Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A receita ideal para Jornada Mundial da Juventude em Magé: Peregrinação e momentos de Fé, aliados a um pouco de Cultura, Turismo e Lazer !!!

JMJ: Peregrinos conhecem um pouco da história de Magé
 Após participar de uma missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Raiz da Serra, no 6º distrito de Magé, cerca de 200 peregrinos de El Salvador, da Guatemala e do Equador, que estão hospedados com famílias da cidade, assistiram a um vídeo com toda história da região.
Em seguida os participantes da Jornada Mundial da Juventude, acompanhados de tradutores e membros da paróquia local, foram conhecer de perto a Fábrica Estrela, antiga Fábrica de Pólvora Lagoa Rodrigo de Freitas que tinha sede na Zona Sul do Rio, fundada por Dom João VI e transferida por D. Pedro I para o local onde encontra-se até hoje (Com a criação da IMBEL, em 1975, passou a funcionar como empresa pública ligada ao Exército) . Atualmente a empresa atende ao mercado civil e militar e produz explosivos e outros acessórios.
Logo após a visitação à fábrica, os jovens foram passear no Caminho do Ouro, trilha construída por escravos em 1724 para transportar do rico metal de Minas Gerais para Magé,  que hoje é um importante ponto turístico de Magé.

Mageenses recebem peregrinos da JMJ com missa, cultura, comidas típicas e alegria

Para dar as boas vindas aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, que estão hospedados no município de Magé, foram realizadas missas de acolhida nas igrejas de Santo Aleixo, no 2º distrito, na Sagrado Coração de Jesus, em Fragoso, no 6º distrito, e na de São Pedro, na Praça Palmira Barenco, na Guia de Pacobaíba, em Mauá, 5º distrito.

A missa na capela de São Pedro foi rezada em português, pelo padre Carlos Caridade com a participação de padres da Venezuela, do Panamá e das Filipinas. Para que houvesse a união de todos, a primeira leitura foi feita na língua inglesa e as orações e preces da comunidade, realizadas por peregrinos, em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Após a missa, os jovens foram apresentados a uma parte da cultura brasileira. Eles assistiram a exibições de capoeira, jiu-jítsu, de uma genuína quadrilha junina e muitas comidas típicas dos festejos juninos. De acordo com o tradutor de espanhol, que acompanha os peregrinos, Libânio Pinto Benevente Neto, os jovens ficaram impressionados com a apresentação do grupo de capoeira e felicíssimos com a quadrilha. “Eles ficaram tão entusiasmados que encerraram a noite dançando junto com o grupo da quadrilha”, afirmou Libânio.
Além dos jovens venezuelanos, equatorianos e filipinos, aproximadamente 200 pessoas, entre moradores e autoridades, como o chefe de gabinete da prefeitura, Paulo Vaz, que representou o prefeito Nestor Vidal (PMDB), prestigiaram a celebração. A missa começou às 19h e durou cerca de uma hora e meia. A festa estendeu-se até as 23h
Já na Igreja Sagrado Coração de Jesus a celebração foi coordenada pelo padre Luiz Henrique e foi precedida por uma procissão, que saiu da Santa Catarina ao templo do Sagrado Coração de Jesus. Depois da missa, os participantes, cerca de 600, foram para a quadra da paróquia e os peregrinos da Guatemala e El Salvador fizeram apresentações de músicas e danças típicas de seus países de origem para a comunidade local

Magé oferece atrações históricas,  culturais e naturais aos visitantes
Acolhendo milhares de participantes da Jornada Mundial da Juventude, Magé mostra que tem a oferecer diversas atrações turísticas, dentre as quais igrejas em estilo neoclássico, arte barroca e cenários que contam sua histórica contribuição para o desenvolvimento econômico da região, como a implantação da primeira linha férrea do Brasil, em Guia de Pacobaíba. Além de sua exuberante natureza. Estes são atrativos que tornam o município um importante polo turístico do Rio de Janeiro. 

A cidade está dividida em seis distritos e, em todos, os visitantes e moradores encontrarão uma infinidade de atrações. Cachoeiras, manguezais e trilhas são encantos que agradam aos apaixonados pela natureza e aos adeptos de esportes ao ar livre. 
A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Magé, Alcília Brandão Teixeira, afirma que os visitantes e peregrinos precisam passear pelos marcos históricos do município.
“Não devemos perder a oportunidade de apresentar aos turistas a importância histórica de Magé. Fomos pioneiros em muitas coisas. Aqui tivemos a primeira fábrica de tecido do Brasil, a primeira de pólvora e a primeira ferrovia. Isso não pode passar em branco”.
Para Alcília, os mageenses e turistas também devem conhecer a igreja do Bonfim, a Igreja da Piedade e as ruínas do Cemitério de mesmo nome, que abriga a imagem original da Nossa Senhora da Piedade, além da Igreja de São Nicolau, antiga Nossa Senhora de Copacabana.
A historiadora Maria Beatriz Leal, especialista em História de Magé, também afirma que conhecer o rico patrimônio histórico e cultural do município é muito importante tanto para os nativos como para turistas.
“Porto de Piedade, a Estação Guia de Pacobaíba, Morro do Bonfim e Igreja de São Nicolau retratam a importância da nossa cidade durante o período do Brasil Colônia e devem fazer parte de qualquer roteiro turístico e até da grade escolar”, declara a historiadora. Outras atrações destacadas por Maria Beatriz são a Cachoeira de Monjolo e a Praia de Mauá.
                                                       


Atrações

Cachoeira Véu da Noiva 
Sua queda d’água tem 110 metros de altura, forma piscinas naturais e é cercada por flores nativas e árvores centenárias. Localizada na Estrada de Santo Aleixo, no 2º distrito. Visitação permanente.
Cachoeira MonjoloPossui três quedas d’água, o movimento da água proporciona uma bela cortina de neblina e muitas piscinas naturais. Localizada no 2º distrito, aberta a visitação diariamente. É aconselhável ir acompanhado de um guia da região.
Igreja da São NicolauFundada em 1710, tem influência neoclássica e guarda uma imagem do santo trazida pelos portugueses. Localizada no 4º distrito, na Rua Coronel Alarico do Amaral, s/nº, no Centro de Suruí.
Igreja Nossa Senhora da PiedadeÉ testemunha de importantes fatos históricos, é rústica e abriga excelente acervo de imagens barrocas. Localizada na Rua Padre Anchieta, s/nº, no Centro. Visitação diária.
Poço BentoLocal onde os jesuítas construíram uma capela e o padre Anchieta perfurou um poço - reza a lenda que antes o religioso fez uma oração pedindo um milagre, já que a região estava sem água.  Localizado no 1º distrito , na Estrada da Piedade, s/nº. Visitação diária.

Caminho do OuroTrilha construída por escravos em 1724 para transportar o rico metal de Minas Gerais a Magé. Localizado no 6º distrito.
O acesso é pela BR 116, ir pela Avenida Santos Dumont até, depois seguir até a Vila Inhomirim.