Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Leia o texto do Prefeito Nestor Vidal

Amigos de Magé, estamos trabalhando em tempo integral para melhorar todos os segmentos. Esta semana estamos modificando os fornecedores das merendas, vista que não estavam fazendo o necessário para atender satisfatoriamente nossos colégios, e faremos todas as modificações necessárias para dar a qualidade que desejamos. A água da Barbuda estará chegando nos próximos dias com as obras iniciadas pela CEDAE. A grande obra de distribuição de água para Magé também se iniciará possivelmente por uma nova empreiteira nos próximos dias. Estamos cobrando e estamos atentos. Mais uma vez estarei me reunindo com empresários esta semana para trazê-los para Magé, e não tenho dúvida que em breve teremos novidades que modificarão nossa vida positivamente. Continuamos asfaltando ruas, concluindo obras de colégios que foram abandonadas, e ginásios poliesportivos que têm sido motivo de grandes insatisfações das comunidades. Iniciaremos as obras de dez pracinhas com parquinhos e academias em Magé. E vamos que vamos! Um grande abraço à todos!

Prefeito Nestor Vidal escreve sobre água e esgoto em Magé

Caros amigos, quero que vocês saibam que estamos reestruturando o nosso setor de divulgação com o objetivo de manter o povo mageense mais informado das ações desenvolvidas pela atual gestão municipal. Tenho priorizado o sanemento básico e também tenho consciência que a solução deverá levar alguns anos de trabalho intenso e muito dinheiro. Vale destacar que estamos ligando as estações de tratamento de esgoto que estavam paradas há mais de cinco anos no bairro da Lagoa e em Mauá. Estamos ativando e aumentando a rede de esgoto do município, mas ainda  existe muito a ser feito para que nossa cidade tenha um saneamento básico aceitável. Determinei a confecção de projetos para que o Governo federal, através do PAC, possa nos atender e tenho certeza de que seremos atendidos pois não se despolui a Baía de Guanabara sem o tratamento de esgoto de Magé. É necessário lembrarmos que estamos focados em nossos objetivos e que sanemento e água são nossa prioridade. Abraços a todos, Nestor Vidal.

Todos os dias surgem novos desafios a serem superados. Muitos anos passaram-se sem que pensássemos no futuro de Magé, o resultado disso é que praticamente todos os segmentos da cidade precisam de investimentos. As vezes surge a sensação que estamos em busca do impossível. Penso que na minha vida nada foi fácil e que estou tendo agora uma oportunidade de iniciar algo que transformará nosso muni...cípio em uma referência de mudança e transformação. Tenho me capacitado para dar ao povo mageense a dignidade roubada e a liberdade de pensar e decidir o caminho a ser trilhado. Gostaria de dar destaque a algumas ações que estão sendo implementadas nesse momento:

- Minha casa, minha vida;
- Projeto de recuperação da guia da Pacobaíba, assentando os moradores em outro local e revitalizando a área histórica;
- Asfalto da Caioaba em Piabetá;
- Asfalto e saneamento das ruas de Maurimárcia;
- Término das obras dos colégios;
- Conclusão dos Poliesportivos;
- Obras de asfaltamento e saneamento em Nova Marília, Mauá, Paranhos.
- Regularização dos aluguéis sociais que estavam atrasados;
- Cursos de capacitação: CVT, CETEP e eletricidade;
- Concurso público;
- Diminuição do IPTU;
- Troca da Alfa RodoBus;
- Reforma dos hospitais, inclusive com aumento da equipe de médicos e enfermeiros. Oferecendo uma maior complexidade e diminuindo assim o grande número de transferências desnecessárias;
- Reforma nos PSFs com contratação de médicos.

Para início de março, nosso planejamento inclui:
- 30 km de asfalto em mais de 50 ruas distribuídas em todo o município.

Além disso, conseguimos realizar esse ano festas de Réveillon em todos os distritos de nossa cidade e voltamos a comemorar um animado Carnaval em nossa cidade. Ainda temos muitas coisas a ajustar, mas aos poucos os resultados começam a aparecer.
Estamos negociando em Brasília com os Ministérios para recuperar verbas perdidas para urbanização e saneamento básico para vários bairros, incluindo Barbuda, Bela Floresta, Lagoa e Suruí. Com o Governo do Estado estamos trabalhando para viabilizar uma UPA 24horas, a ponte ligando Magé à Caxias e o Restaurante Cidadão,
Estou também dando Início as negciações com a CRT pois não suportamos mais pagar pedágios para andar dentro de nossa cidade. Tenho esperança que em breve conseguiremos nos livrar desta penalidade imposta ao mageense.

Como podem ver amigos, há muito trabalho a ser feito. Estamos só começando.
Abraços,

EM TEMPO: Mudamos de prefeito em uma eleição extemporânea. Agora está chegando a hora de decidir a direção que devemos prosseguir com a liberdade que só a democracia permite.

Nestor Vidal escreve sobre a política em Magé
Tenho pensado muito na dificuldade que é administrar Magé, um município enorme e totalmente destroçado pelas administrações passadas. Incrível como não possuímos uma infra-estrutura mínima que funcione naturalmente, estão todas contaminadas pela corrupção de anos e anos. Assumir uma prefeitura no final de um mandato torna o trabalho ainda mais difícil pois nem fizemos as mudanças que planejamos e já estamos nos aproximando de uma nova campanha. Trabalhar com uma Câmara de Vereadores acostumada com os princípios da gestão anterior torna a administração pública quase que impossível para mim. Mas tenho esperança de aos poucos modificar as estruturas enferrujadas, tenho aprendido que em se tratando de política partidária municipal, as modificações necessitam ser feitas com muita negociação e gradativamente, sob risco de se abandonar o projeto maior de resgate da dignidade de Magé. Tenho percebido o quanto é dificil na política defender a honestidade, o respeito e a verdade e, realmente, não tinha noção das inúmeras forças contrárias a esse objetivo que emergem de todos os segmentos a minha volta, desde os inimigos aos "amigos ". Ser prefeito é o maior desafio que já tive em minha vida. Um abraço aos meus verdadeiros amigos e vamos em busca de uma nova Magé.
"As mudanças necessárias", por Nestor Vidal
A experiência de governar Magé tem sido muito interessante. Tenho que confidenciar que tudo é muito mais complexo e intenso do que imaginei, além de ser uma atividade que acaba por exigir todo o seu tempo. Estamos a pouco mais de 70 dias da posse e sinto que a população está confiante com as mudancas em andamento. Pois bem amigos, vamos agora melhorar nossa gestão: ao tomar posse, montamos uma equipe de transição para iniciarmos de forma rápida as ações emergenciais e para que tivéssemos a real noção de como a cidade estava. Nossa equipe funcionou, mas com o tempo houve um desgaste de algumas “peças”. Agora está chegando o momento de dar o verdadeiro perfil do governo. Uma gestão que analise o desempenho dos ocupantes dos cargos principalmente naqueles que exigem uma maior relação com o povo.  
Quero compartilhar com os mageenses que minha maior frustacao é não ser capaz de empregar todos os desempregados de nossa cidade. O desemprego é nossa maior doença. Acredito ainda que a melhor solução é tornar nosso município atrativo para captação de empresas. Por conta disso, estou buscando investidores para Magé. Quero atraí-los com incentivos fiscais e as vantagens de estarem próximos da REDUC e do COPERJ. Tenho certeza que nossa cidade tem muito a oferecer e que mudaremos nossa história com trabalho e respeito.Outro ponto essencial na questão do desemprego é a capacitação dos nossos trabalhadores. Também estou trabalhando neste sentido e espero em breve estar anunciado a instalação de um CVT, e outros parceiros para capacitar o mageense.  
A UPA - Unidade de Pronto Atendimento -  deve ser anunciada nos próximos dias e sua construção será em Piabetá, perto do Fórum. O restaurante cidadão será construído em Piabetá e estamos em fase final de protocolos legais para que a obra da CEDAE seja reiniciada nos próximos dias. Além de empregos, atingiremos também o grande objetivo de levar água para todos os moradores de nossa cidade. A ponte ligando Caxias a Magé já está em processo de licitação. Começaremos o asfaltamento de algumas ruas. O projeto de saneamento para o rio de Andorinhas - Sto. Aleixo -  e Roncador nos dará possibilidade de buscarmos financiamento federal. Nos próximos dias finalmente estaremos substituído esta empresa de ônibus que desrespeita o povo e não cumpre a lei. Iniciamos a reestruturação da saúde no município e esperamos em breve oferecer serviços que nunca antes foram oferecidos ao povo.
NADA SE CONSEGUE A NÃO SER COM MUITO TRABALHO TEMPO, INVESTIMENTO, E ADMINISTRADORES QUE TEM SEUS OBJETIVOS FOCADOS NA NECESSIDADE DA POPULAÇÃO .    
VAMOS EM FRENTE!

Um abraço,

Nestor Vidal

"Nossa missão", por Nestor Vidal
Amigos, mesmo estando no início de nossa gestão, chegamos em um momento no qual já podemos observar a mudança de atitude dos funcionários para com o povo e avaliar a movimentação de pessoal que foi feita. Vemos pontos que deram certo e percebemos outros que ainda precisam de ajustes. Como disse antes, estamos “trocando o pneu com o carro em movimento”, mas isso é necessário e o desafio foi assumido por mim. As mudanças, em geral, são muito dificeis. O que está acontecendo em Magé é mais difícil ainda pois é preciso mexer em coisas erradas que vem acontecendo ao longo de muitos anos. Algumas vezes o povo nem percebe o quanto o passado nos prejudicou. Está na hora do mageense acreditar na administração pública, e saber que agora somos uma parceria que pode funcionar muito bem, pois temos o mesmo objetivo: uma cidade melhor. 
Estou confiante e determinado em caminhar para o futuro aonde a qualidade dos serviços prestados seja uma realidade. Que tenhamos uma educação com professores concursados e capacitados para suas funções; uma saúde que atenda a todos com dignidade nos ambulatórios, emergências e urgências; transporte público de qualidade, que respeite os cidadãos; saneamento básico para todos; cultura e diversão para os megeenses entre outras coisas. Amigos, sabemos os objetivos e estamos os colocando como missão. Tenho convicção que atingiremos estes objetivos, mas não como mágica. É preciso muito trabalho, mas sei que vamos chegar lá. Início de governo é sempre assim: muitas pessoas querendo empregos, e como sempre não é possível atender a todos. Uns entedem e outros não. Mas o que lhes peço é que não nos deixemos distrair do objetivo principal que é o povo, a cidadania e o conjunto de conquistas que estão por vir.

Um abraço,

Nestor Vidal

"Sobre o início de gestão no município de Magé", por Nestor Vidal

Meus amigos, tenho me empenhado bastante para dar a população de Magé um sentimento concreto de mudança. O passado deixou muitas marcas amargas em nossa cidade, mas quero que o mageense acredite que o futuro chegou e estamos mudando nossa história. Tenho absoluta certeza que conseguiremos avanços na saúde, nos transportes públicos, na educação, água, saneamento, asfaltos,  e resgatar com isso a cidadania do povo.
Quero dividir com vocês as dificuldades na formação dessa nova gestão. Dificuldades estas que ocorrem em qualquer mudança de administração e conhecidas por mim desde o início. Em uma eleição normal, os candidatos têm tempo para  elaborarem uma proposta de governo construída por uma equipe partidária e com essa equipe vai as ruas durante a campanha. Após a eleições de outubro, o governante eleito tem os meses de outubro, novembro e dezembro para montar o novo governo.  Neste período que antecede a posse, o novo prefeito pode observar sua equipe e realizar as substituições que julgar necessária. O importante é que ao tomar posse,   três meses após as eleições, todo o grupo esteja bem entrosado pois uma gestão municipal é uma tarefa muito grande e complexa.
Pois bem amigos, Magé e Nestor estão vivendo tudo isso em um curto espaço de tempo: eleição extemporânea, posse relâmpago, urgência na formação da equipe, entre outras. Cheguei sob pressão e com a obrigação de "trocar o pneu com o carro em movimento". Mas o que quero dizer é que a cada dia estou mais satisfeito por conseguir melhorar o desempenho dos funcionários do município . Nosso objetivo é melhorar sempre priorizando o que o povo nos mostra estar mais necessitado: água, saúde, transporte, asfalto, saneamento básico, concursos públicos...
Estamos em contato com as autoridades estaduais e federais para construção da uma nova Magé. Posso lhes dizer que uma de minhas maiores frustações tem sido a impossibilidade de empregar a todos que nos procuram. Infelizmente, a Prefeitura não tem condições de acolher a legião de desempregados mageenses, assim como não conseguimos resolver o problema da água imediatamente pois esta chegará nas torneiras após obras que precisam de tempo para serem realizadas. Os empregos só chegarão em Magé quando o município for eficiente na captação de empresas que invistam em nossa terra.  
Por hoje e só um grande abraço.
E ao futuro.

Nestor Vidal