Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Notícias de Magé

Clima de festa marca inauguração da nova escola municipal em Suruí

A noite desta sexta-feira, 30 de março, foi em total clima de comemoração durante a festa para celebrar a abertura da Escola Municipal Vereador Waldair José do Amaral, no bairro do Partido, em Suruí. A população compareceu em peso para prestigiar a programação do evento que reuniu shows e entretenimento para toda a família.
O prefeito Nestor Vidal chegou ao local acompanhado do vice-prefeito, Claudio Rodrigues, que se reuniram junto com a Secretária de Educação, Sandra Brito, e a família do vereador homenageado para serem recepcionados por moradores do Partido.

 
Na solenidade Vidal destacou a educação como ingrediente fundamental para o desenvolvimento do município, para a “formação da juventude e do futuro de uma nova Magé, que está ressurgindo e se tornando território visado para novos investimentos”. E para atrair os novos ares para a cidade, o prefeito citou os projetos em andamento como a criação do Centro Vocacional Tecnológico, que vai proporcionar aproximadamente 1,8mil vagas ao ano para profissionalizar jovens e adultos, a instalação da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o restaurante cidadão, a construção da estrada RJ-103 que vai ligar Duque de Caxias a Mauá e pretende fomentar os atrativos para novos empreendimentos, além das obras que vão mudar a qualidade de vida do cidadão mageense com a reativação das obras das Estações de Tratamento de Esgoto da Lagoa e de Mauá.

Durante o evento, que esteve no local pode curtir shows diversificados como o da cantora evangélica, Taís Ventura, que contou no palco sobre a felicidade de se apresentar em sua cidade natal. “Estou emocionada por ter recebido esse convite, e agradeço a Prefeitura pois essa é a primeira vez que me apresento num evento grande ao ar livre na minha cidade”, disse a cantora que compartilhou sua alegria com o público, que também pode curtir brinquedos e jogos numa área de lazer montada ao lado do colégio. A dupla Marcelo Rodrigues e Ivan Mendes, mais conhecidos como MCs Piriloucos, que levantaram a galera com composições próprias que estavam na boca do povo de Suruí. Mas o destaque da inauguração foi o grupo Imaginasamba que encerrou o evento com chave de ouro, cantando sucessos do samba e pagode.
Vereador que dá nome a escola é reconhecido por trabalho social
“Estamos centrados em assumir nosso compromisso e esse é um momento de conquista pois a governabilidade depende também da Câmara Municipal, e o que os senhores veem aqui é o governo está trabalhando junto com os vereadores, pois o futuro é agora”, disse Nestor Vidal durante o discurso de inauguração em que lembrou a memória do vereador. “É um amigo pessoal e representa uma pessoa que se doava para servir a população, a principal lembrança que tenho dele é pelo trabalho social que realizava”, relembrou o prefeito ao se dirigir à viúva, Edir Santos do Amaral, e a filha do patrono da unidade escolar municipal, Suzane dos Santos Amaral.

Waldair José do Amaral, nascido e criado no quarto distrito mageense, faleceu há dois anos mas deixou uma grande legado no município. Foi eleito por quatro vezes ao cargo de vereador, e em 16 anos de mandato, foi por duas vezes presidente da Câmara Municipal. Edir do Amaral que acompanhou toda a trajetória do marido não esconde a emoção ao falar da homenagem, “eu já sabia da intenção, mas quando eu tive a certeza que a escola teria mesmo o nome dele fiquei muito feliz”.
Para a filha de Waldair do Amaral que é professora, ver o nome do pai na fachada de uma escola traz a memória conselhos que o pai sempre deu e que Suzane trouxe para a vida. “Ele sempre me dizia: - Filha, deixe a sua semente por onde você passar; e isso aqui é fruto do trabalho dele, uma reflexão sobre a humildade de se trabalhar pela coletividade, ele deixou sua semente, e eu como professora também faço a minha parte”, disse saudosa a professora.


A Escola Municipal Waldair José do Amaral tem capacidade para atender 500 alunos e vai funcionar em dois turnos. São oito salas de aula, refeitório amplo, com recursos de acessibilidade para portadores de deficiência, e que vão atender estudantes da Escola Municipalizada Quaresma. De acordo com a secretária de educação, Sandra Brito, mais três unidades serão inauguradas nos próximos meses em Santo Aleixo, Mauá e em Piabetá.

CRÉDITO DAS IMAGENS - Marcello Dias e Ueliton Guimarães


Secretaria de Meio Ambiente realiza capacitação de jovens monitores ambientais

Dando continuidade ao Projeto Roncador Volta a Sonhar, que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade de Santo Aleixo a cuidar do meio ambiente, começou nesta segunda-feira, 2 de abril, a realizar palestras nas escolas para utilizar o espaço escolar como referência de conscientização.
Alunos do 7°, 8° e 9° anos, da Escola Municipal Ivanir da Silva Gago na Praça de Andorinhas, estão participando de três dias de palestras com o Biólogo e Educador Ambiental Leandro Vidal da Secretaria de Meio Ambiente e com profissionais das secretarias de agricultura, educação, e da Associação Mageense de Meio Ambiente. A capacitação oferecerá aos alunos treinamento áudio visual, disposição de materiais, cartilhas, e realização de dinâmicas.
A capacitação dos jovens monitores ambientais será encerrada com um workshop, na quarta-feira e a previsão é de que o projeto contemple outras escolas do 2° distrito (Santo Aleixo) com o mesmo tema. E depois todo o município, mas com o tema voltado para a temática que abrange o distrito.