerqueira. “Acabamos de fechar a programação do evento. Será uma ação integrada entre várias secretarias municipais, com orientação sobre a saúde das mulheres, contação de histórias e brinquedos para as crianças, distribuição de brindes e muito mais. Contamos com a participação efetiva das mulheres de Teresópolis em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, convidou.

Nos próximos dias serão produzidos os folders que serão distribuídos à população, com os horários de todas as atividades, que acontecerão das 9h às 19h. Haverá ainda distribuição de lembranças e sorteios de brindes para as participantes da ação social. Banheiros químicos, transporte para as mulheres rurais dos projetos sociais da Prefeitura e tendas identificadas para localizar os serviços que serão disponibilizados fazem parte da estrutura.

Coordenada pela Secretaria dos Direitos da Mulher, a iniciativa tem a parceria das Secretarias de Administração, Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes e Lazer, Governo, Obras, Saúde, Segurança, Trabalho e Emprego e de Turismo. A ação conta ainda com a colaboração do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, do Instituto Avon e das empresas SAF Assistencial e Photo Santa Tereza.

Dia da Mulher
Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto, a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do Século 20 nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. A data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
* (Fonte: site Wikipédia)

Confira alguns dos serviços que serão oferecidos:

Direitos da Mulher: atendimento de advogada, psicóloga e assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher sobre os direitos das mulheres; massoterapeuta, arteterapia, distribuição de material didático relativo às questões de gênero.

Saúde: aferição de pressão arterial; teste de glicose; rodas de conversa sobre amamentação, câncer de mama, câncer de colo uterino e doenças sexualmente transmissíveis e informações sobre a importância do banco de sangue e prevenção à dengue.

Trabalho: emissão de carteira de trabalho, preenchimento de currículos e cadastramento para emprego e exibição do filme “Informando sobre microcrédito individual para profissionais autônomos”, com equipe do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Educação: apresentação de banda escolar e contação de histórias.

Cultura: apresentação do projeto Cultura nos Bairros, com atividades musicais, teatrais e circenses.

Desenvolvimento Social: Informações sobre o programa Bolsa Família.

Esportes: brinquedos infláveis e apresentação do grupo de ginástica da 3ª Idade.

Beleza: maquiagem e exibição do vídeo “Aprenda a maquiar-se”.


 Texto: Silvia Pimentel