Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Em Magé, a Secretaria de Meio Ambiente faz operação de limpeza próximo ao Rio Roncador


Uma equipe da secretaria de Meio Ambiente realizou, nesta terça-feira, uma operação de limpeza e remoção de lixo em um terreno baldio nas proximidades do Magé Tênis Clube, beirando a margem direita do Rio Roncador, no Centro de Magé. Na área havia toneladas de todo tipo de detritos: plástico, muita louça quebrada, móveis destruídos, ferros e até duas carcaças de carros, uma próxima ao rio e outra no final da Servidão Irineu Marinho.
De acordo com José Rubens, diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, a ação foi deflagrada após denúncias de moradores de que o local está servindo como depósito para todo tipo de dejetos. “Moradores entraram em contato com a secretaria, uma equipe veio ao local e constatou o despejo irregular. Hoje estamos fazendo a remoção de todo o material e depois a equipe de educação ambiental fará um trabalho de conscientização na região”, esclareceu ele.

Mas, segundo moradores, o lixo jogado ali vem de vários pontos da cidade. “Vem carros de todo tipo, inclusive caminhonetes tipo D20, e joga lixo aí. Não é coisa de morador, vem de fora”, afirmou Sandro Siqueira Amador, que mora a cerca de 200 metros do local de despejo.

José Rubens explicou que a secretaria faz uma investigação para tentar chegar à origem do lixo, mas neste caso não foi possível devido a grande variação de material. “Quando conseguimos provas de que determinado estabelecimento está jogando lixo em local irregular, aplicamos uma multa e o valor varia de acordo com o dano causado ao meio ambiente. Pode chegar a R$ 50 mil”, acrescentou ele.

Para realizar a ação, o pessoal do Meio Ambiente contou com o apoio da secretaria de Serviços Públicos e da secretaria de Transportes. Agentes da secretaria de Assistência Social estiveram no local para verificar a existência de moradores de rua. Foram encontrados dois barracos de restos de madeira e plástico, mas não havia ninguém neles. As moradias improvisadas e precárias foram prontamente removidas.