Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Notícias de Magé

Magé é referência no uso do sistema REGIN na Baixada


A partir desta quarta-feira, 31 de julho, o Sistema de Registro Integrado - REGIN passa a funcionar plenamente integrando todos os setores do governo municipal de Magé com a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) para facilitar o processo de formalização e alteração de empresas na cidade. O município passa a ser referência no uso do sistema na Baixada Fluminense.


A solenidade que marcou o lançamento do serviço foi realizada na Casa do Empreendedor Barão de Mauá com a participação de autoridades municipais e estaduais. “Esse é um momento marcante em que, através dessa parceria com os governos do estado e federal, a cidade passa a ser vista com outro olhar, por ver o esforço e o interesse que Magé tem de mudar. Além de fomentar a instalação de empresas aqui, nossa meta é qualificar os mageenses para que ocupem as vagas que serão geradas. É importante destacar que o processo ganha transparência, de acordo com os princípio éticos necessários nos processos de negócio”, destacou o prefeito Nestor Vidal que também se cadastrou no REGIN junto com os secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Dimas de Andrade Pinto, e a secretária de Fazenda, Maria Eugênia Barreiros.


Para Maria Eugênia, o REGIN vem para facilitar todo o processo. “Quem deseja abrir uma empresa em Magé vai encontrar todo o suporte necessário. O pedido pode ser iniciado de casa, basta ter um computador e estar conectado à internet que o cidadão faz as solicitações e acompanha o andamento on-line. Acabou a burocracia. Acabou o papel”, assegurou. Ela acrescenta que a formalização de uma empresa pode sair em uma semana, se todas as taxas forem pagas de imediato.


O sistema contempla todo o processo desde a consulta de viabilidade do empreendimento até a emissão do alvará, com toda a orientação que a Casa do Empreendedor já tem oferecido ao microempreendedor. A implantação do REGIN torna Magé referência nesse sentido, segundo Delmir Custódio, assessor da Presidência da Jucerja.

“O processo de incorporação do REGIN por um município passa por diversas etapas. Magé já havia recebido o sistema em 2009 mas somente agora os funcionários foram capacitados e todos os setores foram integrados. Aí que tudo começa a funcionar digitalmente. A grande vantagem para o empresário é que ele não vai precisar sair de casa, o que muitas vezes era uma peregrinação por vários departamentos até conseguir seu alvará. Junto com seu contador, ele resolve tudo on-line”, descreveu.



Casa do Empreendedor recebe presente no aniversário


O evento também marcou as comemorações dos 3 anos da Casa do Empreendedor Barão de Mauá, que tem se destacado em suas atividades e no suporte aos empreendedores locais. A nova Coordenadora Regional da Baixada Fluminense II do Sebrae, Margareth Kelly Nascimento Souza, entregou um pacote com novos cursos de qualificação que serão oferecidos gratuitamente através da parceria para os empreendedores mageenses.

“Assumi há um mês a regional e após conhecer dados da região, descobri que Magé está no mapa do desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Vimos que o município está em outro momento e que existem atitudes efetivas para promover o desenvolvimento. Por isso, nesse dia não poderia deixar de trazer um mimo: são cursos para microempreendedores  individuais para que saiam qualificados e saibam fazer desde o planejamento até o controle financeiro para conduzir seu negócio”, explicou a coordenadora.


Dimas de Andrade, secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, também falou sobre o trabalho em parceria. “Nosso reconhecimento àqueles que se capacitaram. Esse momento é muito significante. E tudo isso se deve ao trabalho em conjunto com o Sebrae e a Jucerja, que têm nos acompanhado e dado esse suporte”, ressaltou.


Servidores são certificados pelo Programa Compra Mais
Servidores municipais que participaram da capacitação oferecida pelo Programa Compra Mais foram certificados nesta quarta-feira (31), na Casa do Empreendedor Barão de Mauá.
O 'Compra Mais' é fruto da parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado que busca ampliar o número de micro e pequenas empresas como fornecedoras em todo o Rio de Janeiro. Nesta semana, a Prefeitura de Magé abriu as portas da Casa do Empreendedor Barão de Mauá para que a capacitação do programa chegue aos funcionários da gestão municipal e os empreendedores locais.

O prefeito Nestor Vidal enfatizou que o curso é um dos passos para a meta de capacitação. "Todo profissional precisa de formação continuada para se manter atualizado nas suas atividades. E com o servidor público não pode ser diferente porque nossa missão é atender a demanda da população. Por isso estamos trabalhando e buscando parcerias para os cursos do centro de capacitação do servidor de Magé que será instalado em Nova Marília", disse. "O objetivo é fazer com que o micro e pequenas empresas forneçam para o município onde estão situados. E tivemos a felicidade de Magé receber duas oficinas", completou.
“Mas esse foi o início, no segundo passo o Programa Compra Mais vai oferecer à cidade todo o suporte de consultoria para o edital de exclusividade voltado aos microempreendedores”,  segundo Ana Paula Lima, coordenadora estadual do programa.

Segundo dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 25% do PIB brasileiro, gerando pouco mais de 13 milhões de empregos, que correspondem a 52% das vagas na área privada. Para incentivar o crescimento e participação de mercado, 36 empreendedores mageeses participam da capacitação do 'Compra Mais' onde aprendem sobre as exigências da Lei Complementar nº 123/06, que assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas nas compras governamentais realizadas por meio de licitações públicas.

Os servidores mageenses participaram da capacitação na primeira quinzena de julho. No conteúdo, eles foram apresentados aos programa e às exigências aos gestores públicos e aos participantes das licitações.

Parceria sobre o programa vai atender o produtor agrícola

A coordenadora regional da Baixada Fluminenses II do Sebrae, Margareth Kelly Nascimento Souza, anunciou no encontro que uma extensão do Compra Mais virá para Magé. “Sabemos da importância da agricultura familiar no município e vamos trazer o Programa Compra Mais 2. Nossa intenção é preparar o produtor para atender a demanda, e depois vamos capacitar a gestão municipal para realizar a aquisição do que é cultivado em seu território”, explicou. Ela também recebeu uma cesta de produtos da região agrícola de Magé do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Magé, Aloísio Sturm, que enfatizou que a iniciativa vai gerar um ciclo de sustentabilidade no município, valorizando o cidadão e a produção local.