Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Notícias de Magé

Secretário Estadual de Transporte anuncia projeto para instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Magé


Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (5) no Palácio Anchieta, sede do governo de Magé, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, anunciou ao prefeito Nestor Vidal e ao prefeito de Guapimirim, Marco Aurélio, que ambos os municípios serão beneficiados com a chegada de dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Também foi informado que 16 novos carros estão sendo licitados.


“Quero destacar a colaboração que o secretário Julio Lopes despende ao município de Magé. O governo estadual sempre está ao lado da nossa cidade e o secretário é um grande parceiro, pelo esforço que fez para atender uma antiga demanda como essa do transporte ferroviário. Todos os entes envolvidos neste assunto são atores importantes, mas quem capitaneou essa conquista foi o secretário Julio Lopes”, enalteceu o prefeito Nestor Vidal.


Durante a reunião também foi solicitado pelo prefeito Nestor Vidal um estudo com a finalidade de, futuramente, ativar uma linha que ligaria Guia de Pacobaíba a Guapimirim. O secretário Julio Lopes prontamente se dispôs a enviar uma equipe técnica do seu gabinete para realizar os estudos preliminares e montar um projeto para atender ao pedido.



“Gostaria de, em primeiro lugar, destacar a implementação da ciclofaixa em Magé. A cidade está em consonância com a diretriz mundial de valorizar o transporte alternativo, como a bicicleta. Outro ponto é que, após uma reunião com o governador Sergio Cabral, ficou autorizado a instalação dos VLTs nos municípios de Magé e Guapimirim em um curto espaço de tempo. Também vamos investir na revitalização das estações e de todo seu entorno para oferecer uma melhor mobilidade urbana para os moradores de ambas as cidades”, afirmou Julio Lopes.


O secretário também concedeu ao prefeito Nestor Vidal 20 bicicletas que serão repassadas à Guarda Municipal para o tráfego dentro das ciclofaixas e ciclovias do município.



O prefeito de Guapimirim, Marco Aurélio, destacou o apoio do governo estadual ao município e disse que “essa luta pela melhoria do transporte ferroviário acontece há muito tempo. Somente o governador estendeu a mão e o secretário Julio Lopes nos deu esperança quando mais ninguém acreditava na possibilidade. Estou muito satisfeito com o encontro”.


Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Paulo Vaz; o secretário de Segurança, Sergio Venâncio; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Central, Valmir Lemos Índio; o vice-presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza; o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio, Jorge Saraiva; Luiz Mario Macaco, Marilene Formiga, Messias Ferreira, Evaristo Spenglen, Jorge Gonzaga Azulão, Betinho Fares, José Rosário, todos da Coordenação Executiva do Movimento do Projeto Central.