Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Manifesto ao Blog "FORA JORGE MARIO" (Enviado por e-mail e divulgado nas redes sociais)

Como existe um espaço solicitando sugestões, vídeos e imagens no "SITE Fora Jorge Mario", tenho um vasto material como fotos, depoimentos, documentos, divulgação virtual e vídeos que poderiam ser inseridos no "SITE Fora Jorge Mario", inclusive relatando como esse movimento, inédito em Teresópolis (diria até na Região Serrana), começou a despertar a conscientização
e cidadania nos Teresopolitanos, que até então acomodavam-se em reclamar pelas esquinas ou em alguns orgãos da imprensa local.

Foi um trabalho que durou mais de 06 meses de investigação, que foi feito com recursos próprios, sem adesivos, panfletos, camisetas ou qualquer tipo de patrocínio. Apenas com dedicação, logística e com o espirito de Cidadania e Justiça aflorado, reunindo provas documentais e materialidade, além ficar de 30 dias diante do Computador (dormindo apenas três ou quatro horas por dia) numa divulgação avassaladora, em todas os meios virtuais (Orkut, Facebook, Twitter, em meu Blog, 800 e-mail's enviados diariamente, divulgação em um único carro de sonorização (apenas 02 dias antes da manifestação do dia 15/03). Vários foram os telefonemas para todas as emissoras de TV's, Rádios e Jornais de todo Brasil, durante 15 dias consecutivos.

Isso tudo para que no dia 15/03/2011, mesmo diante da chuva incessante (que insistia em cair inclusive na hora da manifestação), dos ônibus que foram retirados de circulação e nos horários daquele dia, a fim de esvaziar aquela, que sem sombra de dúvida, foi a maior de todas as manifestações, mesmo diante de tantas dificuldades e obstáculos, alcançasse o seu objetivo e fosse um sucesso absoluto e incontestável.


Durante esses longos 180 dias, não pude me dedicar aos meus anunciantes como deveria fazer (perdi muitos deles por falta de assistência), mesmo sabendo dos prejuízos que poderiam surgir, afinal é dessa forma que sobrevivo, pago minhas contas e sustento minha família (Hoje tenho uma conta de telefone de R$ 1.500,00 à pagar, diante de tantas ligações que fiz para as grandes emissoras de Rádio, Jornal e TV's). Mas não me arrependo de nada que fiz.

No início um trabalho solitário, depois ganhando adesões de muitas pessoas, levando um abaixo assinado com ajuda de 4 ou 5 pessoas em todos os Bairros, depois recebendo inúmeros pedidos para que eu enviasse cópias por e-mail's do formulário daquele abaixo assinado, houve um trabalho voluntário e precioso de tantas pessoas de bem que entenderam o objetivo dessa luta, que começou solitária, e foi ganhando as ruas e adesões de tanta gente boa que se dedicaram e compraram esse "barulho como se fossem seus".

Por fim vejo que existe até uma certa ORGANIZAÇÃO naquilo que começou desorganizado, mas que levou 3.000 as ruas no dia 15/03/20011 (só não foi maior e mais numeroso, pois o tempo e os "imprevistos de última hora" acima relatados, não ajudaram).

Nos dias que sucederam a primeira manifestação (15/03/2011) com aquele público recorde, as coisas foram esvaziando um pouco, até que na última manifestação que pude acompanhar como cidadão no dia 24/03/2011 (com cerca de 150 manifestantes), alguns até com o mesmo espírito anterior de cidadania (do dia 15/03), mas eram poucos os "populares" com os mesmos interesses comuns do primeiro dia.

Observei atentamente pessoas estrategicamente infiltradas, e até assessores de Vereadores usando do "MICROFONE e MEGAFONE", para fazerem discursos políticos e incitar a divisão, promover a discórdia entre os Vereadores e cabos eleitorais (que eram a maioria das pessoas entre os 150 que estavam ali no dia 24/03), o que era uma comoção geral e uma causa comum (que é o IMPEACHMENT do Prefeito Jorge Mario), parece estar virando PALANQUE ELEITORAL, e isso é preocupante.

A primeira manifestação eu organizei, as outras estive presente fazendo minha parte como Cidadão, mas em todas elas fiz questão de negar veementemente fazer o uso do "MICROFONE e MEGAFONE", apesar dos insistentes pedidos para que eu fizesse, e “das cascas de bananas” que possivelmente jogariam no meu caminho.

Fiquei muito surpreso ao ver no Site, que existe inclusive uma conta aberta pedindo doações para levar esse movimento adiante (não gostaria de entrar na questão legal ou moral deste fato), mas posso garantir que aquele público recorde de 3.000 pessoas do dia 15/03/2011, só foi alcançado (mesmo diante das dificuldades relatadas), sem que houvesse um único centavo investido de qualquer Cidadão, Empresário ou Político, exceto que não fossem os meus recursos próprios e a mobilização voluntária que enxergou um trabalho sério e uma dedicação incondicional para que aquele dia histórico pudesse acontecer.

Acho que esse é o melhor caminho para despertar o interesse e obter a credibilidade da "SOCIEDADE CIVIL DESORGANIZADA", pois muitas vezes quando as coisas começam a caminhar, e serem direcionadas para campanhas de Marketing profissionalizadas, o público alvo, que é a População mais atingida pela catástrofe, os milhares de Teresopolitanos reféns da falta de serviços públicos de qualidade e cidadãos órfãos pela omissão do poder Público Municipal, acabam ficando de fora, se desmobilizando, ou se afastando aos poucos, pois imaginam logo que a próximas reuniões passarão a ser realizadas futuramente nos salões do Hotel Alpina ou coisas do GÊNERO.

Logística, organização e liderança são indispensáveis para isso ir adiante e recuperar o público e as adesões populares que estão se perdendo, mas profissionalizar esse movimento popular, é um risco que pode levar ao total desinteresse daqueles que não almejam cargos públicos, gerir recursos ou estar diante dos holofótes, pois os verdadeiros interessados nessa causa, querem apenas CASA / COMIDA / SAÚDE e ESCOLA para seus filhos e sua família !!!


Sugiro aos autores do Site que dêem uma olhadinha no meu BLOG:
*


www.opiniaopoliticacidadania.blogspot.com


*



E também nas Comunidades do Orkut:

> “Teresópolis –RJ”
*


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=51740

*


> “Teresópolis”
*

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=50471285


*


Entre tantas outras Comunidades do Orkut, onde se debatiam o tema em questão, bem antes do dia 15/03/2011.

Esse dia, EU e cerca de 3.000 pessoas, não esqueceremos jamais . . .

Att. Marcus Vinicius Ramos


(Autor da petição da Comissão Processante , idealizador do abaixo assinado pedindo o impeachment do Prefeito Municipal e organizador do manifesto do dia 15/03/2011)