Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09

Cidade em Ação: Assistam na TV Cidade - Canal 09
Reportagens, Debates, Denúncias, Polêmicas e muitas notícias sobre Teresópolis e Região.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Passagem de Ônibus em 2011 (Uma cigana me contou . . .)

Na cidade de Terelândia não existe monopólio de transporte público, porque lá existem duas empresas: A 1º de abril (é o dia mundial da mentira) e a Dedo Sujo, que comanda o “esquema” (todos os anos, nessa mesma época), para as negociações no aumento das passagens do transporte coletivo.





Uma cigana muito sábia e acostumada a ver essas “negociatas” se repetirem, me contou que o “esquema” em Terelândia é mais ou menos assim:

O sindicato dos rodoviários ameaça entrar em greve geral (todos os anos no período entre março a abril), e fazem um a exigência de X + 1 % no aumento de seus salários. Caso contrário, irão paralisar todo o transporte municipal, causando uma comoção e intranquilidade geral entre todos os usuários que dependem do transporte coletivo todos os dias (isso porque seus patrões cochicharam nos ouvidos dos sindicalistas que a coisa só funcionará se for dessa maneira).

Aí vem o dono da Empresa: O Srº Jac do ouro e seu filho Martelo de Oliva, procuram o Prefeito Alí Babá e os 40 Vereadores (ou seriam 12 ?), pedindo X + X + X % no aumento das passagens. Apresentam aquelas planilhas fajutas de sempre, com os custos maquiados, alegando muitos prejuízos e péssima situação financeira que atravessam essas empresas.

Pobrezinhos que são, não poderão arcar com esse aumento nos salários dos motoristas e dos cada vez mais escassos cobradores de ônibus, tendo que demitir muitos funcionários para conseguirem sobreviver.


Com um esquema de marketing perfeito, muito bem elaborado, cria-se a intranquilidade em todos: Empregados, patrões, estudantes, funcionários das próprias empresas e demais usuários. . .

E com a intranquilidade devidamente “plantada” perante a opinião pública, através dos competentes departamentos de Marketing, cria-se a idéia de que se o Prefeito de Terelândia não atender o pedido do Srº Jac do ouro e seu filho Martelo de Oliva, a Cidade virará um caos com a paralisação e com a demissão de muitos funcionários . . .

Fecham –se as cortinas do primeiro ato dessa peça teatral.


Ao abrirem-se as cortinas para o segundo ato, é que o esquema começa a funcionar.

Aí que surgem os atores coadjuvantes, mas tão importantes nesse esquema quanto os protagonistas:


O prefeito bonzinho Alí Babá convoca os 40 (acho que são 12) vereadores, sentam-se a mesa de negociação com Srº Jac do Ouro e seu filho Martelo de oliva, para buscarem o “melhor para todos" (esse “todos” são apenas para “eles”). E decidem que pelo bem estar da população, pela normalidade da cidade e para não causarem demissões e mais intranquilidade entre os Terelândenses, o aumento só poderá ser de X + X % e não X +X + X % como pediam os pobres Empresários.


O Sr º Jac do ouro e seu filho Martelo de Oliva, chamam o sindicato, propõe um acordo para evitar essa paralização tão ameaçadora e as demissões em massa, oferecendo a eles apenas X % e não X + 1 % como eles queriam. O sindicato que não sofre qualquer interferência ou influência (sic) dos pobrezinhos Jac do ouro e seu filho Martelo de Oliva, aceitam os satisfatórios e já previstos X %.

Então o Prefeitinho Alí Babá e o presidente da “CAMARILHA” de 40 vereadores, (ah ! agora eu tenho certeza , são 12 mesmo), convocam toda imprensa para uma coletiva, e dizem que não aceitaram as pressões dos cada vez mais pobres empresários dessas deficitárias empresas de ônibus, e como uma alternativa para não punir os “safados dos contribuintes, usuários e eleitores”, anunciam uma simpática decisão:

Afirmam eles:

Só demos X + X % e não X + X + X % como eles queriam.


E quase todos vivem felizes para sempre !!! (apenas o povo de Terelândia que ficará de fora de tamanha felicidade e satisfação com o desenrolar dessa “negociata”)

Essa mesma população que ao verem as cortinas desse grande picadeiro serem fechadas, sequer tem o direito de vaiar essa peça peça teatral de péssimo gosto, que acabaram de assistir inertes, tudo isso que a tantos anos é reprisado nessa mesma época do ano.

Aí eu afirmo para a cigana:

- Dona Cigana, o aumento das passagens de ônibus não depende da apreciação, aprovação ou autorização da CAMARILHA de Vereadores de Terelândia. Apenas um decreto do Prefeito Alí Babá seria o suficiente.

A cigana me diz:

- Verdade !!!

- Mas se o Alí Babá negociar sozinho, a CAMARILHA de Vereadores pode em maioria absoluta (08 votos) mudar a lei orgânica, arruinar a vida fácil que o Alí Babá está levando, exigir planilhas de custos sérias e auditadas, exigir uma fiscalização nas receitas e despesas(as verdadeiras), e não aquelas fictícias que foram apresentada naquela negociação fantasiosa. Podem inclusive exigir o contrato de concessão, para verem se está sendo cumprido na íntegra. Se acharem uma brecha Jurídica, podem inclusive cancelar o contrato dessa concessão.

- Existem cláusulas contratuais, como a que prevê a renovação periódica da frota. Se os horários e as linhas não estão sendo cumpridas a risca conforme determina o contrato, poderiam exigir até uma licitação para novas empresas atenderem os locais onde o transporte é deficiente ou inexistente. Tentariam até regulamentar o transporte alternativo, exigiriam uma auditoria fiscal, poderiam rever o prazo desta concessão, e em cada fraude ou quebra contratual poderiam abrir diversas comissões de sindicância e CPI’s, inclusive para apurar sonegação de impostos.


- Enfim criariam uma série de dificuldade$, para venderem uma única facilidade, ou seja, uma fatia desse bolo servido nessa reunião entre amigos.


“Acertando-se” tudo entre amigos, essa amizade se fortalece de tal maneira, que mensalmente Alí Babá e a CAMARILHA de Vereadores de Terelândia, passam a manter um ótimo relacionamento, passam fazer contatos e visitas periódicas naquelas empresas,(normalmente no início de todo mês), formando uma amizade cada vez mais íntima com o Srº Jac do Ouro e seu Filho Martelo de Oliva . . .


E no final das contas a população que precisa utilizar o transporte público coletivo em Terelândia, continua se F#$%@&DO e pagando a passagem mais cara do PAÍS.


“A galinha dos ovos de ouro” continuará alimentando com fartos Omeletes, sempre bem recheados, tanto o Alí Babá, quanto a Camarilha de Vereadores de Terelândia (todos os meses), matando a fome, a sede e a ganância de Alí Babá, dos Vereadores, do seu Jac do Ouro e seu filho Martelo de oliva . . .

Fecham-se as cortinas até março ou abril de 2012, quando essa reprise vai acontecer novamente, sem mudar em nada essa peça teatral !!!